Medicina Tradicional Chinesa Saúde Integral

Quando a acne é um sinal de alerta!

Escrito por Eu Sem Fronteiras

Naadolescência, geralmente uma grande quantidade de pessoas sofre com problemas de acne. Muitas vezes esse problema  persiste ao longo dos anos e as causas nunca são descobertas.

De acordo com um novo estudo, o surgimento da acne pode estar diretamente ligado à saúde dos órgãos internos e ao tipo de alimentação que o indivíduo tem.
Normalmente os cravos e espinhas aparecem por problemas hormonais ou genéticos. Recentemente, a medicina chinesa afirmou que o surgimento da acne tem muito a ver com a saúde dos nossos órgãos internos. Veja os locais e quais suas causas.

Testa (Parte superior)

O surgimento das espinhas e dos cravos na parte superior da testa está diretamente ligado ao sistema digestivo e a bexiga. Quem sofre com essa região é necessário aumentar a ingestão de água e limitar o consumo de alimentos gordurosos e açúcares processados.

Testa (Parte inferior)

Essa área é relacionada com o coração. Para diminuir a incidência de acne nessa região é necessário realizar atividades cardiovasculares frequentemente e ingerir óleo de coco ou de romã.

Sobrancelhas e Olhos

As espinhas que surgem nessa área estão diretamente relacionadas ao fígado. Ter acne nessa região significa que o órgão está sobrecarregado. Diminuir o consumo de frituras, alimentos gordurosos, álcool e laticínios são uma boa saída para quem sofre desse problema.

shutterstock_262225079 Orelhas

Se você tem espinhas na região das orelhas, pode ser um sinal de que seus rins não estão funcionando da maneira correta. Beber bastante água e diminuir o consumo de sódio são medidas que ajudam bastante.

Bochecas

As bochechas são relacionadas com os pulmões e vias respiratórias. Se você fuma ou possui qualquer tipo de doença respiratória, como asma, as chances de ter acne nessa região é bem grande. Outro grande problema que influencia a incidência de acne nessa região, é a superexposição à poluição.

Queixo

Acne nas laterais do queixo é indicação de desequilíbrio hormonal. Incluir a soja na sua dieta ajudará a resolver o problema. Já cravos e espinhas no centro do queixo estão diretamente relacionados a problemas com a digestão. Aumentar o consumo de alimentos integrais e a ingestão de água podem solucionar o problema.

Para os profissionais da medicina tradicional, a única região que realmente coincide com os estudos chineses é o queixo. No queixo encontram-se muitos receptores para o hormônio masculino, responsável pela hipertrofia das glândulas sebáceas, uma das causas da acne. Os médicos tradicionais não confiam muito nesse embasamento da medicina chinesa, mas concordam que diminuir a ingestão de alimentos gordurosos e aumentar a ingestão de água ajudam na melhora da acne.


  • Texto escrito por Marcela Cappato da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br