Convivendo

Seja feliz! Simplesmente feliz!

felicidade
Verônica Chagas
Escrito por Verônica Chagas
Não pense em mais nada agora!

Nesse minutinho, simplesmente sorria!

Mas por que sorrir?

O sorriso é muito poderoso, sendo capaz de quebrar o gelo, iniciar uma conversa, alegrar as pessoas e até mesmo ajudar no processo de cura. E não é de hoje que os especialistas estudam o efeito do riso no tratamento de doenças.

A felicidade trata-se de um estado de espírito, que depende das escolhas que fazemos diante da vida e o quanto estamos dispostos a nos permitir embarcar nesse universo, como podemos ser mais felizes?

felicidade

Essa é grande questão. Felicidade não é sinônimo de uma vida sem problemas e sem dificuldades, ela está relacionada em poder lidar de forma saudável e madura com os obstáculos que surgem, ou seja, ser resiliente

 

O que os grandes estudiosos dizem e como veio essa ideia inicial?

Hipócrates, o pai da Medicina, já tentava reanimar os seus pacientes com brincadeiras na Grécia Antiga. Sigmund Freud, o criador da Psicanálise, mostrou em um de seus trabalhos que as cenas cômicas e o riso ajudam a melhorar a saúde. Até mesmo o famoso cientista Charles Darwin, autor da Teoria da Origem e da Evolução das Espécies, teve interesse em estudar o poder do sorriso. Com isso, desenvolveu a Teoria da Resposta Facial, afirmando que o ato de sorrir realmente proporciona bem-estar.

O médico americano Patch Adams, no ano de 1960, passou a difundir a “terapia do riso” para ajudar os seus pacientes a lidar melhor com a rotina no hospital e os desconfortos provocados por suas doenças.

Além disso, já existem estudos que comprovam que a felicidade fortalece o sistema imunológico, previne o envelhecimento precoce, doenças emocionais (ansiedade, depressão, estresse) e, é claro, nos deixa com uma qualidade de vida excelente.

felicidade

Quando essa alegria vem, o corpo libera endorfina e serotonina, hormônios do prazer que causam a sensação de bem-estar

A serotonina atua diretamente no sistema nervoso central, fazendo a regulação do sono, do apetite e da temperatura corporal. Já a endorfina trabalha como um analgésico corporal, reduzindo as chances de ter estresse e aliviando as tensões.

Conquistar essa felicidade depende da maneira de trabalhar com as circunstâncias da vida, valorizar as coisas simples que ocorrem no dia a dia e que fazem toda a diferença. Um exemplo disso está em abraçar as pessoas amadas, ouvir música, praticar esportes, ler um bom livro ou ficar com os amigos e dar umas boas risadas. Enfim, ter gratidão pelo que a vida nos proporciona nos eleva a esse nível mágico.

Outro fator maravilhoso, acreditem, rir ajuda a meditar!

Para a química e cientista Conceição Trucom, autora de “Mente e Cérebro Poderosos – Um Guia Prático para a sua Saúde Psíquica e Emocional” (Cultrix), o ato de rir é um portal para o estado meditativo. “As pernas amolecem, o corpo balança e o pensamento para!”, ela afirma. Melhor ainda se o impulso vier de dentro. “O chamado riso búdico começa na alma e depois se manifesta no corpo físico, sobretudo nos olhos, que passam a brilhar. É uma energia de elevada potência que nos acorda, nos torna presentes.”, diz a autora.

Para quem ama ver sorrisos, me siga no Instagram: @sorrindopravc.

felicidadeEntão, amigos, vamos rir de montão por hoje, combinado?

Vamos alterar esses cabeções estressados para mentes alegres e ser felizes, né?

A gente merece!

Um abração iluminado!


Você também pode gostar de outro texto da autora: Escutar música clássica pode ser um poderoso meio de nutrir a alma com felicidade

Sobre o autor

Verônica Chagas

Verônica Chagas

Sou libriana, amo arte desde que nasci, e vivo para me inspirar nesse caminho.

Teatro, cinema, fotografia e música, tudo que envolve estar de corpo e alma é o que me motiva a continuar. Tenho experiência como designer gráfico e sou praticante de meditação.

Atualmente estou com um projeto do sagrado feminino, que visa a cura interior da mulher, chamado Círculo Lunar. Convido a todas que entrarem no Instagram a acompanhar nossos posts e fazer parte dessa fraternidade!

Sou muito curiosa com coisas relacionadas ao bem-estar físico, mental e espiritual. Estar aberta ao mundo e à sensibilidade do ser humano me encanta.

Também gosto de uma dose de bom humor e isso fica bem nítido nos meus posts e na minha vida, :) Gosto muito de pessoas que emanam essa vibe positiva.

Tenho formação em artes visuais e também cursei Meta Practitioner em PNL, coach para líderes e reiki.

Tenho muita gratidão à mãe Natureza e ao pai divino do Universo.

Gratidão a meu amado Andry, a meus pais, aos amigos, aos leitores e a todos do portal Eu sem Fronteiras.

Um abraço a todos vocês deste mundo tão iluminado e feliz.

E-mail: [email protected]
Behance: veronicaamoramar
Instagram: @veronicaamoramar @circulolunarfeminino
@amoramarstudio