Nutrição Saúde Integral

11 alimentos que não podem faltar em sua dieta

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
 ouviu falar em superalimentos? Eles reúnem vitaminas, carboidratos, proteínas, gorduras e antioxidantes, substâncias responsáveis pela prevenção ou tratamento de doenças. Conheça aqui os 11 alimentos que não podem faltar em sua alimentação:

1. Alho

Fonte de vitamina B6 e C, o alho fortalece a imunidade, ótimo em casos de gripes e resfriados. Seu antioxidante ajoene ajuda a evitar doenças cardiovasculares. O consumo regular também diminui o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL).

2. Lentilha

Leguminosa fonte de proteína vegetal. Suas fibras regulam o intestino, as vitaminas do complexo B garantem o bom funcionamento dos sistemas imunológico, digestivo e nervoso. O alimento também ajuda a reduzir o açúcar no sangue.

3. Tomate

O licopeno é um antioxidante que auxilia na prevenção de vários cânceres. Também fornece vitamina C, nutriente que atua na saúde da pele.

4. Cará

O “primo injustiçado” da batata merece sua atenção. Seu carboidrato é perfeito para os músculos após exercícios físicos. As fibras regulam o intestino e as vitaminas do complexo B protegem o sistema nervoso. Outra propriedade do cará é turbinar o sistema imunológico.

5. Batata doce

Tem vitamina C, fibras e potássio, nutrientes que aumentam a imunidade, regulam o intestino e ajudam a controlar a pressão. Opção saudável de carboidrato para não faltar energia.

6. Inhame

Tubérculo fonte de fibras, carboidratos, potássio e fósforo. Ajuda a evitar osteoporose, artrite e mantém a memória tinindo. O inhame não pode faltar na dieta dos idosos.

7. Chicória

Rica em vitaminas A, B, C e D. Os oligossacarídeos contidos na verdura alimentam os prebióticos, bactérias intestinais do bem. Inclua a chicória em seu cardápio e veja seu intestino funcionar melhor. Outra propriedade é controlar os níveis de colesterol.

8. Brócolis

Fonte de vitaminas C, ferro, fibras e potássio, o brócolis é um vegetal rico em proteínas. Imunidade em alta e intestino saudável são seus principais benefícios.

9. Pitanga

Pequena no tamanho, mas grande na nutrição. Tem cálcio, ferro e vitaminas A e C. Essa frutinha vermelha previne osteoporose e melhora o sistema imunológico. Ela ainda tem licopeno, antioxidante que protege o organismo de células cancerígenas.

10. Nêspera

Fornece vitamina C, cálcio e fósforo. Fortalece a imunidade, ajuda na saúde óssea e controla níveis de gordura no sangue.

11. Cebola

Rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio, ferro, potássio, fósforo e magnésio. A cebola fortalece os ossos, melhora a saúde cardiovascular e tem propriedade anti-inflamatória.

Bônus: óleo de coco

Um vilão que virou bom moço. O óleo de coco é ótimo para preparar alimentos em alta temperatura. Sua versão extravirgem reduz o colesterol ruim e aumenta o bom. Veja como usar o óleo:

• 2 colheres no lugar do óleo tradicional.

• 2 ou 4 colheres diárias no café, chás, sucos ou saladas.

Agora que você conheceu os alimentos que não podem faltar na alimentação, que tal aprender a montar um prato saudável? Aprenda como em: https://www.eusemfronteiras.com.br/como-montar-um-prato-saudavel.


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]