Nutrição

Detox: quais alimentos podem entrar na dieta?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Algumas pessoas estão sempre insatisfeitas. A busca pelo corpo perfeito é o objetivo de muita gente. Mas, o processo é difícil, exige sacrifício. A insatisfação geralmente vem acompanhada pela impaciência. Esta equação faz surgir várias dietas malucas. Na dieta da lua é permitida apenas a ingestão de líquidos. Imaginou comer somente três ovos o dia todo? Na dieta do ovo cozido é assim. Ovo é rico em proteínas, antioxidantes e vitaminas do complexo B. Porém, três ovos cozidos representam 210 calorias. Dietas com 500 calorias já levam à desnutrição. Existe também a dieta da clara de ovo. Nela, a pessoa come clara de ovo a cada três horas.

O vinagre, especialmente o de maçã também é visto como milagreiro. A cantora americana Fergie ingeria uma dose antes das refeições. O tempero protege o fígado, faz bem à pele, melhora a digestão, o desempenho muscular e previne diabetes. O ácido acético promove redução de apetite. Em excesso causa problemas ao estômago, fígado e ao duodeno, primeira porção do intestino delgado. O recomendado é utilizar 2 ou 3 colheres diárias.

Até papinha de bebê é usada para emagrecer. As atrizes Jennifer Aniston e Reese Whiterspoon fizerem a dieta da papinha de bebê. Informações dão conta que as estrelas comiam 14 potinhos diariamente. O alimento é pobre em proteínas. São compostas basicamente por carboidratos. As feitas com frutas provocam picos de insulina e hipoglicemia reacional. A hipoglicemia reacional ocorre quando logo após o consumo de açúcar, níveis sanguíneos da glicose aumentam rapidamente, para em seguida cair drasticamente.

Riscos dietas malucas

Dietas restritivas causam hipoglicemia (pouco açúcar no sangue). Você até perde peso, mas, vai atacar a geladeira e comer por dois. Pular refeições também é proibido. Isso faz o corpo funcionar devagar, além de acumular energia, levando ao acúmulo de peso. Dietas restritivas provocam tonturas, dores de cabeça e enfraquecem unhas, cabelos e pele. Pensem duas vezes antes de passar dias à base de banana, ovos ou papinhas de bebê.

Dieta detox

A dieta detox faz grande sucesso. As celebridades simplesmente amam. Emagrecer consumindo sucos deliciosos.  Não se sabe ao certo o criador da dieta. Porém, desde o Antigo Egito há noções sobre a toxidade de certos alimentos. Os egípcios acreditavam que o humor seria responsável pela criação de toxinas. Quanto mais purificada a pessoa, menos toxina produziria. Algumas religiões ainda acreditam que limpeza física é sinônimo de fortalecimento espiritual.

Holistic detox

A dieta detox ganhou força nos Estados Unidos. Logo conquistou o mundo, graças aos famosos. O médico Nish Joshi, nascido na Tanzânia e com consultório em Londres desenvolveu a holistic detox (desintoxicação holística) em 2005. A técnica é baseada na medicina ayurvédica, a medicina oficial da Índia, criada há aproximadamente 7 mil anos. Para a medicina ayurvédica, tudo no universo – inclusive o corpo humano – é formado por éter, ar, fogo, água e terra. A holistic detox conquistou as atrizes Gwyneth Paltrow e Cate Blanchett. Os benefícios são vários: mais disposição, rejuvenescimento facial e fim da celulite. A dieta holistic detox deve ser feita por 21 dias. Após o término, voltar com os alimentos não permitidos e evitar alimentos industrializados em geral.

Como a dieta holistic detox funciona?

Por três semanas estão proibidos alimentos com pH ácido. Dentre as frutas, apenas a banana está liberada. Ao eliminar alimentos ácidos, o corpo recupera o ph natural (alcalino). Dessa forma, os rins filtram toxinas com mais agilidade. Veja a lista do que é proibido e permitido.

Alimentos alcalinos – pode
  • Pães e cereais integrais sem glúten
  • Iogurte natural, ricota, mussarela de búfala, queijo de cabra, queijo cottage e tofu
  • Mel
  • Arroz integral
  • Lentilha
  • Soja
  • Azeite
  • Folhas e vegetais de cor verde-escuro
  • Legumes: cenoura, couve-flor, aipo, etc.
  • Peixes: salmão, atum, etc.
  • Frango e peru
  • Ovos, não mais que 4 por semana
Alimentos ácidos:
  • Produtos industrializados (vinagre, adoçante, ketchup, mostarda)
  • Embutidos (presunto, mortadela, salame, etc.)
  • Álcool
  • Café, chás (exceto chás herbais)
  • Açúcar, chocolates e doces em geral
  • Batata e tomate
  • Farinha branca e glúten (pães, biscoitos, etc.)
  • Leite de vaca e derivados, exceto iogurte natural, coalhada, ricota e queijo cottage
  • Frutas (exceto banana)
  • Frutas secas (exceto amêndoas e nozes)
  • Carne vermelha

shutterstock_272431886

Sugestão de cardápio holistic detox para 4 dias
  • Pela manhã ainda em jejum, beba um copo de água morna ou quente com limão (gotas ou rodelas)
  • Para as refeições principais, a medida é a palma das mãos. Para os lanches, a media é a palma de uma mão

1º dia

Café

150 gramas de iogurte natural

1 banana

1 colher de sopa de mel

Lanche

Chá de ervas

2 biscoitos integrais

Almoço

Peito de frango grelhado

Salada de alface, espinafre, cenoura e aipo temperada com azeite e limão

Lanche

Fatias de cenoura ou coco: as fibras garantem saciedade

Jantar

Arroz integral

Lentilha feita preparada com alho, cebola, tomilho, amêndoas sem casca e azeite

Salada

2º dia

Café

2 fatias de pão integral sem glúten com  mussarela de búfala e mel

Lanche

Fatias de cenoura crua

Almoço

Salmão ou atum grelhado com brócolis e couve-flor

Lanche

1 porção de sementes ou nozes. Beba bastante água

Jantar

Sopa de cenoura, (feita com cebola, azeite, frango desfiado e gengibre). Sirva com flocos de aveia e cottage

3º dia

Café

Muslii (que não contenha glúten) com 1 banana e leite de soja

Lanche

1 banana

Almoço

1 ovo florentino (mexido com espinafre)

2 fatias de pão de centeio com azeite

Lanche

Chá de ervas

2 biscoitos integrais

Jantar

Mussarela de búfala grelhada (fatias finas) com 1 fatia de pão de centeio e cebola, alho-poró e aspargos cozidos

4º dia

Café

1 ovo mexido

2 fatias de pão integral (sem glúten)

Leite de soja

Lanche

Palitos de cenoura

Almoço

Risoto de grão-de-bico com arroz integral (feito com cebola e aipo), mais molho de iogurte e salada verde

Lanche

Chá de ervas e 1 banana

Jantar

Salmão ou filé de peito de peru grelhado

Salada

Legumes cozidos

Dicas para turbinar a desintoxicação
  • Pela manhã, faça massagens na barriga. Use as pontas dos dedos e faça movimentos circulares e suaves ao redor do umbigo no sentido horário
  • Puxe para cima e solte os ombros no mínimo cinco vezes
  • Massageie a planta dos pés antes de dormir. Calcanhares e a parte gordinha, embaixo dos dedos merecem atenção especial (aperte pelo menos 10 vezes). A massagem relaxa e protege os rins
  • Quando for dormir e ao levantar, deite-se de costas no chão. Respire fundo, estique os braços ao longo do corpo e relaxe os ombros. Conte devagar até 10
Diferenças holistic detox e dieta detox

A holistic detox não difere muito da detox. As duas favorecem a saúde do intestino. Em ambas alimentos industrializados, cafeína e embutidos estão proibidos. As diferenças é que na versão holística, os alimentos estão divididos em Alimentos alcalinos (permitidos) e ácidos (não permitidos). Na holistic detox há restrições de frutas (banana é alimento ácido, mas permitido). Na detox, não há restrições a nenhuma fruta. A holistic detox pode ser feita por até 21 dias. A dieta detox não deve ultrapassar 10 dias e também impede e estimula a saída de toxinas.

Preparando o corpo para a detox

Uma semana antes, evitar bebida alcoólica, alimentos industrializados, cafeína, pães, farinha branca, carne vermelha e frituras. Comece a incluir frutas diuréticas, elas aumentam o fluxo de urina, consequentemente, removem impurezas. Melancia, abacaxi, pêra, melão e limão são as frutas mais diuréticas. Verduras e legumes ricos em água também devem ser incluídos 7 dias antes. Abobrinha, chuchu, alface, nabo, rabanete e pepino são algumas sugestões. Listamos abaixo os alimentos liberados.

Liberados

Água: No mínimo 1,5 diariamente.

Chás: verde, branco, chá de hibisco e dente-de-leão

Legumes e verduras: Invista nas verduras e legumes ricas em fitoquímicos, antioxidantes que dão cor aos alimentos e protegem o organismo. Alimentos laranja e amarelo possuem betacaroteno, que reforça o sistema imunológico e ainda têm vitamina A, o que diminui o risco de doenças cardíacas.

Couve, couve-de-bruxelas, brócolis, couve-flor e repolho, cruas, refogadas ou no vapor são recomendadas.

Carnes brancas: frango e peixe orgânico, grelhados, cozidos, assados ou ensopados

Ervas e temperos antioxidantes: utilize pimenta vermelha, gengibre, açafrão, tomilho, hortelã e canela na comida e no suco

Cereais, grãos integrais e sementes: (arroz integral, quinoa, aveia, linhaça, chia) e raízes (batata-doce, inhame).

Frutas em geral: preferencialmente com casca

Proibidos

Alimentos industrializados: principalmente os que contêm sódio, corantes e conservantes. Pães e massas com farinha branca e adoçantes artificiais são prejudiciais

Carnes vermelhas: possuem hormônios artificiais, como todos os alimentos tóxicos

Café: pode atrapalhar o sono. Quando você dorme mal, o corpo acumula toxinas

Refrigerantes: versões light, diet e zero estão incluídas. Os corantes e adoçantes artificiais impedem a limpeza do organismo. Bebidas alcoólicas também possuem corantes e adoçantes.

A dieta detox é um estilo de vida. Adotar frutas, verduras, legumes, grãos e sucos limpam o organismo. O melhor é que não é radical e os cardápios só têm alimentos deliciosos. Não custa lembrar que a dieta detox não deve ultrapassar 10 dias. Após este período, continue com os alimentos saudáveis. Um corpo sem toxinas funciona melhor. Alimentação balanceada dá disposição para enfrentar o dia a dia e garante uma velhice tranquila. Consulte um nutricionista para mais informações sobre dieta detox.


  • Escrito por Sumaia Santana da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]