Energia em Equilíbrio Yoga

Posturas da Yoga que curam a insônia

Yoga pose - Woman silhouette practicing yoga Warrior pose on sea bridge at sunset.Yoga near beach.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

 falamos muito sobre Yoga por aqui. Esta milenar prática de meditação surgida na Índia traz autoconhecimento, reduz o estresse, melhora a respiração, deixa os músculos mais fortes e flexíveis, dentre outros benefícios. Os primeiros efeitos são perceptíveis em três meses. Mas, você sabia que a técnica também melhora o sono? Selecionamos 5 posturas de Yoga para acabar com a insônia. De fácil execução, podem ser colocadas em prática até por quem nunca fez uma aula. Conheça e escolha a sua.

1 – Uttanasana (curvatura para frente em pé)

De pé, coloque as mãos nos quadris e deixe o corpo bem ereto. A partir dos quadris, curve o corpo para frente com as mãos na cintura, pernas bem esticadas e desça até onde conseguir. Solte o corpo durante as expirações para tentar encostar as mãos atrás das pernas ou no chão. Saia da posição apoiando as mãos no quadril e suba bem devagar.

Por que é boa? Diminui a ansiedade.

Outros benefícios: alivia dor de cabeça e sintomas de sinusite.

Tempo de permanência: 1 a 3 minutos.

2 – Janu Sirsasana (cabeça no joelho)

Sentado, estique as pernas à sua frente. Deixe a perna direita próxima ao tronco e coloque a planta do pé direito na parte interna da outra coxa. Procure tocar o pé esquerdo com as duas mãos, tente apoiar o abdômen na coxa e a cabeça na perna. Repita o exercício do outro lado.

Por que é boa? Diminui a ansiedade.

Outros benefícios: alivia dor de cabeça e cólica menstrual.

Tempo de permanência: 1 a 3 minutos.

3- Setu Bandha Sarvangasana (postura da ponte)

Deite no chão, dobre os joelhos, fixe os pés no chão, mantenha os braços também no chão e deixe-os perto do quadril. Levante o cóccix com cuidado para manter ombros e cabeça no chão. Enrijeça e levante os glúteos. Coloque as mãos abaixo da pélvis e alongue seus braços.

Por que é boa? Reduz a fadiga.

Outros benefícios: melhora dores na coluna e na cabeça, fortalece as pernas, regula pressão e estimula a tireoide, pulmões e órgãos abdominais.

Tempo de permanência: 30 segundos a 1 minuto.

4 – Salamba Sarvangasana (pouso sobre os ombros)

Deite no chão, deixe os braços abertos, dobre os joelhos e leve-os para a testa, tudo isso com a cabeça no chão. Deixe os cotovelos fixos no chão, apoie a base da lombar com as mãos e estique as pernas rumo ao teto, mantendo os glúteos firmes e os pés estendidos.

Por que é boa? Relaxa a mente e reduz sintomas do estresse e depressão.

Outros benefícios: fortalece órgãos abdominais e a tireoide.

Tempo de permanência: comece com 10 segundos e aumente o tempo gradativamente.

5 – Halasana (postura do arado)

A posição Salamba Sarvangasana é a base da postura do arado. Estique as pernas para o teto, dobre o tronco devagar direcionando as pernas para a parte de trás da cabeça. Apoie suas mãos nas costas, ou então, enlace-as e puxe para o lado oposto das suas pernas. Se possível, encoste os pés no chão.

Por que é boa? Reduz estresse e fadiga, alivia dor na coluna e de cabeça e ameniza sintomas de sinusite.

Tempo de permanência: 1 a 5 minutos.

Você sabia que a Yoga também é boa para quem sofre de insônia? Coloque em prática uma dessas posturas hoje mesmo. Depois, nos conte o quanto seu sono melhorou.


  • Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras.

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