Autoconhecimento Maternidade Consciente

Seja uma mãe com uma boa saúde mental

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Ter filhos e amá-los é essencial, mas tem horas que a paciência vai pro espaço, a criança leva uma bela bronca e o estresse sobe à cabeça. Todas as mães passam por situações como essa: mesmo sentindo um amor incondicional, muitas vezes, elas perdem a cabeça e esquecem que estão lidando com crianças.

Depois que passa o estresse, pode vir o arrependimento de ter magoado o próprio filho. Ser mãe não é fácil, por isso, cuidar da própria saúde mental e emocional é essencial para todas as mães. Veja abaixo algumas dicas de como se cuidar para que o estresse e as mudanças de humor não afetem os filhos de forma negativa:

Válvula de escape

Com tantas coisas para cuidar, é normal que a cabeça não aguente a pressão do dia a dia. Ainda mais quando a mãe trabalha fora e tem tanta coisa para fazer no trabalho, sem poder deixar de lado as tarefas de casa.

Por isso, é importante você ter uma válvula de escape para poder colocar para fora todo o estresse, ansiedade e frustração que vão acumulando com o tempo. Seja com alguma atividade física, um hobby diferente ou alguma forma de arte, você precisa colocar para fora esse estresse antes que ele acumule e estoure nos seus filhos.

Conversar faz bem

Conversar com outras mães pode ser algo muito útil e produtivo para aprender como lidar com as situações mais difíceis do dia a dia. Sem dizer que isso vai te ajudar a ter mais segurança e fazer você se sentir menos sozinha em meio ao turbilhão de emoções que pode estar passando.

Autoconhecimento

Trabalhar o autoconhecimento é essencial para não pirar e ter os pensamentos equilibrados. Somente se conhecendo bem é que você vai aprender sobre os seus limites, forças e fraquezas. Dessa forma, você vai entender o que te tira do sério ou não e como pode lidar com tudo isso sem prejudicar as crianças.

Corpo saudável

Mente e corpo trabalham juntos, então, ter um corpo saudável também vai te ajudar a ter uma mente saudável. Por isso, mesmo com tanta coisa para cuidar, não deixe sua saúde de lado. Cuide bem da sua alimentação e faça atividades físicas sempre que possível. Exercícios ajudam a liberar hormônios ligados ao bem-estar e isso vai te ajudar a se sentir melhor, mesmo com todos os desafios de ser mãe.

Terapia

Ir ao psicólogo não é coisa de louco, muito pelo contrário. Quem quer ter uma mente saudável precisa cuidar bem dela e a terapia é algo que pode ajudar nisso. Conversar com um terapeuta sobre os medos e dificuldades de ser mãe é uma forma de ter consciência do que pode te ajudar nessa longa e bela jornada que você está para seguir.


Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]