Beleza Natural Nutrição

4 alimentos que vão curar a sua acne naturalmente

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Como qualquer um que luta contra a acne sabe, há uma ligação profunda entre os alimentos que comemos e como eles afetam a nossa pele. Por esse motivo, tentar comer alimentos ricos em antioxidantes, gorduras saudáveis, beber água suficiente e evitar alérgenos comuns como trigo, leite e soja é um bom começo. Mas e se você ainda está fazendo o “certo” e mesmo assim continua sofrendo com um emaranhado de espinhas?

Essa é a minha história de alguns anos atrás — fiquei obcecada tentando manter uma dieta “perfeita” visando melhorar minha pele, e a ironia é que não importa o quão certo eu comia, minha acne continuava dolorida, feia e embaraçosa. Determinada a chegar na raiz do problema, decidi pesquisar e descobri alguns nutrientes que realmente são capazes de curar e regenerar a pele. O que eu descobri foi que a qualidade da nossa digestão, hormônios e pele dependem de alguns nutrientes vitais que estão ausentes da dieta “saudável” das pessoas em geral.

1. Ghee

Também conhecida como manteiga clarificada, essa gordura multiuso tem surpreendentes propriedades para uma pele saudável. Embora seja feita tradicionalmente de leite de vaca, as proteínas lácteas que contribuem com a acne são forçadas para fora durante o preparo, deixando para trás uma poderosa fonte nutricional de vitamina A, D, E e K2. A vitamina K2 é um nutriente particularmente importante que muitas pessoas têm deficiência, porque ela é encontrada em apenas alguns alimentos como o ghee. Ela também promove a produção da elasticidade na pele, o que é essencial para curar a acne e as cicatrizes, bem como suavizar as linhas de expressão e rugas.

Experimente uma colher de sopa de ghee misturado no seu café da manhã para uma solução poderosa rica em vitaminas.

2. Fígado

O fígado é uma das fontes mais densas de vitamina A do planeta. A forma da vitamina A encontrada no fígado (retinol) combate a acne de várias maneiras: ajuda a evitar que as células mortas obstruam os poros, suprime a produção de andrógeno (maior causa da acne), reduz a produção de sebo e previne a oxidação de gorduras que podem levar à inflamação.

Os retinóides são a forma biologicamente ativa da vitamina A no corpo, e não devem ser confundidos com carotenoides como o beta-caroteno — tipo de vitamina A encontrada nas laranjas.

Os carotenoides são uma fonte nutritiva de antioxidantes, mas não são facilmente convertidos em retinol — fator necessário para o corpo curar a acne e promover uma pele brilhante. Uma vez que o fígado é o órgão onde a carga tóxica do animal é filtrada, escolher animais alimentados organicamente é essencial. Além disso, uma vez que a vitamina é lipossolúvel, certifique-se de comer fígado com algum tipo de gordura saudável (como o ghee) para garantir o máximo de absorção.

3. Ostra

A fonte mais rica em zinco, as ostras são um alimento muito importante para qualquer cura na pele. O zinco é vital para a cura porque ele diminui os níveis crônicos de inflamação e aumenta a eficiência do sistema imunológico — prevenindo que as bactérias da pele inflamem. Ele ainda reduz a produção de queratina, o que previne o entupimento dos poros, mata as bactérias da pele e até reduz a testosterona — o principal hormônio causador de acne em excesso.

Experimente: Se você não gosta de ostras, a abóbora contém uma ótima quantidade de zinco.

4. Sardinhas

Esse pequeno peixe é uma verdadeira carta na manga na luta contra a acne, graças a sua grande fonte de gordura Ômega 3, cálcio, selênio e proteína. A gordura Ômega 3 encontrada na sardinha (e em outros peixes oleosos como o salmão) ajuda a reduzir a inflamação que pode ser desencadeada nos poros entupidos e na acne. Peixes pequenos como as sardinhas contém pouco mercúrio, e foi comprovado que elas ajudam a melhorar drasticamente a aparência da acne e das cicatrizes, assim como as linhas de expressão e rugas.

Experimente: Misture as sardinhas com pão torrado e abacate.

Ainda que pareça difícil no começo, há diversas maneiras de incorporar esses alimentos na sua dieta de forma simples e deliciosa. Além disso, apenas algumas porções são suficientes para deixar os nutrientes — responsáveis pela cura da acne — em equilíbrio, como a vitamina K2, vitamina A, zinco e Ômega 3.


Texto escrito por Amanda Magliaro Prieto da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]