Medicina Natural Saúde Integral

Sinais que indicam baixa imunidade

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Formado por diferentes tipos de células, como os anticorpos, o sistema imunológico tem a missão de proteger o organismo contra vírus, bactérias, fungos e protozoários. Mas, quando está fraco, as doenças tornam-se frequentes. Mas o que provoca esse desequilíbrio? Descubra 5 sinais que indicam baixa imunidade e dicas de alimentos para turbiná-la.

1. Resfriados e pneumonias frequentes

São indícios de fraqueza no sistema imunológico. Com o organismo debilitado, o vírus influenza, relacionado aos resfriados, e a bactéria pneumococos, responsável pela pneumonia, instalam-se com facilidade.

2. Doenças autoimunes

As doenças autoimunes ocorrem quando o organismo não diferencia agentes naturais dos invasores. Com essa confusão, ele ataca a si próprio. Na diabetes tipo 1, os anticorpos destroem as células do pâncreas, e a produção de insulina é afetada. No lúpus, os anticorpos podem atacar o núcleo celular e o DNA.

3. Queda de cabelo

Temos 150 mil fios e diariamente perdemos 120. Porém, queda de cabelo acentuada antes dos 50 anos deve ser investigada, explica o dermatologista Francisco Le Voci, do Hospital Albert Einstein. Durante uma doença, o organismo prioriza nutrientes e energia para suas funções vitais. Sem vitaminas e minerais, os fios caem drasticamente.

4. Herpes

Você ou algum conhecido já voltou da praia bronzeado e com feridinhas na boca? O herpes indica problemas no sistema imune. Com o organismo já enfraquecido, os raios UVB reduzem as células protetoras da epiderme. O protetor solar, aplicado a cada duas horas e após sudorese e mergulho, ajuda a evitar o herpes, segundo a dermatologista Luciana Hitomi. Não tomar sol entre 10 e 16 horas também auxilia na prevenção.

5. Otites recorrentes

Inflamação originada pelo acúmulo de líquido no ouvido. Dor intensa, coceira, febre alta e alteração na audição são alguns sintomas. Quadros recorrentes de otites durante o ano são sinal de que as células de defesa estão em baixa e não expulsam os micro-organismos responsáveis pela inflamação. Em crianças, o sinal de alerta são duas otites. Em adultos, mais de duas.

Alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Confira a lista de alimentos que turbinam as células de defesa do organismo!

Alimentos com zinco

O mineral é um antioxidante que ajuda no bom funcionamento do organismo. Nozes, castanhas, gérmen de trigo, farelo de aveia, semente de abóbora, arroz integral e leguminosas (feijão, grão-de-bico, ervilha e lentilha) são boas fontes de zinco.

Vegetais verdes escuros

O ácido fólico atua na formação dos glóbulos brancos, cuja função é defender o organismo. Inclua na dieta espinafre, rúcula, escarola, mostarda e folhas de beterraba.

Alimentos com vitamina C

O nutriente é outro nutriente antioxidante. Consuma acerola, laranja, kiwi, brócolis, gengibre, couve e pimentões verde e vermelho.

Tomate

O licopeno expulsa os radicais livres e renova as células.

Pimenta

O betacaroteno é convertido pelo organismo em vitamina A, nutriente que combate infecções.

Sua imunidade está baixa? Cuide dela para não sofrer no inverno. Clique aqui.


Texto escrito por Sumaia de Santana da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]