Autoconhecimento Cromoterapia

Significado da cor laranja: entenda sobre esta cor poderosa

Você acha que as cores podem alterar as suas sensações e as suas emoções? De acordo com a psicologia das cores, elas podem. Isso porque a nossa mente realiza um tipo de tradução quando se vê diante dos diferentes tons que nos rodeiam, transformando-os em estados de espírito.

Por esse motivo, algumas cores são capazes de aumentar ou de diminuir o seu apetite, de elevar ou reduzir a sua concentração e até de te ajudar a relaxar ou de te irritar, por exemplo. Inclusive, na decoração de interiores, no cinema e no marketing, a psicologia das cores é uma grande aliada.

Talvez você não tenha consciência das associações que o seu cérebro faz quando se depara com determinada cor. No entanto, essas relações aparecem de forma implícita na sua mente. Caso você entre em um cômodo completamente branco e depois em um completamente preto, é provável que você sensações muito distintas em cada um deles.

Outra situação na qual a psicologia das cores se faz presente é quando buscamos o significado de alguma cor específica. No Ano Novo, é possível que você tenha pesquisado o que cada cor poderia trazer para a sua vida. Isso tem uma relação direta com a teoria, embora também receba contribuições da espiritualidade.

Portanto, se você quer aplicar a psicologia das cores na sua vida, pode começar aprendendo mais sobre um dos tons que você vê todos os dias: laranja. No conteúdo que preparamos, você vai descobrir o que essa cor pode simbolizar na cromoterapia, na decoração, na psicologia e muito mais. Surpreenda-se!

Significado da cor laranja na psicologia

De acordo com a psicologia das cores, o laranja é a cor que concentra as vibrações do amarelo e do vermelho. Por causa disso, o tom costuma estimular energia, confiança em si e movimento. Aproveitando o que há de melhor no vermelho, o laranja vibra o amor, enquanto traduz a sabedoria e a busca por conhecimento do amarelo.

Além de estimular o apetite e a movimentação do corpo, a cor laranja também é responsável por inibir medos, frustrações e até sentimentos depressivos. De certa forma, a cor pode ser vista como uma injeção de ânimo, inclusive aumentando a atividade dos músculos e do sistema nervoso simpático.

Ao mesmo tempo, por ser menos agressiva do que o vermelho e menos vibrante do que o amarelo, a cor laranja traduz o equilíbrio. É uma cor que traz motivação de forma responsável e contida, com um desejo de se aventurar sem correr grandes riscos. Diversão e descontração são conceitos associados ao laranja, nesse caso.

Apesar disso, o laranja tem um aspecto negativo. Quando essa cor é utilizada em excesso ou de maneira inadequada, ela pode diminuir a potência sexual e o desejo, sendo que também causa uma diminuição na criatividade e na movimentação do corpo. Ou seja, o laranja pode trazer uma sensação de letargia e apatia.

Significado dos tons de laranja

As sensações estimuladas pelo laranja podem ser diferentes, de acordo com o tom que essa cor apresenta. Confira as variações de significado dos tons de laranja:

Laranja claro: pode ser utilizado para estimular a criatividade, seja na hora de iniciar um projeto ou de resolver problemas.

Salmão: é indicado para quem deseja se posicionar bem na sociedade, facilitando as interações com outros indivíduos.

Laranja escuro: relaciona-se com as pessoas que dependem emocionalmente de outras e podem utilizar meios perversos para manter a relação de dependência.

O laranja na espiritualidade

A partir da espiritualidade, é possível conhecer outros significados para a cor laranja. Esse tom se mostra bastante presente no Oriente, em religiões como o budismo, o hinduísmo e o confucionismo, que é uma religião da China Antiga. Em cada uma delas, podemos observar novas interpretações para o tom.

No budismo, o laranja simboliza a mais alta iluminação espiritual que alguém pode atingir. O tom que simboliza a perfeição e a renúncia ao mundo externo está presente, inclusive, nas vestimentas dos monges, que devem seguir tais princípios. O comprometimento com a ordem e com a religião também é simbolizado pelo laranja.

No hinduísmo, a cor laranja se faz presente de outra forma. Além de ser relacionada à divindade Krishna, que simboliza a verdade absoluta, o laranja se faz presente nas vestes dos shadu, que são homens santos errantes que vagam pela Índia. Logo, a cor pode ser vista como um sinal positivo, que oferece acolhimento e comprometimento com a honestidade.

No confucionismo, por outro lado, o laranja não representa a iluminação espiritual ou a verdade. Nesse caso, a cor diz respeito à transformação individual e da sociedade, por meio da filosofia e da religião. Em outras palavras, o laranja poderia ajudar uma pessoa a evoluir, de modo que ela tomasse as atitudes necessárias para se modificar e fazer o mesmo com tudo que está ao redor dela.

Ou seja, o significado do laranja na espiritualidade sempre é positivo, mesmo que existam três diferentes interpretações para ele. Desde que você use a cor para intensificar a sua evolução espiritual e o seu contato com a fé, ela será um importante combustível para fortalecer seu espírito e suas crenças.

Como e quando usar laranja

Mesmo que você conheça toda a teoria por trás da cor laranja, isso não te mostra qual é o jeito mais prático de incorporar os poderes do tom no seu cotidiano, não é? É por esse motivo que vamos te mostrar como e quando usar laranja tanto no seu dia a dia e nas suas relações quanto no seu trabalho e na sua casa.

Em primeiro lugar, você pode usar a cor laranja para começar o dia. Por ser um tom que traz bastante energia, ele será um importante auxílio na hora de levantar da cama e começar o dia, deixando seu astral lá em cima. Você pode usar um despertador que emita essa cor ou tomar um suco de laranja ou de cenoura, por exemplo.

Quarto dormitório de parede laranja e colcha laranja na cama de casal
lovingimages / Pixabay

Na prática de esportes ou no seu trabalho, a cor laranja é especialmente indicada para atividades que exigem muito movimento e muita criatividade. Se você for fazer uma corrida, experimente usar uma roupa laranja. Ou então, se você tiver uma reunião para apresentar novas ideias em um projeto, acrescente algum toque de laranja ao arquivo.

Ao se relacionar com as outras pessoas, a cor laranja também pode ser muito benéfica. Quando você quiser aproveitar um tempo de lazer com bastante diversão, incluir objetos laranjas vai aumentar a felicidade de todos os envolvidos. Sempre associe a cor laranja ao movimento e à leveza.

Em outros contextos, quando você estiver sentindo pensamentos negativos se formando na sua mente, uma boa ideia é escrever em uma folha laranja como você está se sentindo. Entrar em contato com essa cor e tirar do seu peito o que está te atormentando já será um grande auxílio.

Cromoterapia na decoração

Você já percebeu que o laranja é uma cor que traz muita energia e que se conecta bastante ao movimento. Então pode parecer que é uma ideia ruim colocar esse tom dentro de casa, local em que normalmente tudo deve ser mantido em ordem, sem muitas movimentações.

Entretanto a cromoterapia, que se baseia no uso das cores para melhorar o bem-estar de uma pessoa, mostra que o laranja vai muito além do movimento e da energia. Na verdade, esse tom também é perfeito para estimular o apetite e a diversão. Logo, os dois melhores lugares para usar o laranja na sua casa são na cozinha (ou na sala de jantar) e no quarto de brincadeiras, se você tiver um espaço assim.

Brinquedos laranjas, pratos nesse tom e até panelas alaranjadas são ótimas opções para incorporar os benefícios dessa cor ao seu cotidiano. Se você quiser pintar alguma parede de laranja, o ideal é escolher um tom menos vibrante, deixando-o no escritório ou no seu ateliê. Assim, as suas ideias sempre terão um toque de criatividade extra.

Para evitar que você acabe acumulando energias, o ideal é não acrescentar elementos em laranja ao seu quarto ou ao seu banheiro. Como esses espaços são destinados ao relaxamento, é melhor que eles fiquem livres de toda a empolgação do laranja.

Significado da cor laranja no ano novo

É fácil usar a cor laranja na decoração da sua casa, no seu trabalho e na hora de se divertir. Mas existe outro momento especial no qual você com certeza vai querer usar esse tom: no Ano Novo. No Brasil, é tradição aproveitar essa festa para usar a cor de roupa que vibra as energias que queremos ter no ano seguinte.

Nesse sentido, se você utilizar a cor laranja em uma peça de roupa, em um acessório ou na sua maquiagem no dia da virada, são as vibrações do laranja que vão te acompanhar ao longo de todo o ano que vai começar. Por isso é fundamental entender o que a cor laranja significa no Ano Novo.

Por ser uma cor de movimento e de energia, laranja trará para o seu ano o impulso para promover mudanças, para iniciar projetos, para se aventurar e para se arriscar, mas sempre com responsabilidade. A cor também pode te ajudar a se sentir mais alegre e mais feliz, caso o último ano tenha sido desafiador.

Você também pode gostar:

Com base nas informações apresentadas sobre a cor laranja, você já pode sentir os benefícios desse tom na sua rotina. Aproveite as dicas que ensinamos para colher as melhores energias dessa cor cheia de criatividade e de alto-astral e continue aprendendo o significado de outras cores!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br