Nutrição Receitas Saúde Integral

Use a Taioba na Páscoa

Taioba sobre mesa de madeira.
jobzfotografia / 123RF
Escrito por Gabriela E Cezar

Olá, eu sou a Gabi Cezar, sou fitoterapeuta, aromaterapeuta, trabalho com terapia de florais de Bach e Saint Germain e hoje trabalho muito com a fitoenergia.

Hoje a matéria não veio só cheia de informação, ela veio recheada de receitas deliciosas para você que é vegetariana e que vai aproveitar a Páscoa para mostrar seus dotes culinários para a família toda, já que na sexta-feira santa ninguém pode comer carne, não é mesmo?

Antes de mais nada, vou contar rapidamente o momento da minha vida em que virei ou me transformei em vegetariana. Talvez você que está aí se identifique. Há 5 anos tive uma crise de pânico muito forte, à qual agradeço até hoje, pois digo que ela foi o meu despertar. Eu ainda não estou 100% curada; mas, perto do que aconteceu comigo naquele 18 de setembro, eu estou maravilhosamente bem, graças às minhas ervas!

A questão é que, a partir daquele dia, eu não conseguia mais comer nem olhar carnes de nenhuma natureza (boi, aves, peixe). Com o tempo, hoje já consigo comer ovos e peixes e, quando preciso muito de proteína, até arrisco um frango, dependendo do cheiro.

Mas o que mais me intrigou foi que o meu neurologista me disse que muitos de seus pacientes têm esse mesmo “sintoma”: viram vegetarianos ao ter uma crise de pânico muito forte. Enfim, isso é matéria para discussão em um outro dia.

Voltando à Pascoa, eu quero passar aqui para vocês uma receita de uma folha maravilhosa. Ela é cheia de benefícios medicinais e energéticos, além de linda e muito elegante, quando chega a seu tamanho adulto.

Então vamos começar falando sobre ela.

TAIOBA

NOME CIENTÍFICO: Xanthosoma sagittifolium

BENEFÍCIOS MEDICINAIS: rica em nutrientes como vitamina A, vitamina C, cálcio e fósforo.

Rica em antioxidantes, ela ajuda a prevenir o envelhecimento precoce dos tecidos do nosso corpo, deixando a pele, os cabelos e as unhas sempre bonitos e saudáveis. Além disso, combate radicais livres, prevenindo o câncer, e aumenta a imunidade do corpo, combatendo gripes e resfriados. Também previne doenças cardiovasculares como a arteriosclerose.

É rica em ferro e por isso combate a anemia. Por ter muito cálcio, deixa os nossos ossos fortes e combate a osteoporose.

Taioba.
Ryutaro Tsukata / Pexels

É amiga dos nossos olhos, pois previne doenças que degeneram a visão, tais como a catarata e a cegueira noturna.

Como é rica em fibras, ajuda em problemas de prisão de ventre e na boa digestão, no melhor trânsito intestinal.

É um excelente remédio para cicatrizações.

BENEFÍCIO DA FITOENERGIA: pessoas que se sentem doentes podem colocar uma folha de taioba em seu quarto, pois a boa vibração da taioba pode ajudar. Ao mentalizar ou meditar com essa folha, seu campo energético nos traz a alta vibração de que precisamos para ajudar o corpo a reagir, melhora nosso humor e restabelece nossa confiança.

CULINÁRIA: essa folha é muito utilizada na culinária mineira, tanto em refogados quanto em saladas, tortas, bolinhos e qualquer outra receita em que se usam folhas como a couve, podem ser usadas das folhas ao talo e até a batata.

FORMAS DE USO: alimentação, mentalização, suco, suco detox com laranja, cataplasma.

CONTRAINDICAÇÕES: por conter ácido oxálico, ela jamais deve ser consumida crua. Além diss,o pelo seu alto teor de cálcio, não deve ser muito consumida por pessoas com problemas de pedra nos rins.

Taioba com gotas de água sobre sua superfície.
Ksenia Chernaya / Pexels

Gostou, né? Melhor ainda é você saber que é possível ter todos esses benefícios à sua disposição; e, melhor ainda, à sua mesa.

Então resolvi passar uma receita que eu amo, para acompanhar um peixe ou como recheio de tomate, ou como você quiser, na sua ceia nesta Páscoa.

A receita é a farofa de taioba com casca de banana.

Receita da farofa de taioba

A pedidos, segue a receita da farofa de taioba com casca de banana. Além de trazer todos os benefícios da taioba e da casca da banana, é deliciosa e vai como acompanhamento de qualquer prato.

Para 1 porção eu usei:

  • 1 folha pequena de taioba
  • 4 colheres de sopa de farofa de beiju
  • 1 1/4 de casca de 1 banana
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1/2 cebola
  • 1 dente de alho

Modo de fazer:

Lave a folha de taioba, coloque-a em uma panela com água em temperatura ambiente e deixe-a de molho por 15 minutos.

Depois escorra a água, enrole a folha e pique.

Depois pique a cebola e o alho e coloque todos os ingredientes na frigideira.

Assim que derreter a manteiga, misture todos os ingredientes até que todos estejam umedecidos pela manteiga. Dê uma salteada na cebola e no alho e está pronta.

É só escolher com o que comer ou comer sozinha mesmo.

Boa demais!

Aproveitem e que esta Páscoa venha cheia de boas energias, bons pensamentos e que ela ajude mais membros deste universo nesse despertar.

Sobre o autor

Gabriela E Cezar

Gabriela E. Cezar, 44 anos, formada em publicidade, administração, terapeuta holística, especializada em fitoterapia, aromaterapia e florais de Bach e Saint Germain.

Após me deparar com uma síndrome do pânico causada pelo stress e pela pressão do trabalho insano de uma agência de eventos, fui curada pelo trabalho das plantas e ervas medicinais com a ajuda de um centro de umbanda. Lá aprendi a me conectar com a energia sutil das ervas e entidades e que me apresentaram um novo caminho, o qual eu não conhecia. A partir desse momento, entendi que eu poderia fazer o mesmo pelas pessoas que procuravam ajuda. Então fundei o projeto Eu Ervas Cascas e Sementes, que ensina as pessoas a se curarem com as ervas e plantas medicinais, bem como a parte fitoenergética delas, com o uso de aromaterapia por meio de incensos naturais e florais.

Hoje, o projeto já está bem maior do que eu poderia imaginar, e consigo junto a uma equipe auxiliar milhares de pessoas que precisam da ajuda das ervas.

Email: Gabrielacezar07@gmail.com
Site: euervascascasesementes.com
Facebook: Eu Ervas Sementes e cascas
Youtube: Eu Ervas Cascas e Sementes Gabi