Espiritualidade

Os benefícios da fé

Escrito por Eu Sem Fronteiras

Muitos falam sobre a fé. Originária do grego pi.stis, o termo significa confiança, firme convencimento.

A bíblia, em Hebreus 11:1 diz “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.” A fé pode apresentar sinais de racionalidade. No espiritismo, ciência e filosofia andam de mãos dadas. A fé para esta doutrina não é um sentimento abstrato, e sim algo atrelado ao conhecimento.

A fé nem sempre está ligada a uma religião ou doutrina.

Muitas vezes, este sentimento ou energia nasce apenas da crença da existência de Deus ou uma força superior. Para muitas pessoas, a natureza é maior prova que existe acima de nós. Uma árvore que não cai após vários golpes de machados ou serras elétricas confirma que a fé é, antes de tudo a arte da insistência em viver mesmo diante das adversidades.

A ciência estuda o assunto. Em 2004, Dean Hamer, um geneticista americano revelou ter descoberto os genes da fé, ou o “gene de Deus”, segundo palavras do seu descobridor. O VMAT2 é um agrupamento de genes que estimulam substâncias químicas que dão sentido as experiências vividas.

Os genes atuam na ação dos neurotransmissores dopamina, responsáveis pelo prazer e bem-estar. Na meditação, os neurotransmissores modificam o estado de consciência. De acordo com Hamer “somos programados geneticamente para ter experiências místicas”.

Para validar a descoberta, psiquiatra Robert Cloninger, da Universidade de Washington (EUA) e Hamer desenvolveram um estudo de campo. Cloninger elaborou um questionário sobre fé e rituais. Hamer aplicou este questionário em 1001 pessoas. Pelas respostas, o geneticista percebeu variações quantitativas do “gene de Deus”.

Exames de neuroimagem também comprovam as alterações cerebrais durante meditações e momentos de oração. Foram avaliados os cérebros de monges e freiras. O lobo frontal, área responsável pela concentração e o sistema límbico, associado às emoções apresentaram alterações.

A atividade do lobo parietal, responsável pela nossa autopercepção e o entendimento que temos sobre o mundo sofreu redução significativa. A descoberta explica porque os adeptos da meditação perdem a noção de tempo e espaço. Com tudo isso, é possível dizer que quanto mais pensamos em Deus, mais intensamente serão as alterações dos circuitos neurais, o cientista Andrew Newberg, professor da Universidade da Pensilvânia (EUA), revela em seu livro How God Changes Your Brain (“Como Deus muda o seu cérebro”).

Fé a serviço da saúde

Os benefícios da fé são estudados desde os anos 80. A Organização Mundial da Saúde (OMS) atesta que a fé influencia na saúde física, mental e biológica. A crença pode diminuir os riscos de diabetes, doenças cardiovasculares, respiratórias, infartos, insuficiência renal e acidente vascular cerebral.

Em 2004, o São Paulo Medical Journal, da Associação Paulista de Medicina, publicou uma pesquisa que afirma o poder da prece na recuperação de pacientes com câncer. O médico fisiatra Marcelo Saad relata que a espiritualidade propicia equilíbrio neurofisiológico e hormonal, atua no sistema imunológico, estimula a produção de endorfina, hormônio responsável pelo bem-estar.

A fé no receituário

O médico oncologista Paulo de Tarso Lima, coordenador do Setor de Medicina Integrativa e Complementar do Programa Integrado de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein (SP) e autor do livro Medicina Integrativa – a cura pelo equilíbrio (MG editores) sempre pergunta aos seus pacientes como eles professam a fé.

Se eles frequentam cultos religiosos, a informação é registrada na receita. O hospital alia fé e remédios para o tratamento. Os pacientes podem pedir a visita de padres, pastores ou rabinos. Quem pratica meditação, o hospital providencia professores de ioga.

Outra iniciativa do hospital Albert Einstein é o Núcleo de Estudos sobre a Religiosidade-Espiritualidade em Saúde (NERES). Coordenado por Marcelo Saad, o núcleo integra o Grupo de Dor e Cuidados Paliativos. Os benefícios da fé primeiramente foram levados ao conhecimento dos profissionais de saúde, que demonstraram muita receptividade. O segundo passo foi a divulgação para os demais profissionais e pacientes.

Tratamentos espirituais

Os tratamentos espirituais são muito procurados. São práticas terapêuticas realizadas em centros espíritas e espiritualistas. Elas atuam no corpo espiritual e tratam doenças físicas e mentais. Vale ressaltar que eles não substituem os tratamentos convencionais. Os principais tratamentos espirituais são:

Passes: Repasse de fluídos magnéticos ou espirituais. O médium é um intermediário entre os espíritos de luz e a pessoa que está sendo submetida ao tratamento. O médium deve fazer a aplicação de passes em estado de prece. O paciente faz uma oração silenciosa,n o intuito de receber as boas energias.

Fluidoterapia (água fluidificada): A água é um depósito de fluídos espirituais. O corpo espiritual absorve esta energia como se fosse uma esponja. A terapia é aplicada por no mínimo três passistas. O paciente deve estar deitado ou sentado. Os passistas devem ficar de pé ou sentados.

O tratamento é feito em duas fases. Na primeira, é feita uma limpeza fluídica. Na segunda, o passista faz uma imposição de mãos. O número de sessões pode chegar a doze em casos mais graves. Recomenda-se um intervalo de duas semanas entre cada sessão, porém, dependendo da gravidade do caso, diminui para uma semana.

Receituário homeopático: O médium deve ser – ou ter sido- um médico homeopata. Ele ouve as queixas dos pacientes e prescrevem medicamentos.  

Tratamento à distância: Quem não pode comparecer por limitação física, ou impedimento geográfico, pode realizar o tratamento à distância. Neste caso, a concentração dos médiuns e do paciente precisa ser ainda maior.

Apometria: Trata e harmoniza os níveis de consciência e energia. A apometria atua no desdobramento dos corpos, em seus níveis e subníveis. O tratamento começa com a abertura da frequência do paciente. Os médiuns fazem isso através da incorporação clássica, ou então, pela percepção da energia do paciente.

Cirurgia espiritual: O médium incorpora uma entidade espiritual e realiza a cirurgia. Não são feitos cortes, nem curativos. O procedimento é baseado através da prece e transmissão de energias positivas.

Os benefícios da fé

Quem acredita em uma força superior já sabe. As pesquisas apenas confirmam seus benefícios. Pesquisa realizada com 259 cardíacos apontou que a fé foi fundamental para lidar com o problema, desses:

  • 99% acreditam em Deus
  • 66% oram diariamente
  • 52% confiam que a religião melhora a saúde
  • 90% têm na fé um elemento de conforto
  • 31% querem que os médicos abordem o assunto

A sobrevivência após um transplante de fígado é três vezes maior para quem acredita em Deus. Pessoas que participam de cultos semanalmente reduzem em 40%os riscos de hipertensão. Elas comem mais frutas e vegetais. Pessoas espiritualizadas têm a expectativa de vida aumentada em sete anos.  

A fé torna as pessoas mais amigáveis. Os espiritualizados participam mais intensamente da vida pública. Os que veem o casamento como algo sagrado são 42% mais felizes. Com tudo isso, é redundante dizer que a fé traz felicidade, contudo, se você ainda não está convencido, saiba que:

  • Enquanto 26% dos americanos céticos se declararam muito felizes, o percentual de felicidade aumenta para 43% entre as pessoas espiritualizadas.
  • Mulheres espiritualizadas na pós-menopausa são 56% mais otimistas

É inegável a importância da fé. Contudo, as dificuldades diárias, como o desemprego, a falta de dinheiro e a violência podem abalar ou não deixar que ela se manifeste. A espiritualidade começa com a fé em suas capacidades, em saber que não há mal que dure para sempre.

Na vida, aprendemos muitas coisas, alguns conhecimentos tornam-se inúteis, outros, colocam a existência em risco. Mas, será que podemos aprender como ser mais confiantes? Com nossas dicas, você verá que sim.

  • Viva o presente. Não podemos voltar o tempo e o amanhã e uma incógnita;
  • Mantenha contato e peça orientação de pessoas espiritualizadas;
  • Tente se colocar no lugar do outro;
  • Cuide da sua respiração. Ela influencia nossos pensamentos e ações;
  • Adote a meditação, a prática traz muito conforto e ainda é ótima para a memória;

Falar sobre os benefícios da fé é “chover no molhado”. Mas nunca é demais esclarecer que fé e religião são coisas distintas. Existem pessoas com uma fé inabalável que não seguem uma religião. Também podemos ver religiosos fervorosos sem fé. A fé é uma sensação, energia maior que livros sagrados e dogmas.

A fé começa em você, na sua capacidade de acreditar em suas habilidades. É o poder de continuar a crer na humanidade, mesmo com tanta ganância e guerras. A crença em si e no próximo são as bases para adotar a solidariedade até mesmo com quem demonstra não merecer.

Uma pessoa com fé, jamais deve ser vista como alguém acomodado. Ela sabe que nada vem do céu. Ela tem a certeza que dedicação e respeito aos nossos valores e ao próximo são as chaves que abrirão as portas do sucesso. Até mesmo pessoas de fé inabalável passam por momentos difíceis.

A diferença é que a fé traz força diante de situações adversas. Quem possui coração iluminado por ela, sabe que seus problemas não são maiores que sua capacidade de superação. Os problemas, são oportunidades para provar a todos o imenso poder que tem a fé.

Podemos comparar a fé a uma montanha. É difícil chegar nela, alguns desistem no meio do caminho, entretanto, quem persiste alcança uma vista indescritível.

Do topo desta montanha é possível ver e sentir toda a beleza deste mundo. Sentir a energia do vento, das folhas, das flores, se refrescar e animar com a chuva e sorrir ao som dos pássaros. A fé é um ímã. Com ela você só atrai coisas boas. Gentileza atrai gentileza. Solidariedade atrai solidariedade. Fé atrai fé. Quando seu coração está cheio de bondade, uma legião de pessoas bondosas vai surgir em seu caminho. Nunca duvide disso.

Embora existam explicações científicas, a fé não pode ser produzida em laboratório. Pode-se dizer que a fé é um dom. Passar por momentos complicados sem esmorecer não é para qualquer um. Algumas pessoas já nascem com ela, outras a desenvolvem ao longo da vida.

Como qualquer sentimento, ela precisa ser cultivada diariamente. Bons sentimentos em relação a você, cuidar das outras pessoas, cuidar da natureza são atitudes que renovam a fé, afinal de contas, só acreditamos naquilo que pode dar frutos, não é mesmo? A fé, nada mais é a crença em coisas reais.

A alma se expande quando está iluminada por ela. A fé é um combustível que nos move ao que realmente é importante. É uma energia que cresce durante as dificuldades e não se enfraquece durante a bonança. A fé é a certeza que o amanhã será melhor, exatamente por ser uma nova oportunidade de continuar a caminhada.

Fé, otimismo, acreditar que vai dar certo, não importa o nome. A certeza que somos seres especiais, com qualidades e habilidades é o que nos mantém em pé. A crença que os seres humanos ainda têm salvação nunca pode acabar. Quando deixamos de acreditar, deixamos de viver.

Você também pode gostar

A fé não tem tamanho, tem imensidão e poder.
A fé é o oxigênio que dá vida.
Quem tem fé sabe que não está e nunca estará sozinho.
A fé nos faz ver o invisível e realizar o impossível.
A fé não é a luz no fim do túnel, e sim o caminho.
A fé é uma aura de luz que nos rodeia, a manta que nos protege do frio.
Ter fé é ver as belezas da vida por ente as calamidades.
Ter fé e saber que agradecer pela vida traz mais vida.

  • Escrito por Sumaia Santana da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br