Os pratos ricos em proteínas têm em sua composição carnes magras, peixes, ovos, leite, queijos frescos e iogurtes. Os alimentos de origem vegetal como grãos, ervilhas e soja contêm proteínas de alta qualidade e reduzidas quantidades de gorduras, podendo ser utilizadas como constituintes de dietas equilibradas. As proteínas são essenciais ao funcionamento do organismo, atuando nos processos de crescimento, reparo e manutenção dos músculos, tecidos e órgãos, síntese de hormônios, composição das moléculas de hemoglobinas responsáveis pelo transporte de oxigênio dos pulmões para todos os tecidos do corpo. Os anticorpos que tem importante papel na defesa do organismo e as enzimas das reações químicas são proteínas. Os alimentos ricos em proteínas contribuem na alimentação saudável, sendo fundamentais para ter boa saúde e nutrição, sendo indispensáveis nas refeições.
A redução de gorduras na alimentação pode ser alcançada com mudanças no modo de preparo dos alimentos para obter pratos mais saudáveis, deliciosos e nutritivos. Durante o preparo, os ingredientes podem ser assados, grelhados, cozidos no vapor ou aquecidos no micro-ondas. A quantidade de eletrodomésticos existentes que permitem preparar alimentos sem adição de óleo, azeites, manteigas e margarinas revolucionam o padrão de qualidade de vida das pessoas nos últimos anos no mundo.
As saladas podem ser temperadas com sucos cítricos como limão e, quando o azeite for utilizado, recomendam-se medidores da quantidade adicionada ao prato. Os queijos brancos e frescos podem ser consumidos devido à reduzida quantidade de gorduras na composição. Os leites e derivados desnatados são indicados para o preparo de receitas.
No preparo de frango, as peles podem ser removidas e congeladas para outras finalidades e em seguida os cortes podem ser assados, cozidos ou grelhados na obtenção de refeições mais leves. Nas carnes selecionadas para o churrasco, antes de serem assadas, com o auxílio de facas, corte as camadas de gordura nos cortes de carne, reserve e congele a gordura e depois venda para empresas que transforma gorduras em outros compostos.
As refeições podem tornar mais saborosas e aromatizadas com a utilização de temperos enriquecidos com plantas medicinais e aromáticas naturais coletadas verdes diretamente da horta.
O consumo de açúcar pode ser reduzido com a seleção de frutas que apresentam, em sua composição natural, reduzido teor de açúcar como as variedades de laranja, limão-taiti, limão siciliano, galego e cravo no preparo de sucos (Figura 1), bolos e tortas com alto teor de vitamina C e compostos antioxidantes. A adição de plantas como hortelã ou menta pode tornar o suco natural delicioso e refrescante.
Você também pode gostar:
- Entenda como a gastronomia molecular pode ser uma opção saudável
- Acalme seu organismo com uma sopa ayurvedica
- Decifre quais são as vantagens do slow food
- Descubra tudo sobre o Pescetarianismo
- Sonhar com churrasco
As sobremesas se tornam mais deliciosas quando preparadas à base de frutas com reduzido teor de açúcar e gorduras e com a adição extrato de compostos refrescantes e termogênicos como gengibre, que acelera o metabolismo e promove a sensação de bem-estar após as refeições.