Nutrição Receitas de Nazaré Uniluz

Sopa de couve-flor: Uma ótima opção para dias frios

Nazaré Uniluz
Escrito por Nazaré Uniluz
Você conhece os benefícios que a couve-flor oferece para a saúde?

Muito conhecida e presente na mesa em diversas formas e pratos, a couve-flor traz uma lista generosa de nutrientes essenciais para a saúde, como o cálcio, potássio, sódio, fósforo, enxofre, magnésio, cloro, ferro, Vitamina C, Vitaminas do complexo B e fibras.

Além disso, a hortaliça oferece baixas quantidades de gordura, o que pode ajudar em dietas. Grande parte de sua gordura vem de gorduras insaturadas, ômega-3 e ácidos gordos essenciais.

Como a couve-flor é rica em nutrientes, sem dúvidas é um ingrediente que reforça o sistema imunológico e contribui para o hábito de uma vida mais saudável, com menos doenças como gripes e resfriados.

A couve-flor também pode ser consumida gratinada, refogada, cozida ou em saladas. Aproveite a receita especial para os dias frios e adicione os benefícios da hortaliça em seu cardápio.

Sopa de couve-flor

Ingredientes:

shutterstock_180411098 1 couve-flor grande ou duas pequenas
1 cebola média ralada ou picada
1 litro de água
1 litro de leite
1 colher de manteiga clarificada (ghee) ou de óleo
2 colheres de sopa de araruta ou de amido de milho
Sal a gosto
½ xícara de queijo frescal ou muçarela ralado
1 pitada de noz moscada
1 colher de café de cúrcuma ou açafrão (opcional)

Modo de preparo:

Lave e higienize a couve-flor, cortando-a em pequenos buquês. Dissolva a araruta num pouco de leite e misture ao restante adicionando a noz moscada. Refogue em fogo bem baixo a cebola na manteiga para que não queime e perca as suas propriedades. Acrescente a couve-flor mexendo para que impregne o sabor e depois adicione o leite mexendo sempre em fogo baixo e acrescentando o sal e a água aos poucos. Se desejar uma sopa de cor amarela, adicione a cúrcuma ou o açafrão. Por último, acrescente o queijo ralado e continue mexendo até que ele se dissolva.

Essa receita parece ser deliciosa, não é mesmo? Se você já provou, conte-nos sua experiência e nos mande uma foto! Envie um e-mail para [email protected] Compartilhe também outras receitas e experiências nos comentários abaixo!

 

Sobre o autor

Nazaré Uniluz

Nazaré Uniluz

Nazaré Uniluz é um espaço de aprendizagem contínua que oferece vivências, cursos e práticas meditativas, promovendo o autoconhecimento e o despertar da consciência.

O aprendizado acontece ao se estimular a convivência grupal, a redescoberta dos valores espirituais na vida diária, a conexão com a natureza e o trabalho voluntário.

Localizado no município de Nazaré Paulista e envolto pela mata atlântica, o campus nos inspira a perceber que somos parte de uma única teia da vida. Estar em Nazaré Uniluz significa participar de uma rede interativa e criativa de pessoas que se apoiam mutuamente e seguem um ritmo cadenciado de atividades, nas múltiplas formas de aprendizagem: estudos sobre temas diversos e prática de meditação, da liderança grupal e compartilhada e da espiritualidade.

Também faz parte dessa experiência a prática do silêncio como forma de cultivar uma atitude meditativa que facilita a livre expressão da alma.

Nazaré Uniluz é uma instituição sem fins lucrativos, não está associada a organizações religiosas ou filosóficas e, há mais de três décadas, nutre e é nutrida por cada indivíduo que a visita e busca uma forma verdadeira e amorosa de se relacionar consigo mesmo, com as outras pessoas e com a totalidade da vida.

Aqui, no Blog Eu Sem Fronteiras, você encontra algumas das deliciosas receitas servidas em Nazaré Uniluz.

Site: nazareuniluz.org.br
E-mail: [email protected]
Telefones:(11) 4597 7103 / (11) 96473 2851
Obs: É necessário discar o código 11 mesmo estando em São Paulo.
Facebook: Nazaré Uniluz
Instagram: @nazareuniluz
Youtube: Nazaré Uniluz