É necessário, para o desenvolvimento destas pessoas, trabalhos multidisciplinares. Diversos profissionais são envolvidos como Psicólogos, Psicopedagogos, Fisioterapeutas, Médicos, Psicomotricistas, entre outros.
Vamos neste texto dar destaque para a psicomotricidade que, em clínica ou na escola, onde se trabalha desenvolvendo ou melhorando a consciência corporal através das atividades que envolvem a imagem corporal, e atividades de equilíbrio. Portanto, quando se trabalha o corpo em sua reorganização, com estimulação nos aspectos de tonicidade, imagem corporal e equilíbrio principalmente, se alcança excelentes resultados para a melhora da coordenação motora
O ato de dançar trabalha estimulando em qualquer pessoa sua coordenação motora, equilíbrio e, desenvolve uma grande consciência corporal. Imaginem em uma pessoa com Síndrome de Down, o ganho que a dança pode trazer. Por isso entendemos a dança como grande coadjuvante no tratamento da síndrome. Mas, acreditamos ser na autoestima, o maior ganho que a dança pode trazer para quem a pratica. Ao olhar-se no espelho e, ver-se superando questões de ordem corporal dia após dia, traz uma mudança na autoimagem que reflete diretamente no emocional de pessoas com ou sem Síndrome de Down, mas nas que portam a síndrome o ganho pode trazer toda a diferença entre estar feliz ou não.