Saúde Integral

Farmácia na cozinha

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Para se ter uma alimentação saudável e ainda prevenir ou ajudar no tratamento de alguns problemas de saúde, alguns hábitos alimentares devem ser mudados. Muitos condimentos que compramos no supermercado são prejudiciais à saúde por terem muitos conservantes e uma quantidade muito alta de sódio. Por isso, os temperos naturais feitos com ervas são as melhores opções para deixar as suas refeições mais saborosas. Comprar ervas frescas no supermercado é uma opção prática, mas se você puder cultivá-las em casa é ainda melhor. Conheça algumas das ervas mais fáceis de cultivar e descubra como elas são utilizadas na culinária.

Alecrim

O alecrim é uma erva conhecida por ajudar na digestão. Também faz bem sendo um antisséptico natural, estimulante, vasodilatador e antiespasmódico. Ele fica muito bem no tempero de pães e tubérculos, além de ser uma ótima opção para dar aroma no azeite e em carnes brancas.

Manjericão

O manjericão traz diversos benefícios para o organismo. Trabalha como um antioxidante, protege o fígado de excesso de gorduras, ajuda na digestão, alivia cólicas, e auxilia na absorção de vitaminas pelo intestino. Na culinária, ele é muito utilizado em pizzas, massas e molhos diversos.

Hortelã

Essa refrescante erva tem efeitos que ajudam na digestão e no tratamento de cólicas. Também possui efeito analgésico, relaxante e antioxidante. Além de ser muito presente na culinária árabe, é muito utilizada para chás, sucos e doces.

Salsinha

A salsinha é diurética e por isso pode ajudar em alguns casos de inchaço. Também é rica em vitaminas A e C. Ajuda a combater o mau hálito e pode ajudar em problemas na pele. Nas refeições, é uma ótima opção para temperar pratos diversos, com destaque para o feijão que combina bem com o seu sabor.

Orégano

É uma erva que pode ajudar a combater as bactérias que prejudicam o bom funcionamento do intestino. É muito comum encontrarmos, principalmente em pizzas, mas ela também pode ser utilizada em salgados e assados em geral, para dar um sabor e aroma a mais na comida.

Essas são algumas ervas fáceis de encontrar para comprar ou para cultivar em casa. Caso você queira se aprofundar no assunto e descobrir novos hábitos alimentares que possam ajudar na sua saúde e inclusive ajudar no combate a algumas doenças, procure um nutricionista e um médico para tirar todas as dúvidas e poder refazer o seu cardápio diário. Bom apetite!


Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]