Saúde Integral

Efeitos da ansiedade na sua saúde

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quem gosta de sofrer com ansiedade ou com estresse? A maioria das pessoas do mundo sofrem com episódios de ansiedade. Por isso, é preciso tomar cuidado, já que este problema pode acabar se tornando crônico e afetar a sua saúde de maneira mais profunda.

Inquietação, agonia, aflição e impaciência são alguns dos sinais de que você está sofrendo com ansiedade. Além de prejudicar a qualidade de vida, esse problema pode afetar a saúde e a nossa autoestima. Por isso, para se ter uma vida saudável, é essencial aprendermos a lidar com ela.

Para psicólogos, a ansiedade é o mal da humanidade e o pior de todos os transtornos do tipo psicológico. Isso porque ela é precursora de diversos outros tipos de transtornos. Se não for tratada e controlada de maneira adequada, a ansiedade pode causar o aparecimento de doenças que afetam a saúde mental e física. Cefaleia, gastrite, alergias, colites, hipertensão, taquicardia, úlceras são alguns exemplos dessas doenças.

Upset asian woman on couch at home in the living room

Qualquer indivíduo pode sofrer com este mal. No entanto, ele passa a merecer atenção total quando começa a prejudicar relacionamentos, sejam profissionais, sexuais, acadêmicos ou conjugais.

Quando a pessoa não consegue mais fazer sem sofrimento suas atividades diárias, é hora de iniciar um tratamento e buscar ajuda de um especialista da área. O processo de cura inicial se baseia na força de vontade e no entendimento de que este sentimento, quando descontrolado, não é normal.

Durante as crises de ansiedade você pode apresentar problemas na garganta, reações do fígado, tensões musculares, reações na pele e ter o baço ativado.
Mas quando você passa a sofrer continuamente com ansiedade, poderá apresentar uma suscetibilidade maior ao aparecimento de úlceras, problemas cardiovasculares, mudanças metabólicas no estômago e no trato digestivo, problemas no processo digestório, dificuldade maior para dormir, mudanças cerebrais, sistema nervoso sobrecarregado, função respiratória prejudicada e sistema imunológico enfraquecido.

Além disso, a ansiedade e o estresse podem modificar o metabolismo do nosso corpo, levando a casos de obesidade e ao ganho de peso.

Se você apresenta com frequência sintomas como preocupação excessiva, medo do futuro ou limitação de atividades consideradas simples, procure a ajuda de um profissional. Com algumas mudanças de comportamento, o transtorno de ansiedade pode ser controlado.


Texto escrito por Flávia Faria Santos da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]