Cristaloterapia Energia em Equilíbrio

Pedra Turquesa: saiba como usar seus efeitos terapêuticos

pedra turquesa
Michel VIARD / Getty Images / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

As pedras naturais são objetos que nos auxiliam a nos conectar com o meio ambiente. Isso porque elas carregam diferentes tipos de energia positiva, oriundas da natureza, apenas por estarem perto de nós. Se você já quis aproveitar esse tipo de vibração e não sabe por onde começar, a pedra turquesa pode ser sua aliada. Aprenda mais sobre ela, a seguir.

Significado da pedra turquesa

Você deve estar imaginando que o nome da pedra turquesa está associado à cor que ela apresenta.

pedra turquesa
MarjanCermelj / Getty Images / Canva

Porém a verdade é que a palavra que caracteriza esse cristal significa “vinda da Turquia”. Apesar disso, é comum associar o nome da turquesa à cor azul-turquesa que vemos no cristal.

Para que serve a pedra turquesa?

O fato de a turquesa ser uma pedra vinda da Turquia não diz muito sobre os poderes que ela apresenta. Por isso, precisamos continuar nos aprofundando sobre cristal, para entender como ele atua no corpo e na mente de uma pessoa, bem como no local onde ela vive.

1) Corpo físico

A pedra turquesa é responsável por promover uma desintoxicação no organismo. A partir disso, o cristal pode combater inflamações e infecções, curar problemas de visão e de estômago, reduzir os efeitos da poluição e evitar o agravamento de gripes e resfriados.

2) Corpo espiritual

No corpo espiritual, a turquesa equilibra os pensamentos e as emoções, trazendo mais tranquilidade e bem-estar. A pedra também é conhecida por estimular a intuição, por facilitar a meditação e proteger a energia pessoal de alguém.

3) Ambientes

Os poderes da turquesa também podem ser disseminados em um ambiente. Nesse caso, ela atua como um escudo contra ataques de energias negativas, impedindo que elas se manifestem em um espaço.

Simbologia da pedra

Durante a Antiguidade, os benefícios que a turquesa apresenta já eram percebidos por pessoas importantes. Naquela época, acreditava-se que a pedra era um cristal sagrado, que só poderia ser utilizado por pessoas nobres, como cavaleiros e reis.

Sendo assim, os nobres costumavam carregar um fragmento de turquesa para se protegerem em batalhas, em viagens e em negociações importantes. Em alguns casos, era comum utilizar a pedra como um remédio, que promoveria a cura do corpo e da mente de quem estivesse se sentindo mal.

Curiosidades sobre a turquesa

Além de fortalecer a nobreza muito tempo atrás, a turquesa pode ser a sua pedra de poder. Dependendo da sua profissão e do seu signo, é possível que as vibrações positivas desse cristal sejam mais intensas para você. Analise como isso funciona.

Pedra turquesa e as profissões

A pedra turquesa é indicada para as profissões que necessitam de muita autoconfiança, para serem executadas com perfeição.

pedra turquesa
Oleksandr Shatyrov / Getty Images / Canva

Como o cristal oferece bem-estar e tranquilidade, por meio do equilíbrio entre emoções e pensamentos, é recomendado para os profissionais:

  • operários
  • educadores
  • políticos
  • veterinários
  • oftalmologistas
  • cuidadores

Pedra turquesa e os signos

Embora a turquesa seja indicada para todos os signos, a pedra age com mais intensidade em alguns casos específicos. Confira:

  • Aquário: proporciona o equilíbrio emocional.
  • Sagitário: intensifica a tranquilidade e o bem-estar.
  • Peixes: estimula a clareza mental.
  • Virgem: controla o estresse e a ansiedade.
  • Libra: favorece a tomada de decisões.

Como usar a pedra turquesa?

Se você acredita que a turquesa é a sua pedra de poder e pode melhorar a sua qualidade de vida, é fundamental utilizá-la da forma correta. Para purificar a sua casa ou o seu ambiente de trabalho, por exemplo, coloque-a perto da porta de entrada.

Caso você prefira usar a turquesa como um amuleto, para ter mais sorte, para não se sentir só e para elevar sua energia pessoal, a melhor escolha é uma joia feita com essa pedra. Pode ser um brinco, um colar, um anel ou até um chaveiro.

Além desses usos, você pode aproveitar as energias da turquesa na meditação, para curar o seu corpo e a sua mente. Nesse caso, é só aproximar o cristal da região que você pretende tratar, deixando agir por cerca de uma hora. Durante esse processo, imagine uma luz azul cobrindo seu corpo.

Como limpar minha pedra turquesa?

Quanto mais a sua pedra turquesa lhe fizer bem, mais você vai querer usá-la. E, por causa disso, é provável que o seu cristal fique sujo. Mas você pode limpá-lo facilmente, lavando a pedra em água corrente por cerca de três minutos.

pedra turquesa
danishkhan / Getty Images Signature / Canva

Outra maneira de limpar a pedra é utilizando sal marinho. Para isso, coloque o sal no fundo de uma tigela, e cubra tudo com água. Em seguida, acrescente a pedra no recipiente, e espere uma hora para removê-la.

Como energizar a pedra turquesa?

Depois que a sua turquesa estiver limpa, só falta recarregar as energias dela, pelo Sol ou pela Lua. Na energização com os raios solares, deixe a pedra exposta a eles durante duas horas. Na energização com os raios lunares, coloque o cristal em contato com eles por quatro horas.

Precauções sobre a pedra turquesa

Ainda que a pedra turquesa seja essencialmente positiva, ela pode prejudicar as pessoas que costumam ser muito passivas perante a vida. Isso porque o cristal estimula a serenidade e a paz, e nem sempre essa é a melhor maneira de lidar com conflitos ou de defender o próprio ponto de vista.

Você também pode gostar

Levando em conta as informações apresentadas, observamos que a pedra turquesa é um importante amuleto de proteção, que também nos auxilia a equilibrar pensamentos e emoções. Graças a essas características, esse cristal pode se tornar o seu principal contato com a natureza e com a sua interioridade.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br