Energia em Equilíbrio Yoga

Tantra Yoga: o que é, origem, benefícios e real significado

O Tantra Yoga é uma vertente do Yoga que pode ser um grande aliado no autoconhecimento. Para além da sensualidade geralmente associada a essa prática, o Tantra também atua na conexão de quem o pratica com o divino, em suas mais diversas maneiras de expressão. Conheça a técnica mais a fundo.

Você já ouviu ou leu a expressão “tântrico”? Se sim, sabe que ela quase sempre aparece em um contexto sexual ou sensual. E sabia que há uma vertente do Yoga que vai por esse caminho? É o Tantra Yoga, que foca a sensualidade, mas não só isso!

“Tantra”, em sânscrito, significa “teia” ou “trama”, o que se refere a uma estrutura interconectada de ensinamentos espirituais e práticas, assim como o sexo é uma união entre prazer físico, psicológico, emocional, entre outros.

O Tantra Yoga tem suas raízes na Índia antiga, onde se desenvolveu ao longo de séculos. Embora muitas pessoas o associem à sexualidade, é, na verdade, uma filosofia de vida que abrange todos os aspectos da existência.

Além disso, o Tantra vê tudo como uma manifestação divina e sagrada. Para o praticante do Tantra, cada aspecto da vida é uma oportunidade para se conectar ao divino, e todas as atividades são vistas como uma expressão da divindade.

Na Índia, o sexo é considerado uma parte natural e saudável da vida, mas também é visto como uma prática espiritual. Os ensinamentos do Tantra dizem que a energia sexual é uma das formas mais poderosas de energia criativa do Universo, por isso é que ela pode ser usada para se conectar ao divino e elevar a consciência.

Achou essa filosofia de vida interessante? Então aprenda mais sobre o Tantra Yoga e analise se ele cabe na sua vida e se pode beneficiá-lo.

Os dois caminhos do tantra

Em suma, há dois caminhos diferentes na filosofia do Tantra Yoga, o Vāmacāra e o Dakṣiṇacāratantra.

O Vāmacāra é associado a práticas controversas, porque é conhecido como “o caminho da transgressão”. Inclui o uso de substâncias psicoativas e da sexualidade de forma mais ampla e mais promíscua.

Quem segue esse caminho entende que essas práticas são vistas como degraus para a transcendência espiritual, mas são frequentemente criticadas por serem perigosas ou imorais, além de deturpadas por pessoas mal-intencionadas.

Por outro lado, o Dakṣiṇacāratantra é uma forma mais ortodoxa de Tantra, que enfatiza a meditação, a prática devocional e a purificação interna. Este caminho é mais comumente associado à tradição Vaishnava do Hinduísmo, e é visto como um caminho mais seguro e mais acessível para a espiritualidade.

Ainda que as práticas do Dakṣiṇacāratantra também incluam o uso da sexualidade, ela é vista como uma filosofia de vida que envolve relacionamentos estabelecidos e hábitos conscientes e respeitosos.

Benefícios

É importante dizer que, ainda que o Tantra Yoga traga benefícios, infelizmente atrai muitas pessoas mal-intencionadas. Ou seja, pessoas pouco interessadas na parte espiritual e filosófica se aproximam da prática buscando apenas sexo. Por isso é essencial conhecer bem o/a parceiro/a.

Enfim, confira 10 benefícios do Tantra Yoga:

  1. Maior conexão com o corpo
    O Tantra Yoga incentiva o praticante a estar mais presente em seu corpo, ou seja, a prestar atenção em cada movimento corporal.
  2. Elevação da energia vital
    As práticas do Tantra Yoga ajudam a elevar a energia vital do corpo, também conhecida como “kundalini”, o que traz bem-estar e sensação de vitalidade.
  3. Redução do estresse
    O Tantra Yoga inclui práticas de meditação e respiração que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade.
  4. Melhora da vida sexual
    Incentiva a exploração da sexualidade de forma saudável e consciente, o que pode levar a uma maior satisfação sexual e intimidade com o parceiro.
  5. Melhora do relacionamento
    Melhora a comunicação e a conexão entre parceiros, o que pode levar a um relacionamento mais harmonioso, pois fortalece a intimidade.
  6. Fortalecimento do sistema imunológico
    A prática regular do Tantra Yoga pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir doenças de todos os tipos.
  7. Maior criatividade
    Libera a energia criativa do corpo, o que pode levar a uma maior expressão artística e criativa.
  8. Maior equilíbrio emocional
    Ajuda a equilibrar as emoções e a cultivar uma maior paz interior, promovendo mais harmonia consigo e com o próximo.
  9. Maior consciência espiritual
    Auxilia a cultivar mais consciência espiritual e a se conectar com a divindade dentro de si e ao redor.
  10. Maior aceitação de si mesmo e dos outros
    Incentiva a aceitação de si mesmo e dos outros, o que pode desenvolver mais compaixão e empatia em relação a todos os seres vivos.
Casal heterossexual fazendo Yoga juntos na praia de manhã
yurakrasil / Shutterstock

Técnicas utilizadas

Gostou dos benefícios e quer entender de maneira mais prática como funciona o Tantra Yoga? Pois confira algumas das técnicas dessa prática:

  • Pranayama: pranayama é a técnica de controle da respiração usada no Tantra Yoga para elevar a energia vital e purificar o corpo. Existem várias técnicas de pranayama, cada uma com um propósito específico, mas todas elas são feitas com foco na respiração profunda e controlada.
  • Kundalini Yoga: Kundalini Yoga é uma técnica do Tantra Yoga que se concentra em elevar a energia vital do corpo — conhecida como “kundalini” —, através de práticas específicas de meditação, respiração e posturas corporais. A prática do Kundalini Yoga é considerada avançada e requer a orientação de um professor experiente.
  • Meditação: a meditação é uma parte essencial da prática do Tantra Yoga. Através da meditação, os praticantes aprendem a se concentrar e a se acalmar, o que pode levar a uma maior paz interior e clareza mental. Existem muitas técnicas de meditação no Tantra Yoga, incluindo meditação com mantra, visualização e concentração em pontos específicos do corpo.

Exploração da sexualidade

O Tantra Yoga é uma prática que incentiva a exploração da sexualidade de forma saudável e consciente. Através de técnicas de meditação, respiração e posturas corporais específicas, os praticantes aprendem a se conectar mais profundamente com seus corpos e com os corpos de seus parceiros.

Essa filosofia de vida ensina que a sexualidade é uma parte natural da vida e pode ser usada como uma ferramenta para a cura e a expansão pessoal. Ou seja, ao explorar a sexualidade de forma consciente, os praticantes do Tantra Yoga podem desenvolver mais intimidade com seus parceiros e uma maior compreensão dos desejos e das necessidades de cada um.

Além disso, o Tantra Yoga ajuda a superar tabus e medos a respeito da sexualidade, estimulando o cultivo de mais aceitação em relação a si mesmo e aos outros. Por fim, as práticas do Tantra Yoga podem ajudar a melhorar a saúde sexual e a levar a uma maior satisfação sexual e emocional tanto para o praticante quanto para o parceiro.

Você também pode gostar:

E aí, o que achou do que o Tantra Yoga pode oferecer como benefício para o seu corpo, a sua mente e a sua sexualidade? Enfim, são muitas transformações positivas, não é mesmo? E se você acha que conhecer essa prática pode beneficiar alguém que você conhece, compartilhe este texto com essas pessoas!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br