Cristaloterapia

Pedra Ametista: aprenda os benefícios e como usar o cristal da espiritualidade

Pedra ametista não lapidada
Marichka_b / Getty Images Pro / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Se você tivesse que dizer o nome de algum elemento natural que apresenta a cor roxa, provavelmente você falaria sobre a pedra ametista. Conhecida por ter uma coloração única e diferenciada, essa variação do quartzo conquista a atenção de muita gente.

No entanto a beleza da ametista não é a parte mais importante sobre ela. Na verdade, esse cristal natural concentra energias que podem te ajudar significativamente no cotidiano, além de ser uma pedra que integra inúmeras lendas. Então, se você quer saber como a ametista pode melhorar seu bem-estar, leia cada parte do conteúdo a seguir!

Significado de ametista

A palavra ametista, que nomeia uma forma violeta do quartzo, pode ser interpretada de duas maneiras. De acordo com o primeiro significado, “ametista” é apenas uma corruptela do nome oriental que a pedra recebe. Ou seja, é como uma variação de uma outra palavra.

Porém, um segundo significado de ametista vem do grego. O termo seria a junção de “a”, que significa “não”, e “methuskein”, traduzido como “intoxicar”. Por essa interpretação, as crenças antigas dizem que o cristal teria o poder de evitar a intoxicação de um indivíduo que o utiliza, protegendo-o dos efeitos do álcool, por exemplo.

Para que serve a ametista?

Apesar de a ametista ter sido interpretada como um amuleto na antiguidade, existem outras maneiras de entender o efeito da pedra em uma pessoa ou em um lugar. A seguir, veja quais são as utilidades dessa pedra.

1) Corpo físico

No seu corpo físico, a ametista tem três funções. Em primeiro lugar, ela é capaz de acalmar a mente, afastando a insônia, o medo e a ansiedade. Inclusive, o cristal pode garantir que você tenha sonhos tranquilos. Em segundo lugar, a ametista favorece o funcionamento do metabolismo, melhorando a digestão de alimentos. Finalmente, a pedra fortalece o sistema imunológico e auxilia na respiração.

Rocha natural de ametista, inteira.
Pixabay / hot-sun

2) Espírito

A pedra ametista também é conhecida como o cristal do crescimento espiritual. Isso porque ela aumenta o nível de concentração, permitindo que um indivíduo sinta mais facilidade para meditar e se conectar consigo. Além disso, a ametista desenvolve a intuição, a memória e a motivação, transformando energias negativas em positividade.

3) Ambientes

Ao utilizar a ametista em ambientes da sua casa ou do seu escritório, você estará ativando a transmutação de energias da pedra. Então é provável que toda a negatividade acumulada em um espaço seja revertida em vibrações positivas, que tornam o clima mais leve e mais agradável.

Simbologia da ametista

Depois de conhecer os usos da ametista, você vai se surpreender com a simbologia dessa pedra. Existem muitas histórias que mostram quais poderes ela pode ter e como pode ser utilizada na sua vida. Confira:

1) Para a Astrologia

Na Astrologia, a ametista adquire o sentido de pioneirismo (no pensamento e na atitude), de compreensão do Universo e de iniciativa. A pedra também está relacionada a alguns signos que apresentaremos no próximo tópico.

2) Para o Dia dos Namorados

A ametista é uma pedra comumente associada ao Dia dos Namorados. O motivo disso é que ela fortalece a fé, acalma o espírito e proporciona paz. Em um relacionamento, esses princípios auxiliam no diálogo e no crescimento do casal.

3) Para os soldados

Antigamente, os soldados costumavam acrescentar uma ametista nos cabos das lâminas das espadas. Fazendo isso, eles teriam um amuleto contra a morte, clareza para tomar decisões e a consequente vitória nas batalhas.

4) Para a feitiçaria

Quando o assunto é feitiçaria, a ametista pode ser utilizada como um amuleto para se proteger contra qualquer tipo de negatividade. Caso seja gravada com os nomes do Sol e da Lua, a pedra protege contra todos os tipos de magia negativa.

5) Para o universo dos sonhos

Se você passou pela experiência de sonhar com uma ametista, provavelmente terá proteção na jornada que está desenvolvendo, seja ela uma viagem ou a construção de uma carreira. A pedra também pode simbolizar um aumento da sua fé e o desenvolvimento de novos pensamentos.

Curiosidades sobre a ametista

Ametista grande sem lapidação.
Pixabay / hot-sun

Por enquanto, você já conheceu os usos da pedra ametista e as lendas que fazem referência a ela. Mas ainda há mais informações relevantes sobre esse cristal. Outra característica da ametista é que ela representa algumas profissões e alguns signos. Aprofunde-se neles!

Ametista e as profissões

Os profissionais que são representadas pela pedra ametista são:

  • Artistas de todas as áreas;
  • Astrólogos;
  • Fazendeiros;
  • Jardineiros;
  • Políticos;
  • Psicólogos.

Ametista e os signos

Em relação aos signos que são representados pela ametista, temos:

Como usar a pedra ametista?

Bracelete feito com pedra ametista
Anton Novikov / Getty Images / Canva

Os poderes que a pedra ametista apresenta podem variar de acordo com a maneira que você a utiliza. Aprenda mais sobre isso:

Cristal de ametista

Um cristal de ametista pode ser utilizado, principalmente, na hora de meditar. Segurando a pedra nas mãos, você terá mais concentração e mais clareza para estimular seus pensamentos.

Drusa de ametista

A principal função da drusa de ametista é a limpeza espiritual de um ambiente. Portanto, se você quer purificar a sua casa ou o seu local de trabalho, coloque uma drusa dessa pedra na sua decoração, afastando toda a negatividade do espaço.

Colar de ametista

Próxima ao peito, em um colar, a ametista estará cumprindo a função de acalmar as suas emoções. Caso você esteja passando por uma situação tensa ou por um período desafiador, ela trará calma e paciência.

Pingente de ametista

Um pingente de ametista pode ser utilizado em um colar, em um brinco ou em um chaveiro. Em todos esses acessórios, é provável que ele traga uma sensação de tranquilidade e de segurança, funcionando como um amuleto.

Anel de ametista

Um anel de ametista é a opção perfeita para simbolizar a união entre um casal, já que a pedra aumenta a fé e facilita o controle emocional, sendo um apoio fundamental para a manutenção de um bom relacionamento.

Brinco de ametista

Próximo à cabeça, um brinco de ametista tem o poder de aliviar as dores que podem atingir essa região do corpo. Além disso, ele pode atenuar possíveis dores de dente. Porém em ambos os casos a pedra apenas trata os sintomas, não a causa dos problemas.

Onde comprar ametista?

Se você gostou de todos os benefícios que essa pedra pode proporcionar, você pode adquiri-la em nossa loja virtual. Qual formato você mais gostou?

Como limpar minhas ametistas?

Pedra ametista
MadKruben / Getty Images / Canva

Agora que você já sabe tudo que uma ametista pode te trazer de positivo e quais são as melhores maneiras de utilizá-la, é importante aprender como limpá-la corretamente. Siga o passo a passo:

Em primeiro lugar, forre o fundo de uma tigela com sal grosso. Depois, cubra o sal com água limpa. Em seguida, coloque o cristal em cima dessa preparação e o deixe repousando por algumas horas.

Após esse período, você deve lavar sua pedra com água corrente, garantindo que não restou qualquer pedra de sal sobre ela. Se quiser, seque o cristal com uma toalha limpa, sem esfregá-lo.

Como energizar minhas ametistas?

A limpeza da pedra ametista é importante para remover a negatividade do cristal. Entretanto o sal grosso descarrega esse elemento energeticamente. Logo, ele precisa ser energizado novamente, para voltar a trazer boas vibrações para você.

A maneira mais rápida e mais simples de energizar a sua ametista é por meio dos raios solares. Como essa pedra não pode ser exposta ao calor por muito tempo, você só precisa colocá-la no sol da manhã por cinco minutos. Nesse período, o cristal já vai repor as vibrações que foram perdidas com o banho de sal grosso.

Precauções sobre a ametista

Apesar dos notáveis benefícios da ametista, é necessário tomar algumas precauções ao utilizá-la. Por ser um cristal muito sensível às diferentes energias e emoções, você deve limpá-lo e energizá-lo uma vez por mês, para evitar que ele acumule negatividade em vez de emanar boas vibrações.

Você também pode gostar:

Além disso, como explicado anteriormente, você não pode deixar a ametista próxima ao calor por muito tempo. Então evite utilizar acessórios com a pedra em dias muito quentes ou colocá-la em uma parte da sua casa que recebe luz solar direta.

A partir das informações que apresentamos, a ametista pode virar o seu amuleto diário contra más energias. Além disso, a pedra vai acalmar as suas emoções e te ajudar na hora de meditar, aumentando o seu bem-estar e sua qualidade de vida. Invista nesse presente da natureza para se sentir melhor!

Perguntas frequentes sobre ametista

Qual o poder da pedra ametista?

A pedra ametista promove o crescimento espiritual, além de acalmar a mente, favorecer a digestão e aliviar dores de cabeça e de dentes.

Qual o signo da pedra ametista?

Os signos associados à pedra ametista são: Áries, Aquário, Peixes, Câncer, Capricórnio e Sagitário.

Como saber se a ametista é verdadeira?

Para saber se uma ametista é verdadeira, observe a coloração dela. É importante ter uma variação de tons de roxo, que ela seja transparente e que tenha algum tipo de imperfeição, já que as pedras verdadeiras apresentam desgaste com o tempo.

Como meditar com ametista?

Ao meditar com a ametista, você deve se sentar com a coluna ereta, segurar a pedra com a mão esquerda, fixar o olhar no cristal e depois fechar os olhos. Imagine que você está dentro da pedra e que consegue ver todas as nuances de cores que ela tem. Então respire fundo, sentindo as energias da cor violeta.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br