Convivendo

Síndrome de Down: a importância da autoestima!

Iara Ponce Casal
Escrito por Iara Ponce Casal



A síndrome de Down é uma das síndromes mais conhecidas, talvez pela sua alta prevalência e características físicas bem marcantes. O indivíduo com esta síndrome apresenta olhos amendoados, hipotonia corporal, ou seja, o indivíduo apresenta um excesso de relaxamento muscular, tem também sérios comprometimentos em sua coordenação motora, problemas cardíacos, entre outros sintomas. Pessoas com síndrome pode apresentar todas as características ou apenas algumas delas, mas a hipotonia e o déficit na coordenação motora quase sempre estão presentes.

É necessário, para o desenvolvimento destas pessoas, trabalhos multidisciplinares. Diversos profissionais são envolvidos como Psicólogos, Psicopedagogos, Fisioterapeutas, Médicos, Psicomotricistas, entre outros.

Vamos neste texto dar destaque para a psicomotricidade que, em clínica ou na escola,  onde se trabalha desenvolvendo ou melhorando a consciência corporal através das atividades que envolvem a imagem corporal, e atividades de equilíbrio. Portanto, quando se trabalha o corpo em sua reorganização, com estimulação nos aspectos de tonicidade, imagem corporal e equilíbrio principalmente, se alcança excelentes resultados para a melhora da coordenação motora

O ato de dançar trabalha estimulando em qualquer pessoa sua coordenação motora, equilíbrio e, desenvolve uma grande consciência corporal. Imaginem em uma pessoa com Síndrome de Down, o ganho que a dança pode trazer. Por isso entendemos a dança como grande coadjuvante no tratamento da síndrome. Mas, acreditamos ser na autoestima, o maior ganho que a dança pode trazer para quem a pratica. Ao olhar-se no espelho e, ver-se superando questões de ordem corporal dia após dia, traz uma mudança na autoimagem que reflete diretamente no emocional de pessoas com ou sem Síndrome de Down, mas nas que portam a síndrome o ganho pode trazer toda a diferença entre estar feliz ou não.

Sobre o autor

Iara Ponce Casal

Iara Ponce Casal

Psicóloga, com 21 anos de experiência clínica. Especialista em Terapia Familiar e Abordagem Sistêmica pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), com ênfase em Psico-Oncologia e Ansiedade. Atua em consultório particular em São Caetano do Sul (SP) desde 1994. Além do atendimento clínico, ministra palestras, cursos, workshops e também programas para valorização da Autoestima feminina, imagens mentais e grupos específicos, visando o tema ansiedade e estresse.

Telefone: 11 4229-4132
WhatsApp: 11 9.9153-4128
Consultório: R. Marechal Deodoro, 727, B. Sta. paula - SCSul
Blog: www.iaraponcecasal.blogspot.com
Facebook: ESATI Espaço Sistêmico Aberto de Terapias Integradas