Espiritualidade Psicologia Sem categoria

Conheça o arquétipo do mago e seu significado espiritual

Em muitos filmes de fantasia aos quais você já assistiu, deve ter identificado a figura do mago. Normalmente, esse ser é representado como um homem velho e poderoso, capaz de aconselhar alguém mais jovem. Mesmo que ele não ofereça conselhos tão nítidos sobre determinadas situações, o que se destaca sobre a figura é que ela estimula a evolução de quem ela está auxiliando.

Na espiritualidade, a figura do mago tem um sentido parecido. Ele é um ser em constante aprendizado, que conhece as leis da natureza, do Universo e das pessoas. Uma característica importante dele é que, nesses estudos, ele não prioriza apenas a razão ou somente a emoção. Ele reconhece o valor de ambas, investigando, inclusive, diferentes áreas de conhecimento.

Por esse motivo, o mago representa o autoconhecimento e a evolução espiritual. Ele busca a unidade com o Universo, e a conquista por meio da sabedoria, do contato com a natureza e da investigação da própria essência. Nesse processo, o mago cultiva valores como a compreensão, o perdão, a honestidade, a transparência e o acolhimento.

Considerando que o mago é um conceito tão positivo e transformador, qualquer pessoa pode ter o desejo de se tornar essa figura. E isso é possível! A seguir, estude os detalhes sobre o arquétipo do mago para entender como ele pode se manifestar na sua vida, despertando a sua melhor versão!

O arquétipo do mago

De acordo com o psiquiatra Carl Jung, existem diferentes arquétipos no inconsciente coletivo. Esses arquétipos representam modelos de comportamento que seguimos sem perceber, apenas porque muitas gerações antes de nós reproduziam determinados padrões.

Quando olhamos para os arquétipos de forma consciente, podemos incorporar as melhores características de cada um deles, após ativá-los. Isso significa que você pode usar o arquétipo do mago, que concentra as características dessa figura, para tornar a sua vida melhor. Mas o que esse arquétipo representa, exatamente?

O arquétipo do mago é, principalmente, um símbolo de comunicação. Ele promove não só a boa comunicação entre as pessoas, mas também a boa comunicação entre as diversas áreas de conhecimento, o ocultismo, a espiritualidade e a natureza.

Explore mais o universo dos arquétipos e ative o seu:

Arquétipo do Afortunado Arquétipo da Jasmine
Arquétipo de Afrodite Arquétipo do Leão
Arquétipo de AtenaArquétipo de Lilith
Arquétipo da CleópatraArquétipo da Lua
Arquétipo do CupidoArquétipo do Mago
Arquétipo das DeusasArquétipo da Marilyn Monroe
Arquétipo do Explorador Arquétipo de Ouro
Arquétipo da Fada Arquétipo da Prosperidade
Arquétipo do FlamingoArquétipo da Rosa Vermelha
Arquétipo do Guerreiro Arquétipo da Sereia
Arquétipo do Herói

Outro fator importante sobre o esse arquétipo é que ele envolve a comunicação entre diferentes camadas da mente de uma pessoa, abrangendo o lado consciente e o lado inconsciente. Por essa razão, a ferramenta pode intensificar o seu autoconhecimento e a sua evolução pessoal.

Se esses motivos ainda não são suficientes para você se interessar pelo arquétipo do mago, vamos te mostrar características mais aprofundadas sobre essa figura. Nos próximos parágrafos, identifique o lado luz e o lado sombra que o arquétipo pode demonstrar na sua vida, dependendo de como é aplicado.

Lado luz do arquétipo do mago

A aplicação ideal do arquétipo do mago faz com que o lado luz dessa figura se manifeste. Nesse sentido, são estimulados o autoconhecimento, a busca pela sabedoria, o contato com a natureza, o fascínio pelo ocultismo e pela espiritualidade e o desejo de evoluir.

O lado luz também contempla a construção da empatia, da compreensão e da honestidade, que, juntas, constroem uma boa relação entre as pessoas. Com a criatividade e a inteligência da figura, ainda é possível resolver problemas com mais facilidade, apresentando-se ao mundo como alguém generoso, confiável e dinâmico.

Lado sombra do arquétipo do mago

Caso o arquétipo do mago não seja aplicado corretamente, pode trazer à tona um lado sombrio da figura. Nessa situação, há um estímulo para a manipulação e a mentira, pelo alto poder de persuasão, e o foco no mundo das ideias em detrimento do mundo das ações.

Como ativar e aplicar o arquétipo do mago

Para evitar o lado sombra do arquétipo do mago, aproveitando apenas o lado luz da figura, é fundamental que você ative e aplique essa ferramenta do jeito certo. A melhor forma de fazer isso é seguindo as três dicas que preparamos para sua ativação:

1) Coloque uma foto do mago no seu plano de fundo

A visualização constante da imagem do mago é o primeiro passo para ativar esse arquétipo. Você deve escolher uma foto que traga um mago com expressão gentil e acolhedora, de preferência ao redor de livros ou da natureza. Fazendo isso, você evita que o lado sombrio do arquétipo seja ativado.

2) Acrescente um símbolo de poder do mago na sua casa

Os símbolos de poder de um arquétipo são os objetos que se relacionam com ele. No caso do arquétipo do mago, você pode acrescentar um chapéu pontudo, ou até uma estátua pequena dessa figura. Um livro sobre ocultismo ou sobre o contato com a natureza também é uma boa opção.

3) Faça afirmações sobre o arquétipo do mago

Durante 21 dias, três vezes ao dia, você deve repetir sete vezes as afirmações ou mantras ligadas ao arquétipo do mago. Você pode fazer isso por meio da meditação guiada, escutando os mantras relacionados ao mago, ou dizendo as seguintes frases, da maneira que explicamos:

“A força está comigo.”
“Sempre estou em busca de conhecimento.”
“Me comunico com sabedoria, empatia e compreensão.”
“Faço parte da natureza, e ela faz parte de mim.”
“Vivo em conexão com meu interior, com a natureza e com o Universo.”

Onde aplicar o arquétipo do mago

Seguindo as recomendações que transmitimos, você vai conseguir ativar o arquétipo do mago. No entanto, é importante que você direcione o arquétipo para algum aspecto da sua vida, para torná-lo mais eficiente. Veja, a seguir, em quais âmbitos a ferramenta pode funcionar.

1) No seu trabalho

Se você tiver o objetivo de ativar o arquétipo do mago no seu trabalho, vai se tornar uma pessoa mais disposta a aprender e a colaborar com quem trabalha ao seu lado. Também vai resolver problemas com mais facilidade e oferecer alternativas inteligentes para a sua área de atuação. Para esse fim, realize o ritual de ativação no seu escritório, ou quando estiver trabalhando.

Aprofunde-se sobre os arquétipos:

2) Na sua espiritualidade

O arquétipo do mago pode ser ativado na sua espiritualidade se você o ativar durante a meditação ou ao realizar um ritual de autocuidado.

Nesse contexto, você sentirá mais facilidade para exercitar o seu autoconhecimento, para estudar novos temas e para se conectar com a natureza. Caso tenha uma religião, você vai se sentir mais próximo dela, concretizando sua fé.

3) Nos seus relacionamentos

Nos seus relacionamentos interpessoais, o arquétipo do mago vai te ajudar a dialogar com as pessoas com mais empatia e compreensão, avaliando a verdade delas antes de cristalizar uma ideia. É importante que você ative o arquétipo quando estiver perto de um grupo de amigos, para direcionar melhor as energias do mago para esse setor da sua vida.

Você também pode gostar:

Depois de conhecer os detalhes sobre o arquétipo do mago, você já sabe como pode incorporar as características dessa figura na sua vida. E, para mostrar às pessoas que você conhece que elas também podem fazer isso, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br