Autoconhecimento

Seja mais flexível na vida

Merikol Duarte
Escrito por Merikol Duarte
Depois de 20 anos atuando no mundo corporativo, em diversas áreas, desde Coordenadora de Qualidade, Produtora Cultural, Coordenadora de Help Desk, passei os últimos 10 anos atuando na área Comercial, como Gerente de Negócios de uma das empresas da minha família no ramo de engenharia, resolvi investir naquilo que faz o meu coração vibrar e sai da empresa no dia 16/05/2016 (um dia após o meu aniversário) .

Criei no ano passado o Inspirar Ser, que tem como um dos principais objetivos: Inspirar e Ser Inspirada a Ser uma pessoa melhor, através de práticas integrativas que facilitam no processo/caminho da transformação e Despertar da Consciência dos Buscadores, com o intuito de facilitar no florescimento das pessoas que também queiram trilhar por este caminho do autoconhecimento.

Segue um breve relato de acontecimentos marcantes em minha vida:

Quando criança, fui ginasta. Comecei a trabalhar com 13 anos em uma das empresas da família. Comecei a dar aulas de informática aos 14 anos, na MultiWorks (MW Informática). Aos 16 anos gerenciava a escola de informática, sofri acidente de carro e quebrei o fêmur, no entanto continuei trabalhando mesmo com as muletas e a bengala.

Em 1996 comecei a fazer faculdade de Processamento de Dados, mas tive que trancar no final do ano, pois precisei refazer a cirurgia do fêmur… Entre muletas, bengalas e nova cirurgia, levei quase 2 anos para me recuperar totalmente.

“Inspirar e Ser Inspirada a Ser uma pessoa melhor, através de práticas integrativas que facilitam no processo/caminho da transformação”

Em 1999, fui morar em Arraial d’Ajuda, onde trabalhei em diversas áreas. Voltei para Sampa em 2000, pois descobri que estava com problemas sérios no olho direito.

Em 2000 comecei a cursar a faculdade de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e trabalhei em duas construtoras, nas quais cuidava dos Informativos das Obras, entre outras coisas…

Em 2003, tranquei a faculdade no 7º semestre e fui morar no Rio de Janeiro, onde coordenei a equipe de Help Desk dentro da PUC-Rio através da Allen Informática, além de atuar como Auditora de ISO 9001 e Coordenadora na Área de Qualidade. Coordenei a Equipe de Vendas da AlphaGraphics Rio também. E, em paralelo, comecei um projeto junto com amigos latinos, chamado Estación Latina, no qual cuidava da produção/divulgação/organização de eventos latinos. Quando morava no Rio, tive o meu primeiro contato com o Yoga. Na época não sabia quase nada sobre Yoga, mas me identifiquei com os asanas e pratiquei durante pouco tempo.

Em 2004, fiz um transplante de córneas e tive que ficar um tempo sem praticar nada, mas continuei trabalhando e em 2005, transferi a faculdade para o Rio e voltei a cursar a faculdade de Publicidade e Propaganda. Já quase para me formar, tive que trancar novamente a faculdade.

Voltei a morar em Sampa no finalzinho de 2006 e voltei a trabalhar em uma das empresas da família, na área comercial.

Em 2007, reencontrei o primeiro amor, nos casamos. E em 2008, nasceu em um parto zen, normal, a minha maior inspiração: a minha bela, amada e parceira filha. Após alguns dias de seu nascimento, tive início de rejeição de córnea e a cada 1 hora tinha que usar colírio para cuidar e reverter o quadro e amamentava a cada 2 horas… Depois de 2 meses, fomos morar em um sítio no interior de São Paulo, no entanto continuei trabalhando na empresa de engenharia. Ficava 15 dias em São Paulo e 15 dias no interior, essa rotina durou 2 anos.

Em 2010, resolvi voltar para São Paulo e me separar/divorciar. Em paralelo ao trabalho na área comercial na Cimmil Engenharia (Gerente de Negócios), também atuei na área de Produção/Divulgação/Organização/Vendas de Shows na Duarte Produtora/Duarte Eventos (Tihuana, Fernando Deluqui (RPM), Ghetto Produtora (RPM).

Em 2013, decidi fazer a formação em Autoconhecimento e Yoga no Núcleo Shivalaya. E na sequência fiz o curso de Massagem Ayurvédica.

“Sou muito grata à minha família, aos amigos e aos seres que cruzam (cruzaram) o meu caminho, pois aprendo muito com cada um e com cada adversidade”

Em 2015, fiz a formação em Practitioner em PNL na Ápice Desenvolvimento, Yoga com Arte para Crianças no Yoga para Todos, CNV (Comunicação Não-Violenta) com a Sandra Caselato e Yuri Haasz da Sinergia Comunicativa, Yoga para Crianças e Adolescentes nos Pequenos Yogis, participei de vivências, círculos, workshops voltados ao Sagrado Feminino (empoderamento)… E desde então, sigo neste caminho profundo, através de práticas que me guiam para o florescimento e desenvolvimento do Ser, rumo à transformação – Despertar da Consciência.

Em 2016, fiz a formação em Reiki NívelI, na SIN – Saúde Integrada & Naturologia, dentre outras vivências…

Desde 2015 participei de alguns eventos dando aulas de yoga e facilitando Rodas de Conversa e Círculo de Mulheres. Facilitei vivências em empresas, espaços, academias, condomínios, escolas, eventos, tais como: Aniversário de 50 Anos do Sri Prem Baba, Virada da Saúde, Virada Zen, Nutridos e Unidos Yoga Day 9Granja Viana), Virada Vajra, Circolândia (Vargem Grande Paulista), Butantã Shopping, Clarke Academia (Runner), Humanits Saúde, Academia Competition (Oscar Freire), Khora Estúdio, Anima centro de Aprendizagem (Araçoiaba da Serra), Cultura da Infância (Sorocaba), Casa Kuan Yin, Casa de Trocas, Casa Yoga, Studio Terra (Alphaville), Casa Jaya, Casa da Lagoa (Granja Viana), Academia Bio Fitness (Oscar Freire), Espaço Vajra…

E atualmente sou Practitioner em PNL, Idealizadora do Inspirar Ser, um projeto voltado ao despertar da consciência com práticas integrativas, sou Facilitadora de Vivências como: Yoga (adultos e crianças), Meditação, Reiki, Massagem Ayurvédica. Facilito também Rodas de Conversa Conectivas (CNV, PNL), Círculos de Mulheres (Sagrado Feminino), cozinhar é um ato de Amor. Oficinas em eventos, empresas, condomínios, residências. Este é um novo desafio e acredito que quando estamos alinhados com o nosso propósito de vida, a vida flui mais leve, com clareza e muita abertura.

Sou muito grata à minha família, aos amigos e aos seres que cruzam (cruzaram) o meu caminho, pois aprendo muito com cada um e com cada adversidade. Sigo no “flow”!

Sobre o autor

Merikol Duarte

Merikol Duarte

Sou uma pessoa inquieta que adora novos desafios.

Atuei durante mais de 20 anos no corporativo, em que passei por algumas empresas importantes, em cargos de gerência, coordenação... Fiz publicidade e propaganda, formação em yoga, PNL, CNV, reiki... e, a partir de diversos cursos, vivências, retiros, imersões de que participei ao longo dos anos, decidi me colocar a serviço do Universo, e resolvi linkar esta experiência com algo que fizesse o meu coração vibrar e passei a oferecer práticas voltadas ao autoconhecimento e desenvolvimento humano.

Facilito vivências integrativas, workshops, aulas, palestras, retiros, em que utilizo alguns recursos da PNL (programação neurolinguística), CNV (comunicação não violenta), yoga, meditação, reiki, degustação às cegas para grupos em empresas, eventos, escolas, instituições e espaços.

Contatos:

Email: [email protected]
Facebook: @MerikolDuarte88
Blog: inspirarser.wordpress.com
Site: merikolduarte.com.br
Instagram: @merikolduarte
Youtube: Canal MeriKol DuArte
Linkedin: MeriKol DuArte