Budismo Espiritualidade

A vida de Monja Coen

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras



Cláudia Dias Baptista de Sousa, nascida em 30 de junho de 1947 em São Paulo, hoje conhecida como Monja Coen, é a Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista, em 2001, em São Paulo.

Foi criada no Cristianismo, porém, em sua adolescência, não encontrava todas as respostas para suas perguntas acerca da vida. Em meados de 1970, trabalhou como funcionária de atendimento local no Banco do Brasil S.A. na Califórnia, conhecendo, posteriormente, o budismo Zen de Los Angeles e iniciando os estudos e a prática da religião com outros amigos.

Em 1983, ingressou no Mosteiro Feminino de Nagoya, no Japão, chamado Aichi Senmon Nisodo e Toku Betsu Nisodo, onde residiu por oito anos, tendo se graduado como monja especial – denominada Tokuso, possuindo habilitação para lecionar como professora do Darma Budista de monges, monjas, leigos e leigas.

Em 1995, voltou para São Paulo, liderando atividades como meditações, mantras e estudos no Templo Busshinji, tornando-se a primeira mulher sem descendência nipônica a assumir a Presidência da Federação das Seitas Budistas do Brasil durante um ano. Suas atividades são conhecidas devido a suas palestras pelo Brasil, em escolas, universidades, programas de TV e rádio, promovendo a Caminhada Zen, que prega o autoconhecimento através de diálogos inter-religiosos com várias personalidades nacionais e mundiais, bem como com as pessoas comuns.

Seu principal objetivo é transmitir a paz e a sabedoria ao maior número de pessoas e desde então está engajada em realizar a mudança de seu local de vivência: o mundo.

Monja-Coen

“Quero que as pessoas saibam que podem se transformar e seguir para qual lado quiserem.”

Livros publicados

Dentre as várias palestras, Coen também possui títulos publicados sobre sua caminhada de autoconhecimento.

  • Viva Zen: Reflexões Sobre o Instante e o Caminho, 1a. edição, 2004
  • Sempre Zen: Aprender, Ensinar, Ser, 1a. edição, 2006
  • A Sabedoria da Transformação: Reflexões e Experiências, 1a. edição, 2014, Planeta
  • 108 Contos e Parábolas Orientais, 1a. edição, 2015
  • O Monge e o Touro, 1a. edição, 2015, Cia. Editoria Nacional
Curiosidades

Foi traficante de LSD na Suécia, no presídio de Fróvi, permanecendo por aproximadamente 6 meses lá. Descobriu a meditação após conhecer uma colega de cela.

É ex-aluna do Colégio de freiras chamado Sion.

É filha de José Soares de Souza, braço direito do ex-governador Adhemar de Barros.

É prima dos integrantes da banda Mutantes Sérgio Dias e Arnaldo Baptista, e levava uma vida boêmia com eles, chegando a tentar suicídio após ingerir grandes quantidades de drogas e bebidas.

Seu primeiro contato com a religião budista Zen foi com um dos cinco maridos que teve, Paul Weiss, ex-iluminador de palco do roqueiro Alice Cooper.


  • Escrito por Bruno Melo da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Fotos: Monja Coen. Divulgação.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]