Cromoterapia Energia em Equilíbrio

Significado da cor cinza: saiba o que essa cor pode transmitir

Tinta cinza de parede com um pincel sobre fundo cinza
Olya Detry / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você já percebeu que uma cor pode transmitir uma sensação? Se você entrar em um quarto todo azul, por exemplo, vai sentir mais serenidade e tranquilidade. Porém, caso você entre em um quarto vermelho, poderá perceber seus sentimentos à flor da pele. A psicologia das cores é responsável por explicar esse fenômeno.

De acordo com a psicologia das cores, cada tom que vemos é interpretado pela nossa mente como uma sensação ou como um impulso. Quando você vê uma cor, a sua mente faz muito mais do que decidir se você gosta ou não do que está vendo. Na verdade, ela traduz determinado tom em um estímulo que afeta tanto seu corpo quanto seu estado de espírito.

As cores são tão poderosas que filmes, séries, grandes empresas e a publicidade as utilizam de acordo com o que desejam transmitir para o público. Você consegue imaginar, por exemplo, um circo que seja todo preto? De jeito nenhum. E uma cena de um velório toda colorida? Nunca! Quem sabe um casamento com todas as pessoas vestindo roupas vermelhas? Nem pensar.

A verdade é que a psicologia das cores está mais aplicada no seu cotidiano do que você imagina, entretanto talvez você ainda não saiba tanto sobre ela. É por isso que vamos te ajudar a desvendar os mistérios da sua mente, a partir do conteúdo que preparamos.

A seguir, você vai se aventurar nos significados e nos efeitos da cor cinza. Pode até parecer que ela não está tão presente na sua vida, mas será que isso procede? O melhor jeito de descobrir é aprendendo os detalhes sobre ela. Sendo assim, analise tudo que o cinza pode trazer para as suas emoções, para a sua vida e até para o seu Ano Novo.

Significado da cor cinza na psicologia

A maneira principal de analisar o poder de uma cor é por meio da psicologia. Segundo essa teoria, o cinza é um tom intermediário entre o preto e branco. Dessa forma, a cor é frequentemente associada à falta de estímulos e à ausência de emoção.

Ao mesmo tempo, se o cinza tiver um tom mais escuro, ele pode adotar as características da cor preta. Por outro lado, um tom de cinza mais claro traz à tona as características do branco.

Portanto a interpretação da cor cinza depende do tom ao qual estamos nos referindo. No próximo tópico, você terá a oportunidade de se aprofundar nesse tema. Por enquanto, há outro fator importante sobre o cinza que pode explicar a falta de estímulos e a ausência de emoções ao pensar na cor.

Na psicologia, o cinza é a uma cor que remete à depressão, à perda, ao isolamento e à solidão. Ela traz um desejo de se afastar da realidade, recusando chances de se sentir feliz ou de se sentir triste. Em outras palavras, é uma apatia em relação ao mundo.

No mundo dos negócios, contudo, o cinza transmite uma ideia de maturidade, responsabilidade e eficiência, além de indicar o predomínio da razão sobre a emoção. Nesse contexto, a cor pode ser utilizada de uma maneira benéfica.

Ou seja, a cor cinza pode trazer uma ideia negativa, quando associada à psique humana, ou uma ideia positiva, se associada ao ambiente corporativo. O contexto no qual o tom aparece é determinante.

Significados dos tons de cinza

Como vimos anteriormente, os tons de cinza são determinantes para a sensação que a cor irá transmitir. Compare cada um deles:

Cinza claro: simboliza a velhice, a maturidade e o equilíbrio, podendo ser utilizado para ampliar a sabedoria e transmitir seriedade.

Cinza médio: por estar mais distante do branco e do preto, o cinza médio representa a ausência de estímulos e de emoções, então é um recurso para apaziguar sensações muito intensas e destrutivas.

Cinza escuro: sinônimo de experiência e luxo, costuma ser utilizado para simbolizar a confiança, a resistência e a elegância.

O cinza na espiritualidade

Outra área de conhecimento que se encarrega da análise da cor cinza é a espiritualidade. De acordo com esse aspecto, o cinza representa muito mais do que a ausência de sentimentos, a velhice ou a elegância. Compreenda os diferentes simbolismos que o cinza pode adquirir na espiritualidade, nos próximos parágrafos.

Segundo o Feng Shui (prática chinesa que analisa as energias de um ambiente), o cinza em tons mais claros pode conferir segurança e elegância para um ambiente. Além disso, a cor estimula a serenidade e pode atrair proteção, quando utilizada na decoração de interiores. Quando é preciso criar equilíbrio e harmonia em um espaço, o cinza pode ser a opção certa.

No cristianismo, por outro lado, o tom de cinza mais escuro representa a ressurreição dos mortos, e um exemplo disso é a Quarta-feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma. Nessa celebração, o cinza é um sinônimo de fé e de esperança, reforçando os valores cristãos.

Outro fato importante é que os rituais de consagração de templos e catedrais costumavam incluir a dispersão de cinzas por todo o ambiente, com o objetivo de torná-lo sagrado. No entanto, de acordo com a perspectiva do Tarot, o cinza está mais ligado ao fim de ciclos. É como uma representação do final do dia, quando não se pode aproveitar mais a luz e a noite ainda não começou.

Para a umbanda, o significado do cinza também é mais negativo do que positivo. De acordo com esse aspecto, a cor faz referência às vibrações umbralinas, que dizem respeito aos espíritos que não evoluíram ou que trazem negatividade para a Terra. Logo, pode simbolizar a estagnação.

Na espiritualidade, tons mais escuros de cinza, que o aproximam do preto, vibram as mesmas energias dessa cor. É por isso que o tom pode simbolizar o luto ou a necessidade de um recomeço.

Como e quando usar cinza

Com base nos significados que o cinza pode assumir, você deve utilizá-lo com cautela no seu cotidiano. Isso porque, embora a cor possa ser positiva, ela também traz uma carga negativa, dependendo do tom e do contexto no qual é aproveitada.

Lindas flores em tons de cinza sobre um plano de fundo cinza
gornostay / Shutterstock

Sendo assim, o uso mais seguro da cor cinza é no ambiente corporativo. No seu trabalho, você pode usar a cor cinza para transmitir seriedade, comprometimento e confiança, seja em apresentações de ideias ou ao disseminar os valores da empresa para outros funcionários e clientes.

Nos relacionamentos interpessoais, a cor cinza pode remeter a um cenário de isolamento e de tristeza, por isso é bom evitá-la. Você só deve usar o cinza quando quiser ter uma conversa mais racional, sem tantas emoções envolvidas, como na hora de dividir contas, definir orçamentos e fazer acordos. Um papel cinza ou uma caneta dessa cor já vão ajudar.

Se você estiver se sentindo mal, mas não conseguir falar sobre isso, o cinza é um importante aliado. Você pode se expressar a partir de pinturas ou desenhos que evidenciem esse tom, mostrando-os a pessoas em quem você confia. A partir disso, será mais fácil conversar sobre seus sentimentos.

Outra maneira de usar o cinza é no seu vestuário. Nesse caso, a cor traz neutralidade, sutileza e delicadeza, também sendo responsável por indicar uma personalidade mais colaborativa e estável. O tom pode ser incluído nas suas roupas ou nos seus acessórios, como em bolsas ou sapatos, em uma versão mais clara.

O cinza também pode ser utilizado, em tons mais claros, nos ambientes da sua casa. No tópico seguinte, você vai entender os detalhes sobre isso, mas já tenha em mente que a cor traz elegância e equilíbrio para qualquer espaço no qual é utilizada.

Cromoterapia na decoração

A cromoterapia é outra forma de analisar o efeito das cores no nosso corpo e na nossa mente, interpretando cada tom de um jeito mais prático. Por esse motivo, é possível aplicar a cromoterapia na decoração para entender como a cor cinza em um ambiente pode te influenciar.

Mesmo que a cor cinza seja sinônimo de tristeza e de solidão em algumas interpretações, na decoração é uma escolha ideal. Nesse contexto, o cinza reflete a organização, a ordem, a elegância e a harmonia, tornando o ambiente mais acolhedor e convidativo.

O uso dos tons mais claros de cinza é indicado para ambientes comunitários, como a sala de estar, a cozinha ou a sala de jantar. A cor pode aparecer em móveis, nas paredes ou em artigos de decoração, como vasos, velas, almofadas e estátuas.

Em outros espaços, como no quarto do casal e no banheiro, o cinza não é a cor mais indicada. Isso porque existem tons que vibram energias mais adequadas para esses espaços. Ainda assim, é possível incorporar alguns artigos de decoração nessa cor, como fotos em preto e branco ou toalhas que sigam uma escala de cinza, respectivamente.

Se a cor cinza for associada a alguma outra cor mais vibrante, ela trará um respiro e um alívio para o ambiente, impedindo uma sobrecarga de emoções. Os tons de cinza mais escuros, por outro lado, devem ser usados em ambientes de trabalho, principalmente, por estarem mais relacionados aos negócios.

Em qualquer espaço no qual a cor cinza for aplicada com parcimônia, as pessoas vão sentir confiança e paz interior.

Significado da cor cinza no ano novo

Além de aplicar o cinza na decoração do seu lar e em diferentes aspectos da sua vida, é possível usar a cor no Ano Novo. No Brasil, existe a tradição de usar roupas ou acessórios que tenham um tom específico, capaz de vibrar energias que vão acompanhar quem o utiliza durante todo o ano.

O cinza não é uma cor tão comum para se usar na virada, mas tem poder. Na celebração, o tom pode atrair flexibilidade e modernidade. É a escolha perfeita para quem quer se dedicar a novos planos, para quem deseja mudar de vida ou até para alguém que quer modernizar algum aspecto da própria rotina.

Caso você esteja precisando de sucesso nos negócios, o cinza também é a cor indicada para o Ano Novo. Por estar muito ligado ao ambiente corporativo, o tom vai te trazer confiança e credibilidade para tomar decisões.

Se você não tiver uma roupa cinza, pode usar brincos, anéis, colares, pulseiras, bolsas, sapatos e até maquiagens que tenham essa cor. O mais importante é que o tom apareça de alguma forma no seu visual. Assim, as energias do cinza vão te acompanhar ao longo de todos os meses que estão por vir.

Você também pode gostar:

Levando em consideração as informações apresentadas sobre a cor cinza, você já sabe como utilizá-la para aumentar o seu bem-estar. Entretanto existem muitas outras cores das quais você pode se beneficiar. Continue estudando o significado de cada uma delas para transformar a sua vida!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br