Energia em Equilíbrio

Tudo sobre o documentário “Awake – A Vida de Yogananda”

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A vida de Paramahansa Yogananda, um iogue indiano com milhares de seguidores em centenas de países, foi de extrema importância para os caminhos e moldes da meditação no mundo todo.

Yogananda foi responsável pela disseminação de técnicas de meditação ao redor do mundo ocidental, que pautam as bases de desenvolvimento da prática até os dias atuais.

Sua vida compôs uma história repleta de acontecimentos “milagrosos” e impressionantes, que contam com a observação dos poderes de gurus para a cura e conhecimento pessoal.

A trajetória de Yogananda aparece contada no livro Autobiografia de um Iogue, lançado primeiramente em 1946, nos EUA, e posteriormente ampliado pela Self-Realization Fellowship, em nova edição. A Self-Realization Fellowship é uma instituição fundada pelo próprio iogue durante sua vida nos EUA, de 1920 à 1952, quando falece. Por meio desta organização, Yogananda pôde disseminar seus conhecimentos e técnicas de aprendizado e prática de meditação.

O livro é classificado como best-seller, fez e faz muito sucesso dentro e fora do campo espiritual.

Depois do sucesso da obra literária, a vida de Yogananda foi também contada no cinema, pelo filme Awake – A Vida de Yogananda.

O filme

846_mO filme Awake tem direção e roteiro de Paloma di Florio e estreou nos EUA em 2014. No Brasil, estreou em 2015, em novembro, e foi de grande sucesso.

Trata-se de um documentário que, no mesmo caminho do livro, narra a trajetória do iogue. A obra está repleta de cenas marcantes que representam os acontecimentos da vida do guru e ainda diversos depoimentos que fazem com que a trama torne-se mais realista e prática.

Com tom científico, introduz a filosofia e os ensinamentos da Yoga e meditação a partir da biografia de Yogananda. O documentário conta ainda com explicações de como essas práticas se inserem no Ocidente.

A obra tem Russel Simmons, Anupan Kherr e George Harisson em seu elenco.

De amplo ensinamento e informação, a produção contou com filmagens e contribuições de 30 países diferentes e vai muito além da simples biografia e retratação dos feitos de Paramahansa. O documentário usa o conhecimento e disseminação do iogue como base para ampliar os esclarecimento e explicações ao redor do mundo da Yoga e meditação, e como elas fazem parte da famosa “busca pela felicidade”.


  • Escrito por Julia Zayas da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]