Energia em Equilíbrio Yoga

Yoga Baby: o que é e como funciona?

sports mother is engaged in fitness and yoga with a baby at home
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Oo yoga, há diversas linhagens. Entre as mais conhecidas estão hatha yoga, yoga integrativa, ashtanga vinyasa yoga, entre outras. Todas preocupadas com o corpo e a mente do ser humano. Logo, as pessoas se interessam por aquela que melhor se adapta com seu estilo de vida e corpo.

E uma modalidade pouca conhecida, mas que está se expandindo, é a yoga baby. Você conhece? É isso mesmo. No yoga baby, a mãe pratica yoga junto com seu bebê. As posturas são adaptadas para que as mamães se sintam confortáveis em fazer as posturas (asanas) junto de seus pequenos. Não é maravilhoso?

Benefícios do yoga baby

Muitas mulheres, após a recuperação do parto e adaptação com o bebê, ainda não se sentem confortáveis para iniciar uma academia, por exemplo. A vontade de ficar perto do bebê e acompanhar todos os seus passos fez com que muitas mulheres encontrassem no yoga baby uma forma de estar junto com o bebê e também de fortalecer o corpo. Conheça alguns dos benefícios da prática de yoga baby:

  • Auxilia na recuperação pós-parto;
  • Reduz tensões;
  • Proporciona alívio de dores;
  • Ajuda a acalmar e proporciona bem-estar;
  • Melhora o sono;
  • Cria um vínculo entre a mãe e o bebê;

Para quem pensa que essa é mais uma moda que o Brasil trás para a população, está enganado. Na Índia, o povo há muito tempo já faz a prática da shantala (massagem para bebês) e o próprio yoga que já é realizado entre mãe e bebê.

Quando praticar?

Não existe um momento certo de começar a prática de yoga baby. O momento certo é quando a mãe e o bebê se sentirem bem. O bebê deve se divertir e relaxar durante as aulas. Caso comece a chorar, a mãe senta, dá de mamar e brinca com ele.

A maior parte dos especialistas indica yoga baby para os bebês acima de três meses, pois aí já estão um pouco mais firmes e fortes em relação à saúde. Para quem nunca praticou, não é obrigatório ter praticado yoga para fazer yoga baby com seu bebê.

O indicado são duas aulas por semana com duração de 30 minutos até uma hora. Durante as aulas, é importante que ambos se sintam bem. A mãe também precisa observar se o bebê não está ficando estressado com as aulas e também procurar um profissional que seja certificado e de confiança.

Você ficou interessado? Procure algum espaço de prática de yoga na sua cidade ou região e converse a respeito! Bora praticar!


Texto escrito por Angélica Fabiane Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br