Saúde Integral

Você sabia que exercícios podem prevenir Alzheimer?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Como diria o velho ditado: a saúde vem sempre em primeiro lugar! E é por causa disso que devemos cada vez mais dar importância a prevenção de doenças.

Uma das doenças que tem preocupado bastante é o Alzheimer. É uma enfermidade que tem como característica a perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem) e, mais frequentemente, ela aparece na terceira idade.

A boa notícia é que, apesar de ser uma doença que pode vir de uma predisposição genética, pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) descobriram em uma pesquisa que durou quatro anos que o Alzheimer pode ser prevenido com algo simples: exercícios físicos moderados.

De acordo com a pesquisa, três horas de exercícios físicos por semana ajudam na prevenção da enfermidade. O exercício físico funciona como um tipo de anti-inflamatório natural, que ajuda a desacelerar a morte de células que agem no aparecimento de doenças neurodegenerativas.

shutterstock_113849278 (1)“O envelhecimento tem que ser pensado muito cedo na nossa vida, então se a gente já começar a se preparar para envelhecer bem e, tendo de rotina esses exercícios, a gente vai envelhecer muito melhor” declarou a professora da UFSCar, Márcia Cominetti.

Agora não fique parado e trate já de começar a se exercitar! Separamos algumas dicas para você sair do sedentarismo, e turbinar a sua saúde e assim prevenir diversas doenças, além de melhorar o seu sistema imunológico:

Observe os seus horários

Cada pessoa possui um corpo único e com suas próprias características. Algumas pessoas se sentem mais dispostas a se exercitar logo que acordam, outras preferem correr à noite ou alguns preferem ir na academia no meio do dia. O importante é você descobrir qual é o horário do dia que você mais está disposto para se exercitar e criar o hábito de, sempre nesse horário, praticar os exercícios.

Escolha o que mais te agrada

Não adianta se forçar a correr se você não gosta ou levantar peso na academia se isso não te empolga. Existem inúmeros tipos de atividades físicas e esportes que você pode escolher fazer. Não escolha apenas por comodidade. Escolha uma que realmente goste e, assim, a sua motivação para manter a rotina de exercícios será bem maior.

Paciência

No começo, o corpo está desacostumado, então leva tempo para se acostumar com a nova rotina. Faça tudo dentro do seu ritmo e não se force mais do que aguenta. Tenha paciência, pois, com o tempo, você vai sentir os benefícios em sua saúde e vai querer cada vez mais se exercitar.

Consulte um médico

Se consultar com um médico vai esclarecer o quanto de atividade o seu corpo aguenta, de acordo com a sua idade e condições físicas atuais. Ter o acompanhamento de um especialista da área da saúde sempre ajuda a nos exercitarmos sem correr o risco de forçar o corpo além do necessário.


  • Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]