Energia em Equilíbrio Meditação Yoga

Satsanga yoga: o que é?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Vindo do Noroeste da Índia há mais de cinco mil anos, o yoga é uma filosofia que traz, por meio de meditação e exercícios, benefícios para a mente e para o corpo. Principalmente difundida entre budistas e hinduístas, ela já pode ser considerada uma filosofia queridinha e famosa entre muitas celebridades e anônimos. Mas e esse tal de Satsanga? O que vem a ser e o que tem a ver com o yoga?

De origem sânscrita, “Sat” quer dizer “verdade” e “Sanga”, “reunião”. Daí, podemos ter uma ideia breve do que se consiste essa prática. O Satsanga pode abranger diversos rituais, como a meditação em grupo, a dança e o canto de mantras, leituras e discussões sobre escrituras ancestrais dentre outas atividades; mas a ideia central e de maior importância é a de compartilhamento. Ou seja: estar conectado com outras pessoas é o segredo.

Sempre ministrado por um mestre ou professor, esses encontros são realizados com o intuito de se fazer uma viagem interna ao Eu Divino e instigar a reflexão a respeitos das armadilhas do ego para nos tirar do caminho pela busca real de nossa essência. São momentos de silêncio meditativo, estudos profundos sobre a natureza do ser entoados ao som de mantras tradicionais.

Os iogues, como são chamados os adeptos e praticantes do Yoga, foram e são muitos. Existe uma lista grande de mestres que ajudaram a propagá-lo; cada um dentro de sua modalidade. Entre os mais conhecidos, temos: Mahavatar Babaji, Swami Vivekananda, Ramana Maharshi, Paramahansa Yogananda, Swami Rama, Bhagwan Shree Rajneesh (Osho) e centenas de tantos outros discípulos no mundo todo que ajudam a manter vivos os ensinamentos e conceitos dessa filosofia.

Essa técnica milenar tem ajudado milhares de pessoas a encontrar um caminho mais tranquilo diante das atribulações diárias que vivemos nesse plano.

Segundo estudos e pesquisas científicas, o yoga é um poderoso remédio contra depressão, ansiedade, insônia, enxaquecas e disfunções sexuais (tanto para homens, quanto mulheres). Auxilia na circulação sanguínea, fortalece a musculatura e melhora a postura, diminui o estresse, eleva o humor; e esses são apenas alguns dos itens adicionados a uma lista gigante.

As reuniões ou encontros normalmente acontecem em templos budistas ou templos onde se pratique a atividade. Mas há também eventos itinerantes que circulam por diversos lugares espalhados pelo Brasil e mundo afora. Verifique se em sua cidade ou nos arredores existem locais que promovem o Satsanga Yoga e faça uma visita. Essa pode ser a oportunidade de mudança que estava faltando.


Texto escrito por Juliana Alves da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]