Autoconhecimento ThetaHealing

Reprogramar nossa Mente ajuda na Evolução Coletiva

Tania Rainha
Escrito por Tania Rainha
Como seres humanos, nossos corpos estão constantemente mudando em resposta ao ambiente ao nosso redor. Nossos músculos mudam de acordo com a escolha de usá-los ou não. As enzimas do nosso sistema digestivo mudam em resposta aos alimentos que escolhemos comer. Nosso sistema endócrino está em constante feedback com nossas emoções, que podem mudar drasticamente de acordo com o que está acontecendo no mundo ao nosso redor.

As células do nosso corpo interagem com o ambiente exterior, e o campo da epigenética nos ensina que nosso DNA muda de qualidade de acordo com o nosso ambiente.

Evolução Coletiva

Nossas escolhas conscientes sobre quais fatores ambientais nos envolvemos molda a maneira como nossos corpos se reestruturam.
Somos parte do ambiente que influencia nosso próprio desenvolvimento; nosso livre arbítrio nos permite escolher e mudar o ambiente. Nós participamos de nossa própria evolução durante nossa vida e o que fazemos em nossas próprias vidas também pode afetar as futuras gerações, desta forma, a evolução pessoal é evolução coletiva.

Reprogramar a mente é útil para nós, se queremos ver um mundo melhor. Os humanos trabalham muito bem com rotinas. Repetimos o mesmo padrão e, por meio da neuro plasticidade, o nosso cérebro se conecta de forma automática, sem precisarmos pensar muito tarefa, apenas seguindo o caminho elétrico estabelecido. Nós nos programamos o tempo todo com a repetição, de modo que não precisamos desperdiçar energia dedicando foco isolado em todas as tarefas.

Durante a primeira infância, nossos cérebros estão se conectando pela primeira vez e os caminhos neuronais continuam estabelecendo a fiação ao longo da infância, que usaremos em grande parte dessas conexões pelo resto da nossa vida. E é exatamente onde a maior parte das crenças no nível primário ou fundamental são estabelecidas. Quando chegamos à nossa adolescência, experimentamos a segunda onda de nova fiação e há uma oportunidade para que os padrões sejam criados durante esse período, o que pode configurar comportamentos para os próximos anos. Após esse período, a neuro plasticidade ainda ocorre, mas não é tão fluida como era antes.

O problema aqui é que nosso subconsciente está escutando tudo o que nossa mente consciente está ouvindo e, portanto, está sendo programado por qualquer influência a que estamos sendo expostos.

Estamos sempre nos programando, a mente subconsciente é como um sistema de piloto automático: enquanto a mente consciente tem a capacidade de julgar e discernir, o subconsciente, no entanto, não. O subconsciente “ouve” o que está ativo em sua mente consciente e está escutando a repetição, está ouvindo tudo o que você pensa e cada palavra que você diz, os pensamentos criam as emoções e essas vibrações elétricas ou químicas vão se transformando em o que você é.

Evolução Coletiva

Ao tentar redefinir um antigo padrão de comportamento ou hábito, é útil lembrar que a eletricidade segue o caminho da menor resistência.
 Imagine o antigo padrão como um caminho elétrico bem estabelecido em seu cérebro. Para que um novo caminho neuronal seja criado é necessário limpar o velho já programado. Podemos recriar um novo programa com a onda cerebral Theta e, assim que o novo caminho elétrico é estabelecido, você terá um novo programa no seu sistema, que será executado sem a necessidade de se concentrar e você atinge um nível de competência consciente.

Porém, devemos cuidar dos programas que estamos permitindo ser ouvido pelo subconsciente, nosso sistema de piloto automático está tomando orientações de tudo que estamos experimentando – o que inclui a mídia que assistimos, as pessoas com as quais nos cercamos e muito mais. Por essa razão, uma das coisas mais poderosas que podemos fazer é exercitar o discernimento em torno do tipo de experiências a que nos expomos e seu nível de intensidade e repetição.

Mais importante ainda é a necessidade de um cuidado extra no exercício desse discernimento em favor das crianças sob nossos cuidados e no ensino desse discernimento aos adolescentes, pois, em ambos os casos, eles estão em um estado elevado de neuroplasticidade e são mais suscetíveis à influência e podem consciente ou inadvertidamente, estarem sendo programados o tempo todo. Um alerta que Vianna Stibal a fundadora do Thetahealing® nos traz é que, quando as crianças estão jogando videogame, há uma maior atividade nas ondas cerebrais “Theta” associadas à memória plástica e à capacidade de aprendizagem. Porém a maior parte desses jogos de videogames são destinados a violência, guerras, matar e morrer; e são aceitos pelo cérebro como real. Se faz necessário ter discernimento claro que reprogramando nossas mentes com amorosidade, estamos deixando para as nossas futuras gerações um mundo realmente melhor para se viver.


Você também pode gostar de outros artigos da autora: Como se conectar com o seu Eu Superior por meio da sabedoria do seu corpo?

Sobre o autor

Tania Rainha

Tania Rainha

Terapeuta e Instrutora Master&Science em ThetaHealing® certificada pelo THInK - EUA. Graduado em Educação Física e pós graduada em Fisiologia Humana . Além disto, é graduada em Reiki, Karuna Reiki, Cura Estelar e Cura Cristalina e Terapia Floral.

E-mail : [email protected]
WhatsApp : (19) 9 9655-1100

Site : conexaotheta.com
Fanpage: Theta Conexão
YouTube: Conexão ThetaHealing
Instagram: @thetahealingconexao