Autoconhecimento Convivendo

Vitiligo. Conheça tratamentos naturais para auxiliar no controle

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O vitiligo é uma alteração na pigmentação natural da pele, quando as células começam a perder a sua própria pigmentação. A perda acaba gerando uma série de manchas brancas que são, inclusive, muito sensíveis a luz solar. Quem apresenta vitiligo deve evitar o contato direto com a luz do sol, a fim de evitar que as manchas se tornem cada vez maiores.

Por se tratar de uma doença que afeta diretamente o emocional da pessoa que a possui, seu tratamento deve conter apoio emocional. A causa exata do surgimento dessas manchas na pele nunca foi descoberta, mas teorias dizem que o motivo pode ser um transtorno imunológico no qual são desenvolvidos anticorpos que atacam as células pigmentadas, ocasionando, assim, a despigmentação.

Estudos de pesquisadores da Universidade Federal de Goiás descobriram atualmente uma planta do Cerrado capaz de auxiliar com eficácia no tratamento do Vitiligo, a mamacadela. De acordo com as pesquisas, a raiz da planta nativa do Cerrado possui propriedades que trazem de volta a pigmentação natural das células afetadas.

Medicinas naturais como a Homeopatia e a Fitoterapia também são ótimas soluções para quem deseja tratar o vitiligo. Plantas como acariçoba, que age bem no sistema nervoso, e o açafrão, que é ótimo para a pele, são muito utilizadas.

Outras plantas e substâncias naturais também são muito utilizadas no tratamento dessa doença que afeta milhares de pessoas. Vamos conhecê-las!

Imagem de várias ervas e flores naturais sobre um livro didático que explica o significado dessas ervas e flores para serem usadas em receitas naturais para reduzir o vitiligo.
Imagem de Shirley Hirst por Pixabay

Remédios com base natural que reduzem os efeitos do Vitiligo

Apesar de auxiliarem na reversão dos efeitos do vitiligo, esses remédios podem ter funcionamento variado entre as pessoas que os experimentam. Além disso, para que se tenha um bom resultado do melhoramento na pigmentação celular é preciso manter uma rotina de uso deles.

Não se esqueça, inclusive, que uma consulta ao médico especialista é sempre importante. Afinal, ele é quem pode dizer com responsabilidade o que pode e deve ser feito!

Imagem de um bowl de porcelana brnaca comdois pedaços de gengibre. Ao lado folha de hortelã. O gengibre será usado como ingrediente para a produção de remédio caseiro para o vitiligo.
Imagem de Leo_65 por Pixabay

Gengibre

O gingerol, uma substância rara presente no gengibre é responsável por trazer bons efeitos no tratamento do Vitiligo. Essa substância é capaz de melhorar o fluxo sanguíneo, permitindo então uma melhor performance, gradual, das células afetadas. Para que os efeitos positivos possam ser percebidos, é preciso manter uma rotina de uso dessa raiz.

Você pode fazer uso do gengibre em sucos e chás, por exemplo. Veja só essa receita simples de chá de gengibre:

Ingredientes necessários:

1 pedaço de gengibre (cerca de 5 cm);
1 ½ xícara (chá) de água;
açúcar ou mel a gosto.

Modo de preparo:

Em primeiro lugar, lave bem o pedaço de gengibre que irá ser usado e o corte em fatias bem fininhas. Coloque 1 ½ xícara de água para ferver com as fatias de gengibre. Ao iniciar a fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Coe, adoce a gosto e beba. Se possível, tome esse chá duas vezes ao dia ou todos os dias pela manhã.

Imagem da argila vermelha. Ingrediente que será usado para uma receita para remédio natural para ser usado no vitiligo.
Imagem de jack9969 por Pixabay

Argila vermelha

A argila vermelha é muito utilizada em tratamentos estéticos e pode ser uma grande aliada para trazer uma nova pigmentação para a pele das pessoas que possuem vitiligo. A presença do cobre é a principal substância responsável pela restauração do pigmento. Além disso, a argila vermelha ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo, o que pode promover o melhor funcionamento das células.

Receita simples para aplicação da argila vermelha

Em um recipiente, adicione a quantidade de argila vermelha que você julga necessário e acrescente o suco de gengibre para criar uma pasta. Dessa forma, você poderá aplicar a mistura na pele em uma rotina de tratamento. Veja a receita!

Ingredientes necessários:

Quantidade de argila vermelha que você julga necessário;
Gengibre fresco.

Modo de preparo:

Lave bem o gengibre e rale-o com um ralador. Em seguida, utilize um espremedor para retirar o suco natural da raiz. Misture o suco natural do gengibre na argila vermelha e pronto! Agora é só fazer a aplicação na pele. Você pode estipular dias na semana em que vai realizar o tratamento e segui-lo verdadeiramente para que se possa obter bons resultados.

Imagem de pó de cúrcuma em um recipiente de vidro. Ao lado uma colher de madeira com um pouco do pó que será usado em uma receita natural de remédio para vitiligo.
Imagem de cgdsro por Pixabay

Cúrcuma

Essa é uma planta familiar do gengibre e possui diversos benefícios específicos para a pele. A cúrcuma hidrata intensamente a pele e também é um ótimo pigmentador natural. Para o vitiligo você pode tomar um bom chá de cúrcuma com gengibre e limão. O limão, por ser rico em vitamina C, é um ótimo atuante para o antienvelhecimento da pele. Veja a receita!

Você também pode gostar

Ingredientes necessários:

½ quilo de cúrcuma crua;
¼ quilo de raiz de gengibre;
Suco de 5 limões.

Modo de preparo:

Lave bem as raízes de cúrcuma e gengibre e as corte em pedacinhos pequenos. Retire o suco dos 5 limões. Em uma jarra, adicione todos os ingredientes e reserve na geladeira. Tome duas colheres dessa mistura antes de cada uma das suas refeições.

Novamente, apesar de essas receitas apresentarem bons resultados a longo prazo, não deixe de consultar seu médico. Busque sempre orientação responsável a respeito de medicinas naturais para o tratamento.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]