Nutrição

Nossa amiga: a banana!

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A banana é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo, sua variedade de tipos e sabores possibilita o consumo além da forma natural, em diversos pratos doces e salgados e pode ser encontrada em todas as estações do ano.

Ela é rica em fibras e proteínas, além de conter diversas vitaminas e minerais, magnésio, ferro, zinco, manganês, potássio e fluoreto. E apesar de muitas pessoas considerarem uma fruta engordativa, seu consumo diário é benéfico para prevenção de diversas doenças.

Os tipos são:

Ouro – Pequenina, não ultrapassa os 10cm. Possui uma polpa doce e perfumada.
Prata – Rica em vitamina C, ideal para assar e fritar.
Nanica – Não se engane pelo nome, de pequena não tem nada. Indicada para fazer bolos.
Da terra –  É a maior e mais pesada, ideal para cozinhar, fritar ou assar.
Maçã – ideal para comer ao natural ou fazer purês.

Conheça agora os principais benefícios do seu consumo:
  • Reduz a pressão arterial – por ser rica em potássio ajuda a equilibrar o nível de sódio no corpo, o que controla pressão arterial no corpo.
  • Fortalece os ossos –  nas bananas há frutooligossacarídeos que ajudam na absorção de nutrientes essenciais como cálcio e magnésio que colaboram para melhorar a densidade óssea no corpo.
  • Melhora a visão – o alfa e beta-caroteno e a vitamina A presentes na banana auxiliam na proteção da retina do olho, o que colabora para melhora da visão.
  • Reduz o estresse – além do potássio que é um mineral conhecido por eliminar o estresse do corpo, a banana contêm triptofano que é convertido em serotonina, substância que atua no corpo como um relaxante, aliviando a mente e melhorando o humor.
  • Regula o intestino – principalmente em casos de diarreia. A banana tem altos índices de fibras que ajudam na ligação e acumulação de partículas de alimentos, colaborando na evacuação eficiente.

shutterstock_153644090É ideal para pessoas que querem emagrecer pois não tem muitas calorias e tem baixo nível glicêmico, e diminui o apetite, pois mantém a pessoa saciada por causa das fibras alimentares.

Além disso é também uma importante fonte de energia, rica em ferro atua no combate a anemia e para quem pratica esporte, seu alto nível de potássio ajuda na eliminação de cãimbras e dores musculares.

São diversas formas que a banana pode ajudar no equilíbrio do seu corpo, ao natural ou em receitas, seu consumo só tende a ser bom para seu organismo.


  • Texto escrito por Carolina Peixoto da Equipe Eu Sem Fronteiras

 

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]