Sagrado Feminino Saúde Integral

Tipos de menstruação e o que elas dizem sobre a sua saúde

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Toda mulher sofre com o mesmo dilema mensalmente: a menstruação. E não tem como fugir! Apesar de ser um período em que se sofre com inchaços, dores, mal-estar e sintomas diversos, é necessário encará-lo como um fator determinante quando falamos de saúde feminina.

É através da menstruação que sabemos quando se inicia e termina o período fértil e como está o ciclo reprodutivo. Para quem deseja engravidar ou para quem nem pensa em ser mãe, é muito importante saber a quantas anda a saúde do útero. Portanto, fique atenta aos sinais, conheça alguns tipos de menstruação e veja o que elas têm a dizer sobre a sua saúde.

Com coágulos

É um tanto assustador quando se vê pedaços de sangue na menstruação, porém, de acordo com ginecologistas, isso pode ser considerado normal, já que acontece devido a um desequilíbrio dos hormônios femininos. No entanto, em alguns casos, esse resultado se dá em consequência de outras doenças, como miomatose, endometriose, anemia e até mesmo a falta de vitaminas e minerais. Por isso, uma consulta médica para uma melhor avaliação é o adequado.

Com pedaços de pele

Expelir pele junto da menstruação significa que o endométrio (tecido que fica na parte interna do útero) está sendo descolado. Sua quantidade varia de acordo com o fluxo sanguíneo e os hormônios produzidos em cada mulher e isso é tido como algo normal.

Com muito sangue

O responsável por controlar a intensidade de sangue neste período é a quantidade de hormônio produzido, portanto, é natural que meninas que começaram a menstruar tenham esse fluxo mais intenso. Já na fase adulta, a probabilidade é que venha a diminuir.

Com pouco sangue

Tratamento com anticoncepcionais ou alterações hormonais, principalmente na menopausa, podem ajudar na diminuição do fluxo sanguíneo.

Muitos dias

Tudo culpa do hormônio! Em adolescentes, é comum isso acontecer, pois o corpo está se adaptando às mudanças. Já nas mulheres mais velhas, isso pode ocorrer no período da menopausa, onde a instabilidade hormonal aumenta. A pílula do dia seguinte também é considerada uma bomba de hormônios e, por isso, o remédio pode desregular e descontrolar o período fértil.

Borra de café

Quando o sangue aparece com esse aspecto amarronzado, pode ser em decorrência do uso de pílulas com dosagens mais baixas, endometriose, miomas ou outro tipo de dano no útero, problemas emocionais e até mesmo um sinal de gravidez.

Com cheiro forte

É normal que o sangue saia com um odor diferente, já que ele fica armazenado no canal vaginal e passa por transformações químicas até sair. Porém, se o cheiro for muito forte, pode ser o caso da vaginose, causada por bactérias.

Existem outros aspectos que caracterizam os tipos de menstruação e isso varia de acordo com cada pessoa. Mesmo que, em muitas situações, o diagnóstico seja normal, nunca descarte a consulta ginecológico em situações que fogem do controle ou da normalidade.


Escrito por Juliana Alves de Souza da equipe Eu Sem Fronteiras

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]