Autoconhecimento Energia em Equilíbrio

Qual a energia da pedra ametista?

Imagem de uma linda pedra ametista na cor violeta.
Foto por Alusruvi no Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Os cristais são elementos encontrados na natureza e carregam a energia primordial do universo. Nós humanos passamos a conhecer cada tipo com uma particularidade, capaz de equilibrar nossas energias físicas, mentais e espirituais.

A pedra ametista é uma variedade do quartzo. Parte dela é transparente, mas a cor violeta predomina, variando de roxo-escuro para violeta pálido. É fácil encontrá-la em diversos tamanhos e formatos, até mesmo em acessórios como anéis, pulseiras e colares.

É provável que nem todas as pessoas que a usam pela beleza conheçam o poder vibracional que ela carrega. Traz diversos benefícios energéticos para quem a utiliza, principalmente relacionados à mente e à espiritualidade.

Qual o poder da pedra ametista?

A pedra ametista é capaz de transmutar energias, ou seja, transformar energia negativa em positiva; ajuda muito quem deseja desenvolver a espiritualidade. A energia desse cristal pode melhorar a concentração (por isso auxilia na meditação) e até mesmo a memória e a motivação.

Usada também para a proteção, já que protege de energias negativas. Pessoas que têm dificuldades para dormir como insônia, sono agitado ou até mesmo pesadelos constantes podem trabalhar a ametista para aliviar esses incômodos, porque ela pode acalmar a mente de sentimentos negativos como raiva, medo, ansiedade e tristeza.

Imagem de uma linda e grande pedra ametista sobre uma mesa de madeira.
Foto por Jasmin777 no Pixabay

Por tranquilizar o pensamento e a mente, pode ser indicada para quem sofre de depressão, por exemplo, restabelecendo a paz. Em relação especificamente ao corpo físico, a ametista acalma o sistema nervoso, fortalece os órgãos que realizam a limpeza do sangue, reforça a produção hormonal, ajuda a regular a flora intestinal, além de ajudar no sistema respiratório e imunológico.

Até mesmo quem tem problemas com obesidade e deseja perder peso pode se beneficiar com o uso da ametista, já que é indicada para esses casos com frequência.

Esses estímulos da ametista estão ligados aos chakras superiores, principalmente o frontal, que é onde a ametista estimula o corpo energético devido também à cor violeta, capaz de melhorar a captação de energia vital.

Qual é o significado da pedra ametista?

A palavra “ametista” vem do grego “amethystos”. O “a” significa negação, e a palavra “methystos” significa bêbado. Então a origem da palavra tem o significado “não bêbado”.

Existe uma história da mitologia grega sobre esse nome. De acordo com o mito, a palavra se originou em um dia de fúria do Dionísio (conhecido como deus do vinho e da festa). Ele decidiu que soltaria seus tigres na primeira pessoa que passasse por ele.

Imagem de uma grande pedra ametista e ao lado dela, outras pequenas pedras.
Foto por Manfred Antranias Zimmer no Pixabay

Infelizmente, uma jovem mortal chamada Ametista, que estava indo ao templo de Ártemis, cruzou com ele. Ao perceber os tigres na frente dela, pediu imediatamente ajuda à deusa Ártemis, que a transformou em um cristal branco para livrá-la da morte.

Após o milagre realizado pela deusa, Dionísio se redimiu e derramou o vinho na pedra. Dessa forma, o cristal ganhou a cor violeta, tornando-o mais lindo ainda.

Como usar a ametista

Assim como os outros cristais, existem diversos tamanhos da ametista que podem ser utilizados para desfrutar dos benefícios energéticos dela. Formatos maiores como drusa ou capela são capazes de energizar todo um ambiente; mas, se quiser, pode utilizar cristais menores espalhados pelo local que deseja.

Antes de utilizá-la é preciso limpar o cristal com água e sal grosso. Deixe por 10 minutos, depois lave em água corrente. Depois energize-a com luz do sol por cerca de 15 minutos, preferencialmente pela manhã, por ser sensível à luz do sol, por isso também não é bom deixá-la no sol por muito mais do que esse tempo, pois ela pode perder a cor violeta e ficar com tons esverdeados ou alaranjados.

É importante repetir esse processo de limpeza e energização frequentemente, já que a ametista é muito sensível às ondas energéticas, tanto de pensamento quanto de emoções. Feito isso, você pode usá-la de acordo com seu objetivo ou intuição.

Imagem de uma linda e grande pedra ametista citrina.
Foto por JOAN A BROWN no Pixabay

Se você quer utilizá-la para proteger um ambiente médio, espalhe ametistas pequenas pelos quatro cantos do local. Para proteger a si mesmo e também se elevar espiritualmente, ande com uma durante o dia. Pode ser em uma pulseira, colar ou até mesmo no bolso.

Caso deseje induzir uma meditação com ela, é só se deitar e colocá-la na testa de 10 a 20 minutos. Já se precisar tratar uma parte específica do corpo com a ametista, deixe-a sobre a área durante cerca de 30 minutos.

Quando o objetivo for melhorar a qualidade do sono, a energia, a mente ou o equilíbrio mental, o recomendado é colocá-la embaixo do travesseiro antes de dormir, do lado esquerdo.

Você também pode gostar

A pedra ametista, portanto, é aliada de quem deseja evoluir espiritualmente e de quem quer melhorar a própria energia e de onde vive. Certamente é um grande passo para uma vida mais equilibrada e alinhada com os próprios propósitos. Use esse poder que a natureza proporcionou e nunca se esqueça de que você é capaz de transformar a sua vida!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br