Energia em Equilíbrio Espiritualidade

Renovando as energias com o ano novo

Promessas, mudanças de hábitos, fins de ciclo e esperanças renovadas: é assim que muita gente começa um novo ano. Em suma, a ideia é deixar para trás o ano que passou e essas energias do passado, focando o que o futuro tem a oferecer de bom!

Mas não adianta nada rasgar a página do ano que ficou para trás no calendário e simplesmente achar que a renovação das energias vai cair no colo. Então, para ajudar essa energia renovadora a vir revolucionar a sua vida, você pode realizar algumas práticas espirituais que podem contribuir. Confira algumas delas!

Banhos de ervas

Os banhos de ervas são ótimos para limpar e renovar nossas energias porque literalmente lavam o nosso corpo! A ideia aqui é que você tome o seu banho normalmente, higienizando-se como em qualquer outro dia, e depois jogue sobre o seu corpo um mix de ervas e ingredientes, que traremos logo abaixo.

Uma vasilha contendo água e algumas ervas. Ao fundo, uma jarra e outros adereços relacionados a banho.
Alena Ozerova / Canva

Além disso, é importante que você não enxágue novamente o seu corpo depois de jogar sobre si as ervas e também que, durante o processo, mentalize coisas positivas – e, de negativo, apenas a vontade de se livrar daquilo que te incomoda.

Confira quais ingredientes você pode usar no seu mix e por quê:

  • Alecrim: traz alegria e prosperidade.
  • Hortelã: aumenta a confiança e o astral, além de ser um estimulante poderoso.
  • Lavanda: é responsável por trazer calma, tranquilidade e harmonia nesse mix.
  • Manjericão: é uma erva que promove a união e a harmonia no lar e na família.
  • Mel: estimula a doçura e a sensibilidade em nossas vidas.
  • Sal grosso: é um poderoso protetor, além de limpar as energias negativas que fizeram morada.
  • Sálvia: eleva a energia espiritual e estimula a sabedoria e a busca por conhecimento.
  • Camomila: tranquiliza, acalma e promove foco e concentração.

A grande faxina

Sim, você precisa cuidar da sua saúde espiritual com um banho de ervas e com outras práticas que vamos apresentar em seguida. Contudo é preciso que você cuide também do seu lar, do ambiente onde vive, para que somente energias boas e positivas entrem nesse lugar que deve ser de descanso e harmonia.

Por isso, quando o fim do ano for se aproximando, é hora de arregaçar as mangas e fazer uma grande faxina! Abra armários, gavetas, pastas, caixas e todo lugar onde você pode estar armazenando coisas que já não têm (ou nunca tiveram) utilidade, livrando-se de tudo aquilo que você não vai mais usar, para abrir espaço para o novo — simbólica e literalmente.

Aproveite a faxina para organizar o guarda-roupa e analisar se não é possível doar alguma roupa para pessoas que estejam precisando. Dessa forma, além de promover a sua faxina, você começa o ano com uma atitude de generosidade e caridade.

Assoprando canela

Pó de canela e alguns tubos de canela.
KellyvanDellen / Canva

Uma tradição oriental diz que devemos assoprar um punhado de canela na porta de casa, de fora para dentro, para convidar boas energias e vibrações a entrarem e permanecerem. Você pode fazer isso todo início de mês, mas, se fizer no início do ano, o impacto pode ser bastante benéfico para todo esse longo ciclo que começa.

Redefina suas prioridades

Próximo ao fim do ano, mas antes da virada do ano, dedique ao menos 1 hora ou 1 hora e meia de um dia para fazer uma meditação/reflexão. Sente-se ou fique deitado em uma posição confortável e feche os olhos, mantendo o silêncio e prestando atenção à sua respiração somente.

Separe sua vida nas seguintes áreas: família, social (amigos), amor, trabalho e profissão, estudo, autoconhecimento, finanças, saúde e lazer. Vá refletindo sobre cada um desses setores, um a um, pensando naquilo que você gostaria de mudar, eliminar ou convidar para essas áreas da sua vida.

Ho’oponopono

Você já ouviu falar sobre Ho’oponopono, essa sequência havaiana que exala amor, gratidão e perdão? É simples: basta começar uma meditação em uma posição confortável e, então, repetir as seguintes palavras: “Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato”.

Repetindo essas expressões diversas vezes, você expressa sua gratidão ao Universo, bem como manifesta seu perdão e seu amor, convidando somente energias positivas e boas para o ano que vai começar.

Carta de decreto

Um envelope branco de uma carta.
alan64 de Getty Images / Canva

Esta é uma boa opção para firmar um compromisso consigo mesmo. Depois de se voltar para dentro de si e de se comunicar com o seu deus ou a sua crença, firmando um compromisso, é hora de redigir uma carta de decreto para si mesmo. Então escreva mais ou menos o seguinte:

“Eu, NOME, me comprometo a ir em busca do objetivo de (diga aqui o OBJETIVO) neste ano que se inicia. Até a data de XX/XX, pretendo ter avançando XXX neste projeto/tê-lo finalizado. Peço ajuda às forças que regem o mundo e agradeço por este ciclo que se encerra agora e fica para trás.”

Templo espiritual

Há quanto tempo você não vai a um templo acompanhar uma cerimônia? Seja lá qual é a sua religião, frequentar um templo sagrado e ouvir uma pessoa que se dedica a estudar uma religião é uma verdade dádiva. Então não deixe para depois, vá ter um encontro com as forças místicas que comandam o Universo, segundo a religião na qual você acredita.

Você também pode gostar

Essas são apenas algumas práticas espirituais e de autoconhecimento que você pode praticar às vésperas de um fim de ano para promover uma grande limpeza na energia atual, com o objetivo de receber de braços abertos as novas energias que certamente vão chegar quando o ano virar e mais um ciclo começar. Feliz Ano-Novo — e que seja o melhor ano da sua vida!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br