Medicina Natural Saúde Integral

Terapia floral como ferramenta de autoconhecimento

Bruna Rei Freitas
Escrito por Bruna Rei Freitas

De acordo com o Dicionário Aurélio, autoconhecimento é “o ato ou o efeito de se autoconhecer;  ter experiência e prática de vida.” ¹

O primeiro passo para o autoconhecimento é aceitarmos que temos cem por cento de responsabilidade por nossa vida e nossas atitudes, independente da criação que tivemos e do meio em que vivemos.

A medida que assumimos responsabilidade pela maneira como nos sentimos frente as situações de nossa existência, temos a possibilidade de resgatar nosso verdadeiro potencial curativo.²

A Terapia Floral é uma ferramenta que traz esta possibilidade. Através do conhecimento do desequilíbrio, traz a oportunidade para o indivíduo de reconhecer seus defeitos e aperfeiçoar sua individualidade em busca do processo da cura.

Edward Bach, médico inglês criador dos florais de Bach³, dizia que o objetivo da doença é unicamente a correção, ela não surge para nos punir, mas sim para mostrar nossos erros, e impedir que prossigamos cometendo – os, trazendo-nos de volta a nosso caminho de luz, onde se encontra nossa verdadeira personalidade.  Através desta afirmação percebemos que cada sintoma, seja ele de qualquer ordem, físico, mental, espiritual ou emocional, possui uma mensagem que precisamos reconhecer e compreender para que então possamos trabalhar a caminho de nosso autoconhecimento e, consequentemente, de nosso equilíbrio.

Quando se percorre este caminho e se depara com as próprias dificuldades, ocorre o enriquecimento da personalidade humana e nos possibilita gozar de nossas conquistas e nos sentir merecedores das mesmas.4

A compreensão e a correção de nossos erros reduzirão o alcance da doença e nos levarão novamente à saúde.

shutterstock_191723063-2Podemos dizer que a Terapia Floral5 age de duas maneiras que se complementam:

1- Auxilia na dissolução de padrões negativos que uma vez dentro de nós desenvolvem atitudes e comportamentos que nos limitam, nos afastando cada vez mais de nós mesmos;

2- Por outro lado, acentua as qualidades positivas que temos dentro de nós, mas que por algum motivo naquele momento perdemos contato, o que nos auxilia gradativamente a retomar nossa verdadeira natureza.

De acordo com Lambert6, devido a natureza energética e vibratória do floral, quando apropriadamente administrado, proporciona um impulso energético e vibratório que auxilia o indivíduo e refleti no desequilíbrio/ doença atuando como um catalisador que ajuda na recuperação do equilíbrio dos estados afetivos e emocionais antes comprometidos.

Desta forma, identificando os conflitos fundamentais que por muitas vezes nos impedem de sermos verdadeiros para conosco, fazendo–se uso do floral apropriado ao desequilíbrio identificado, certamente o processo da compreensão e do autoconhecimento terá seu início.

É bom lembrar que os florais podem ser administrados juntamente com outras medicações, inclusive as homeopáticas, sem qualquer interferência.

REFERÊNCIAS

¹ Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Editora Positivo, 2011

² Possatto, Lourdes. Equilíbrio Emocional: como promover a harmonia entre pensar, agir e sentir. Editora Lúmen, 2008.

³ Scheffer, Mechthild. Terapia Floral do Dr. Bach – Teoria e Prática. Editora Pensamento, 2010.

Bach, Edward. Os Remédios Florais do Dr. Bach: Cura – te a ti mesmo. Editora Pensamento, 2012.

5 MacPherson, Hugh. As Qualidades Positivas Dos Florais de Bach. Editora Aquariana, 1992.

Lambert, Eduardo. Manual de Tarapia Floral de Bach e da Austrália. Editora Pensamento, 2011.

Sobre o autor

Bruna Rei Freitas

Bruna Rei Freitas

Com uma vasta experiência na área da saúde, é formada desde 2009 pela Universidade Anhembi Morumbi em Naturologia e graduação modulada em Fitoterapia. Possui pós graduação em Medicina Ayurvédica pelo Instituto Naradeva Shala, curso de extensão universitária em Avaliação e Tratamento Interdisciplinar em Dor pela USP, além de cursos de extensão universitária em Iridologia, Terapia Floral e Antroposofia.

E-mail: [email protected]
Telefone: 11 98307-0834
Site: www.espaconaturezahumana.com.br