Nutrição Receitas de Nazaré Uniluz

Pastel Guioza Tibetano: Uma alternativa saudável

Nazaré Uniluz
Escrito por Nazaré Uniluz
Umpastel sempre cai bem nos finais de semana ou em uma sexta-feira de preguiça e, se a opção for saudável e trouxer benefícios para a saúde, melhor ainda!

Na receita deste pastel, temos como opção o espinafre.

Esse vegetal é de uma grandeza nutricional de espantar os olhos.
O espinafre possui Ferro, Fósforo e Cálcio, além de Vitamina A e Vitaminas do Complexo B. Como benefícios, podemos citar o auxílio na dieta, já que ele auxilia na digestão; contribui para redução da pressão arterial; a proteção que oferece contra a catarata e claro, o fortalecimento dos ossos.

Aproveite o tempo livre para comer um pastel e fazer bem para a saúde do seu corpo!

Pastel Guioza Tibetano

(Rende 35 pastéis médios)

Ingredientes

Massa:

2 canecas de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
Algumas sementes de kummel na massa (opcional)
Água (o quanto for preciso para ligar a massa)

Recheio:

3 cenouras grandes raladas ou um maço de espinafre
250 gramas de ricota
1 cebola pequena ralada
1 colher de óleo
Azeite de oliva
Sal a gosto
1 colher de sopa rasa de hortelã, coentro ou de tomilho picado (opcional)

Modo de preparo: 

Massa: peneire a farinha em uma tigela. Faça um buraco no meio e vá adicionando água com o sal dissolvido e as sementes de kummel. Vá mexendo até ligar a ponto de estender a massa. Trabalhe-a bem e deixe descansar por 40 minutos. Após isso, estenda a massa e deixe-a bem fina com ajuda de um rolo. Depois, recorte os pastéis.

Recheio: pique o espinafre e passe uma água quente ou rale a cenoura, se este foi o vegetal escolhido. Refogue com a cebola ralada. Amasse a ricota com a ajuda de um garfo e depois coloque um fio de azeite de oliva. Se quiser, adicione o coentro, hortelã ou tomilho. Após isso, misture tudo.

Coloque o recheio na massa de pastel recortada e feche-os bem. Unte a parte interna de uma panela de vapor com água na parte de baixo e vá colocando os pastéis na parte de cima. Deixe cozinhar no vapor, virando-os quando estiverem com a massa bem transparente.

Eles podem ser saboreados puros, aspergidos com shoyu, acompanhados de molho branco ou patê vegetariano, também podem ser pincelados com gema de ovo e polvilhados com queijo minas ou mussarela ralada, e levados rapidamente ao forno para dourar e derreter o queijo.

Ao saboreá-los, lembre-se do povo tibetano e envie para eles as suas melhores bênçãos de paz e liberdade!

Essa receita parece ser deliciosa, não é mesmo? Se você já provou, conte-nos sua experiência e nos mande uma foto! Envie um e-mail para [email protected] Compartilhe também outras receitas e experiências nos comentários abaixo!  

Sobre o autor

Nazaré Uniluz

Nazaré Uniluz

Nazaré Uniluz é um espaço de aprendizagem contínua que oferece vivências, cursos e práticas meditativas, promovendo o autoconhecimento e o despertar da consciência.

O aprendizado acontece ao se estimular a convivência grupal, a redescoberta dos valores espirituais na vida diária, a conexão com a natureza e o trabalho voluntário.

Localizado no município de Nazaré Paulista e envolto pela mata atlântica, o campus nos inspira a perceber que somos parte de uma única teia da vida. Estar em Nazaré Uniluz significa participar de uma rede interativa e criativa de pessoas que se apoiam mutuamente e seguem um ritmo cadenciado de atividades, nas múltiplas formas de aprendizagem: estudos sobre temas diversos e prática de meditação, da liderança grupal e compartilhada e da espiritualidade.

Também faz parte dessa experiência a prática do silêncio como forma de cultivar uma atitude meditativa que facilita a livre expressão da alma.

Nazaré Uniluz é uma instituição sem fins lucrativos, não está associada a organizações religiosas ou filosóficas e, há mais de três décadas, nutre e é nutrida por cada indivíduo que a visita e busca uma forma verdadeira e amorosa de se relacionar consigo mesmo, com as outras pessoas e com a totalidade da vida.

Aqui, no Blog Eu Sem Fronteiras, você encontra algumas das deliciosas receitas servidas em Nazaré Uniluz.

Site: nazareuniluz.org.br
E-mail: [email protected]
Telefones:(11) 4597 7103 / (11) 96473 2851
Obs: É necessário discar o código 11 mesmo estando em São Paulo.
Facebook: Nazaré Uniluz
Instagram: @nazareuniluz
Youtube: Nazaré Uniluz