Nutrição

Alimentos que podem ajudar a aumentar a imunidade

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Henrique Torres, para o Eu Sem Fronteiras

Quando se fala em saúde, logo associamos o tema ao sistema imunológico, aquele que nos protege de diversas doenças e que, quanto mais forte estiver, mais benefícios pode trazer ao nosso corpo. Isso justifica tanta preocupação sobre o assunto, assim separamos algumas dicas de alimentos naturais que podem ajudar a aumentar a imunidade do seu corpo.

A imunidade é composta por diversos sistemas celulares químicos que atuam trazendo ao corpo a soberania do uso de reservas energéticas, facilitando as operações e a manutenção do metabolismo.

Analisando a importância da imunidade do corpo, leia ótimas dicas de como aumentá-la de forma natural por meio da alimentação.

Use o zinco

Certifique-se de comer alimentos ricos em zinco. Seu sistema imunológico não funciona perfeitamente se faltar zinco. Este mineral ajuda a controlar vários aspectos da imunidade, inclusive a produção de anticorpos e células T, bem como a atividade de outras células brancas do sangue.

Os animais com deficiência de zinco não conseguem combater ataques de bactérias, vírus e parasitas. Adultos e crianças com deficiência de zinco, por exemplo, sofrem mais frequentemente com resfriados e infecções do sistema respiratório.

O zinco pode rejuvenescer um sistema imunológico envelhecido e pode ajudar a reverter a deterioração das funções imunológicas que diminuem gradativamente após os sessenta anos.

Após a meia-idade, a glândula timo, que desempenha papel importante em nossas defesas imunológicas, começa a encolher drasticamente. O timo secreta a timolina, um hormônio que estimula a produção de células T. À medida que o timo se atrofia, diminui também a produção de timolina.

Contudo, estudos realizados por italianos em ratos velhos concluíram que pequenas doses diárias de zinco provocaram um novo e espantoso crescimento de 80% em seu limo e um aumento significativo nos hormônios ativos e células T, que combatem infecções.

A maior fonte de zinco é a ostra. Oitenta e cinco gramas de ostras cruas contêm 63 miligramas de zinco; 85 gramas de ostras defumadas contêm impressionantes 103 miligramas.

Estratégias alimentares para aumentar a imunidade
  • Certamente, a melhor dieta para criar resistência às infecções, bem como ao câncer, é consumir muitas frutas e vegetais, especialmente alho e alimentos ricos em betacaroteno e vitamina C;

Foods High in vitamin C on wooden background. Healthy eating. Flat lay

  • Devagar com a carne, especialmente as carnes gordas;
  • Restrinja os ácidos graxos ômega-6, presentes, por exemplo, no óleo de milho, de açafrão e de sementes de girassol;
  • Coma frutos do mar, especialmente peixes gordos e crustáceos, bem como outros alimentos ricos em zinco;
  • Coma iogurte regularmente;
  • Reduza o consumo de açúcar, porque há indícios de que ele diminui a imunidade.
O vinho pode ser de grande ajuda

Couple Cheers Love Wine Concept

Com a ajuda da ciência moderna, estamos presenciando o que nossas avós sempre souberam. Elas costumavam matar bactérias do peixe das frutas mergulhando-as no vinho.

Na verdade, se você consome bebidas alcoólicas e, ao mesmo tempo, ingere alimentos contaminados com certas bactérias ou vírus causadores de doenças, sua probabilidade de adoecer é menor. Pessoas que ingerem uma única dose de bebida alcoólica e comem alimentos contaminados com Salmoneila e Staphylococcus têm menor possibilidade de apresentar.

Mas lembre-se: sempre use dicas como essas de forma segura e controlada, evitando exageros e mantendo os devidos cuidados para que a saúde seja cuidada da melhor forma possível.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]