Autoconhecimento

Seis rituais simples para alcançar o seu melhor todos os dias

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O portal Fast Company postou um artigo sobre dois empreendedores: um com uma rotina mais calma e organizada, outro com os dias bagunçados e corridos. De forma leve, esses dois opostos são tratados no texto mostrando as consequências de cada tipo de comportamento, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Depois, o artigo apresenta seis rituais muito simples para acrescentarmos em nossa rotina diária e, com eles, alcançarmos nosso mais alto nível de performance, ou seja, nosso potencial máximo de ação. E, apesar de os empreendedores da história serem fictícios, não é difícil encontrarmos profissionais com ambos os perfis, principalmente o primeiro, mais desorganizado e estressado. Com certeza, você conhece alguém assim.

E, afinal, quem não quer melhorar seu desempenho profissional atingindo níveis mais altos, melhorando também sua qualidade de vida? E quem diria que rituais tão simples poderiam ajudar a atingir esse objetivo?! Por isso, vale a leitura e a adoção das práticas citadas.

O artigo original está no site da Fast Company e foi escrito por Amber Rae, fundadora e CEO da The Bold Academy, uma empresa que visa a melhorar o desempenho e o potencial de cada cliente. Você confere o texto na íntegra, traduzido para o português pelo Eu Sem Fronteiras, abaixo:

Seis rituais simples para alcançar o seu melhor todos os dias

Tornar-se e manter-se produtivo não está relacionado apenas a elaborar programas difíceis de seguir e estar conectado a aplicativos a todo o momento. Está relacionado, na verdade, a você se importar consigo mesmo. Aqui estão alguns afazeres diários para que você consiga começar a alcançar o seu melhor.

Quinta-feira, 8h da manhã. Dois empresários de São Francisco estão lançando seus empreendimentos para os potenciais investidores. Os dois concordam que este é um dos dias mais importantes de suas vidas. Essa é a história de Jane e Joe…

Jane está acordada desde as 4h da manhã dando os toques finais em seu projeto. Na verdade, ela ficou o final de semana inteiro enfurnada em seu apartamento preparando a apresentação.  

Esta manhã, ela perdeu a hora e correu para escolher e colocar sua vestimenta mais “digna de uma investidora”. Ela tomou rapidamente um café expresso, pegou seu computador e saiu apressada de casa, sentindo-se faminta e cansada.

Joe, na contramão disso tudo, foi dormir às 23h de ontem, assim como faz na maioria das noites da semana. Sua apresentação está pronta desde sexta-feira à tarde, depois de ter feito sete revisões graças aos feedbacks de seus consultores.

Ele passou o final de semana com os amigos, na natureza. Esta manhã, ele acordou às 7h, tomou um copo d’água, correu 2 km, meditou por 15 minutos e tomou uma vitamina. Colocou a roupa que escolheu na noite anterior, pegou sua mochila e saiu de casa. Joe chegou adiantado em 10 minutos, sentindo-se confiante e calmo, além de ansioso para falar o que pensa e mostrar seu ponto de vista aos investidores em potencial.

Em qual empreendedor você apostaria?

E qual empreendedor mais se parece com você?

Jane e Joe são personagens fictícios. Mas eu faço parte do mundo de startups em Nova York e São Francisco e vejo muitas Jane por aí. Trabalham 16 horas por dia, sete dias por semana, e se perguntam o porquê de não conseguirem os resultados que almejam.

A verdade é: resultados não aparecem de acordo com o número de horas gastas. Os melhores resultados, constantemente, vêm da soma: fazer menos + trabalhar de forma inteligente. Ou seja, quantidade não significa qualidade.

No último final de semana, eu tive a oportunidade de falar com meu amigo Mike Del Ponte, que representa as características de Joe. Hoje, ele lançou uma campanha da Soma, sua companhia, que visa a revolucionar a indústria hídrica usando o desenvolvimento sustentável. Eu fiquei muito surpreso de como ele estava relaxado e calmo tão perto de lançar a campanha, então lhe perguntei qual o seu segredo.

“Todos os dias, eu preciso de energia física, clareza mental e controle emocional para lidar com tudo o que surge em minha rotina”, Mike disse. “Importar-me comigo mesmo é o segredo para atuar no nível mais alto”.

Aqui estão os seis rituais básicos que ele usa para atuar no mais alto nível, os quais você também pode começar a fazer agora:

  • Beber um copo de água assim que acordar. Seu corpo perde água enquanto você dorme. Então, você está naturalmente desidratado pela manhã. Um copo de água assim que você acorda ajuda a começar seu dia de forma mais fresca e hidratada, literalmente. Quando você costuma beber seu primeiro copo de água no dia?
  • Defina seu Top 3. Toda manhã, Mike se pergunta: “qual é o meu Top 3 de tarefas mais importantes que eu preciso completar hoje?”. Ele organiza seu dia, prioriza suas atividades de acordo com essa seleção e não dorme enquanto o Top 3 não estiver completo. Qual é o seu Top 3 de hoje?
  • A regra 50/10. Você irá produzir muito mais trabalhando com a regra 50/10 aplicada em sua rotina. Use um cronômetro, alarme, despertador ou o que quiser para trabalhar 50 minutos seguidos em uma única e importante tarefa. Decorrido este tempo, descanse por 10 minutos – é literalmente um intervalo a cada troca de tarefas, sendo que cada uma deve ser realizada em 50 minutos. Mike utiliza esses 10 minutos se afastando de seu local de trabalho, seja para tomar ar fresco, ligar para alguns amigos, meditar, ou beber água. Qual sua tarefa mais importante para os próximos 50 minutos?

  • Mexa-se e sue diariamente. Movimentar o corpo regularmente nos mantêm saudáveis e alertas. Renova as energias e o humor, além de aliviar o estresse. Na maioria das manhãs, você pode encontrar o Mike em aulas de crossfit ou yoga. Como você irá exercitar-se hoje?
  • Expresse gratidão. Gratidão promove a felicidade e é por isso que Mike mantém sempre a gratidão presente em sua jornada diária, semanal, mensal, da vida. Toda manhã, ele escreve pelo menos cinco coisas de sua vida pelas quais é agradecido. Nos momentos de estresse, ele para o que está fazendo e reflete sobre dez coisas que merecem a gratidão dele. Você exercitou sua gratidão?
  • Reflita diariamente. Separe 10 minutos do seu dia para refletir. Mike se pergunta: “o que foi bom?” e “o que precisa melhorar?”. Então, o que foi bom no seu dia? O que correu bem e saiu da forma que você queria? Como você pode melhorar ainda mais?

Seja você mais parecido com Jane ou Joe, esses seis rituais diários irão ajudar você a elevar seu desempenho ao próximo nível!


Texto escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]