Alimentação consciente Nutrição

Vamos nutrir a fome dos olhos

Luiza Camargo
Escrito por Luiza Camargo

A fome dos olhos é muito estimulada durante todo o dia, a todo momento estamos recebendo informações e nutrindo-a, seja com coisas positivas ou negativas. Ao assistir um programa de TV, ou ler um livro, ou escolher o que comer… estamos alimentando a fome dos olhos.

Senior Couple Eating Happiness Cheerful Concept

Vamos aproveitar e escolher coisas positivas para vivenciar esse momento, como apreciar uma flor, ver uma criança brincar, olhar o céu azul, reparar nas árvores pela cidade…

Na hora de comer aproveite também para nutrir a fome dos olhos, escolhendo o que irá colocar no seu prato, notando as formas, cores, texturas dos alimentos. Com isso, você já está melhorando seus hábitos em relação à alimentação.

Nutrir os olhos nos ajuda a estar cientes do momento presente, percebendo o que está a sua volta e escolhendo o que observar.

Tem uma atividade que adoro fazer – se tratar como um convidado! Escolha uma refeição e arrume sua casa, como fazemos quando vem uma visita, pode colocar flores, velas, arrumar a mesa, escolher os utensílios…arrume para você! Depois, prepare o que irá comer com carinho e atenção, escolhendo o que gosta. Na hora de servir, observe todo o ambiente, o que preparou e desfrute de sua comida e do momento.

Vamos praticar?          

O Programa Alimentação Consciente – Mindful Eating desperta a atenção para as fomes no nosso corpo, mente e coração. O programa pode ser individual ou em grupos.


Referência: 

Jan Chozen Bays. Mindful Eating Shambhala, 2009.

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Sobre o autor

Luiza Camargo

Luiza Camargo

Sou nutricionista e instrutora de mindfulness e mindful eating. Acredito na união da Nutrição, Mindful Eating, Mindfulness e Meditação. O alimento é um veículo para nutrir o corpo e a mente e, também, um reflexo de como lidamos com nossas vidas. Na minha trajetória sou pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento e com especialização em Nutrição Desportiva. Realizei o treinamento em Mindful Eating-Conscious Living pela UCSD e Estratégias de Mindfulness pela MTI.

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