Comportamento Saúde Integral

Remédio natural para ansiedade

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
A ansiedade é uma sensação normal, comum a toda pessoa diante de algum problema ou evento muito esperado. Por exemplo, é bem normal se sentir ansioso antes de uma prova de vestibular ou no dia do próprio casamento, ou ainda diante de algum fato que possa causar apreensão.

No entanto, quando a ansiedade passa a ser excessiva, sem um motivo aparentemente lógico e limitando a vida da pessoa, ela se torna um transtorno e precisa de cuidados. A pessoa que sofre de transtorno de ansiedade acaba por apresentar sintomas físicos e psíquicos, capazes de causarem prejuízo à sua vida, pois por vezes podem ser incontroláveis.

Remédio natural para ansiedade

Sintomas da ansiedade

A ansiedade como transtorno costuma ser bastante incômoda, podendo chegar a ponto de ser incapacitante para a pessoa que sofre do mal. Pode apresentar diversos sintomas, tanto psicológicos (tensão nervosa, sensação de que vai acontecer o pior, irritabilidade, medo exacerbado e constante, problemas de concentração) como físicos (boca seca, aperto no peito, mãos e pés suando frio, tonturas, tremores nas mãos ou em outras partes do corpo, dor de barriga, falta de ar, tensão muscular).

Alguns dos sintomas físicos podem se assemelhar aos de outras doenças, como infarto ou outros problemas cardiovasculares. Por isso é muito importante procurar o médico para um diagnóstico correto.

Remédio natural para ansiedade

Diagnóstico e tratamento

O primeiro passo é buscar tratamento médico, para afastar outras doenças, e posteriormente ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.

O tratamento médico para a ansiedade é a medicação – caso seja necessária – e a psicoterapia. Mas vale também analisar o estilo de vida, buscar praticar exercícios, adotar uma alimentação saudável, meditar, buscar alguma distração ou hobby (para fazer uma higiene mental), tentar dormir direito, de forma a ter um sono verdadeiramente reparador.

E mesmo aceitar que a ansiedade faz parte da nossa realidade comportamental é muito importante, até para saber lidar direito com o problema, sem falsas expectativas.

Podemos encontrar na natureza ótimos aliados no tratamento para a ansiedade, que deve ser holístico. Existem alimentos que funcionam como verdadeiros remédios para tratar os sintomas da ansiedade:

Remédio natural para ansiedade

 

Camomila

É ótimo remédio natural para ansiedade. A camomila é uma das mais antigas e conhecidas plantas medicinais. Seu uso mais comum é na forma de chá das folhas secas, que são ricas em substâncias bioativas, como os flavonoides. Ajuda a reduzir a tensão muscular e melhora a qualidade do sono.

Também existe a possibilidade de usar as suas folhas e flores para fazer um travesseiro aromático, que vai ajudar muito a tranquilizar e facilitar o sono.

Valeriana

Outro excelente remédio natural para ansiedade. De nome científico Valeriana officinalis, é uma planta formada por flores brancas e rosadas. Tem na sua composição a L-teanina, um aminoácido que apresenta um efeito calmante e relaxante.

Um estudo realizado pela Food Science and Technology em 1999 reforçou a eficácia da ação relaxante da L-teanina no organismo, sem promover a sonolência. Entre os principais benefícios desse aminoácido, destacam-se: indução ao relaxamento; promoção de um sono equilibrado; redução do nervosismo, da ansiedade e do estresse; aumento da memória cognitiva, da concentração e do humor; e promoção do bem-estar. Além disso, é um ótimo agente para amenizar os sintomas da TPM.

Você também pode gostar de:

Erva-de-são-joão

Trata-se de uma erva que tem ativos como a hipericina, substância com princípios antidepressivos. Na Alemanha, o extrato de Hypericum perforatum (nome científico da erva-de-são-joão) é bastante usado para o tratamento da depressão leve. Mas a erva-de-são-joão tem contraindicações e efeitos colaterais, por causa de outro de seus fitoquímicos, a hiperforina (que, entre outros efeitos, pode reduzir a ação de retrovirais e pílulas anticoncepcionais). Já existe, no entanto, o extrato de Hypericum sem a hiperforina. Mas, ainda assim, é necessário consultar um médico e receber a receita para o uso desse medicamento.

Banana

Entre os diversos benefícios que proporciona ao nosso corpo, a banana também é rica em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina. A serotonina é um neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar. Alimentos ricos em triptofano são responsáveis por manter o nível desse neurotransmissor no organismo.

Erva-cidreira

Também conhecida como melissa, essa erva é muito utilizada como um remédio natural para ansiedade. Ela age diminuindo as palpitações do coração causadas por tensão. É usada na forma de chá. Você pode experimentar e usar junto com o chá de camomila. O sabor fica ótimo, e os efeitos ainda melhores.

Passiflora

É muito utilizada para resolver problemas de insônia. Mas também tem propriedades antioxidantes, antibacterianas e vasodilatadoras. Em muitos países, ela é princípio ativo para um medicamento que trata ansiedade e nervosismo. Pode ser consumida na forma de chás, tinturas e cápsulas.

A passiflora é a flor do maracujá, que também é um fruto com propriedades calmantes, podendo ser consumido na forma de suco.

Alface

Já é do conhecimento geral que a alface tem o poder de acalmar. Isso acontece graças à lactucina, substância que tem um poder sedativo e é encontrada na folha e principalmente no talo da alface.

O mais comum é consumir essa hortaliça in natura, na salada, mas também dá para consumir em chás ou sucos, como o da receita de um delicioso smoothie calmante que deixamos a seguir.

 

Smoothie antiestresse

Remédio natural para ansiedade

Ingredientes:

Polpa de 1 maracujá

1 banana (congelada)

1 folha de alface

1 copo de água (200 ml)

Modo de preparo:

Bata a polpa do maracujá com um pouco da água e coe. Volte a bater com os outros ingredientes.

Mas atenção!

As ervas funcionam como um excelente remédio natural para ansiedade, mas “natural” não significa que seja livre de riscos. Jamais se automedique nem tome nada sem o conhecimento do seu médico, e o mais importante: a ansiedade tem que ser diagnosticada antes de ser tratada. E a melhor pessoa para prescrever qualquer medicação é o médico!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]