Saúde Integral

Reflexologia das mãos

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A zonaterapia, mais conhecida como reflexologia, é uma técnica que tem como base a crença de que todas as partes do corpo humano estão interligadas com os pés ou com as mãos. Pressionando-se alguma dessas áreas, regiões bem específicas dessas partes, o corpo é capaz de produzir efeitos terapêuticos para outras diversas partes. Ela nada mais é que um método que utiliza a pressão para tratar dores ou problemas de saúde. Cada área pressionada corresponde a estruturas específicas do corpo, glândulas e órgãos.

A grande vantagem dessa técnica é que ela pode ser aplicada em qualquer situação ou em qualquer lugar.

A reflexologia das mãos, por exemplo, traz diversos benefícios para o corpo, porque, além de promover o relaxamento, auxilia a eliminar toxinas, melhora o sistema de imunidade, estimula as funções mentais, melhora a circulação sanguínea, eleva o nível energético, entre muitos outros.

Nosso corpo se encontra dividido em dez zonas, que terminam ou começam nos pés e nas mãos. Além disso, cada parte do corpo ou ainda cada órgão pode ser representado por essas regiões. Por isso é que, quando estamos com algum problema ou dor que nos incomode, ao pressionarmos alguma dessas áreas, a dor pode ser eliminada, já que a ela se destina o fluxo do sangue, energia, os impulsos nervosos e nutrientes.

Antigamente, não havia nenhuma distinção entre mente, corpo e espírito. Assim, entendia-se que a saúde dependia basicamente do equilíbrio de elementos considerados distintos (emocional, físico e espiritual).

As mãos e a respiração são os únicos elementos que precisamos para aumentar e melhorar nossa vitalidade mental e física. O polegar é o mais importante dos instrumentos, no entanto, dependendo da zona de desconforto, será necessário utilizar um objeto mais contundente, como por exemplo, a borracha dos lápis ou um pregador de roupas, para aplicar a massagem.

Esse tipo de tratamento deverá ser iniciado com aplicação de métodos de relaxamento e finalizado da mesma maneira.

Apesar desse tipo de terapia ser considerada segura, há alguns cuidados que devem ser tomados. Se você tem um problema mais grave de saúde que já esteja sendo tratado, é recomendado que consulte seu médico e pergunte sobre a possibilidade de aplicação da reflexologia.


  • Texto escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]