Energia em Equilíbrio Yoga

Yoga para iniciantes: tudo que você precisa saber para iniciar a prática

Mulher sentada sobre o tapete de yoga, em um chão de madeira, com suas pernas cruzadas e o tronco levemente torcido para sua esquerda.
Dane Wetton / Unsplash
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você com certeza já ouviu falar sobre o yoga. A prática, que vem se tornando cada vez mais popular, reúne pessoas de diferentes idades e gêneros que buscam maior qualidade de vida.

Nesse sentido, não há nada, de fato, muito surpreendente: atualmente, existem centenas de práticas que visam a esse mesmo objetivo. Então, o que é yoga — e o que o torna tão diferenciado?

O fato de que ele vai além de ser um simples exercício e funciona quase como uma filosofia de vida é um excelente indicador de que essa prática não diz respeito a um exercício qualquer. Na verdade, o yoga se diferencia justamente por unir aspectos do corpo, da mente e da alma para que os praticantes vivam de forma saudável em todos os âmbitos possíveis.

Entre diferentes posições e práticas respiratórias, é possível que a pessoa aproveite benefícios como a redução de ansiedade e estresse, melhoria da criatividade e concentração, entre outros. De acordo com Daniel Renda, instrutor de yoga, tudo é feito “para que a pessoa desintoxique, tanto o corpo quanto a mente”.

Ficou interessado? Continue lendo este guia completo que tem tudo o que você precisa saber para iniciar a praticar o yoga!

Por onde começar?

Se você está curioso e quer partir em uma jornada pelo yoga, mas não sabe por onde começar, não tem problema! As dicas e reflexões presentes aqui podem ajudar você a dar o primeiro passo em direção a uma caminhada de muitos benefícios.

Entender o que você busca nessa prática, por exemplo, é muito importante.

Existem pessoas que começam a praticar o yoga com o foco no seu corpo físico. Isso porque, com o instrutor certo, é possível entender os limites de cada indivíduo e propor sessões que o ajude a melhorar questões como elasticidade, dores no corpo, capacidade respiratória, entre outros.

Em contrapartida, também têm pessoas que vão atrás do yoga com o intuito de trabalhar a sua mente. Elas entendem que não estão em seu melhor momento emocional e, por isso, buscam por soluções que as ajudem a lidar com sentimentos como estresse, ansiedade, bloqueios criativos e mais.

E, é claro: tem aqueles que querem o pacote completo, ou seja, buscam melhorar todos os aspectos possíveis por meio do yoga.

Para encontrar o melhor plano de ação para você, é necessário levar em consideração o seu objetivo dentro do yoga. E, é claro: entender como obter o melhor da prática.

A sua disponibilidade, por exemplo, vai ajudar você a entender se vale a pena pagar um professor ou, inicialmente, é mais assertivo seguir conteúdos online por conta própria.

Além disso, é importante ter em mente que o yoga possui diferentes linhas. Para encontrar aquela que mais combina com você, é preciso experimentar e não desanimar caso a busca seja mais longa do que o esperado.

Lembre-se: uma jornada de autoconhecimento e busca pela saúde física e mental é extensa. Mas, quando feita de forma atenciosa e com empenho, rende frutos impressionantes que vão mudar a sua vida!

Mulher sentada em um tapete de yoga, em posição de lótus. O tapete está sobre um gramado e a foto mostra apenas de seu tórax para baixo.
Надя Кисільова / Unsplash

Escolhendo o tapete de yoga

Já montou o seu plano de ação? Agora é hora de colocar as mãos na massa — ou melhor, o corpo nas posições do yoga! Apesar de essa atividade não requerer muitos equipamentos, existe uma coisa que é indispensável: o tapete.

Você pode partir na sua busca com três elementos para analisar:

  • Material: é importante contar com um tapete que possui uma boa aderência ao solo para evitar que você escorregue.
  • Espessura: o tapete ideal para yoga pode vir com 4mm de espessura (o preferido dos praticantes mais experientes) ou 6mm (favorito dos iniciantes).
  • Preço: é importante que você tenha um tapete de qualidade em mãos para evitar acidentes. Mas nem sempre o mais caro é a melhor opção. Às vezes, ele simplesmente é de uma marca mais conhecida. Por isso, faça pesquisas, confira avaliações e tenha em mente que o preço de um bom tapete fica entre R$150 e R$200.

Além disso, é importante que você saiba o que deve evitar a qualquer custo: aqueles tapetes de camping, que não são nada confortáveis nem seguros, e o tapete de pilates, que por ser muito espesso, dificulta o seu movimento.

Quais roupas usar?

Estar vestido apropriadamente é importante por dois motivos: para garantir que você aproveite todos os benefícios da prática e para que não fique desconfortável durante o exercício.

Nesse sentido, evitar roupas muito apertadas, grossas e pesadas é importante, já que elas impedem que o seu corpo respire e seu sangue circule corretamente, e ainda podem ser desconfortáveis.

Trajes mais leves, que não impeçam a transpiração mas não geram um ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias, são os mais indicados. Com eles, você ainda tem liberdade e flexibilidade de se mover sem restrições.

Se você tem cabelo longo, é importante ter um amarrador em mãos para não deixar os fios te atrapalharem. E, claro, tenha uma toalhinha a postos caso o suor te incomode.

Lembre-se: embora existam lojas voltadas especificamente para roupas de yoga, você não precisa gastar muito dinheiro se preocupando com isso. Desde que você siga as instruções acima, até mesmo roupas que você já possui em casa podem ser utilizadas.

Homem sentado sobre um tapete de yoga, em meio à sala de sua casa. Ele está se alongando com os braços para o alto. À sua frente, um notebook e uma vela acesa.
urface / Unsplash

Hora da ação: posições de yoga para iniciantes

Quer incluir o yoga em sua rotina e ir aproveitando, aos poucos, os benefícios dessa prática? Separamos 10 posições, seus significados, objetivos e instruções para realizá-las corretamente. Veja:

Tadasana

Conhecida como “postura da montanha”, essa posição é indicada para quem deseja corrigir a postura. Com ela, você estimula as mãos, as costas e a coluna, e ainda alcança o Samasthiti, ou seja, seus pés recebem o peso do seu corpo de forma igualitária.

Dhanurasana

Também chamada de “postura do arco”, essa posição impacta positivamente em órgãos como o rim, o pâncreas, o fígado e os intestinos. Com ele, você é capaz de ter uma digestão melhor e diminuir os gases.

Surya Namaskar

Com a “saudação ao sol” você se sente com mais energia, menos cansado e com muita disposição. Essa posição ainda ajuda você a melhorar a sua flexibilidade, aumentar sua força e equilíbrio, diminuir o estresse e a ansiedade e reduzir o sofrimento de doenças como hipertensão, dores nas costas e problemas no sono.

Baddha Konasana

Se você fica sentado durante muito tempo, a “postura do trono” ou “postura da borboleta” pode ajudar você a evitar problemas ciáticos. Isso porque você abre os quadris, aliviando a compressão do nervo e diminuindo dores que podem se tornar muito fortes.

Halasana

A “postura do arado” é bastante indicada para quem sofre com indigestão e constipação, já que estimula os órgãos do abdome. E, falando de problemas menos físicos e mais psicológicos, ela também ajuda a tratar o estresse.

Bhujangasana

Já ouviu falar da “postura da cobra”? Perfeita para quem sofre com insônia e busca melhorar o metabolismo, ela oferece excelentes impactos no fígado, rim, pâncreas e vesícula biliar. Se você tem muitas dores de cabeça, por exemplo, vai adorar os benefícios dessa posição.

Setu Bandha Sarvangasana

Fortaleça as pernas com a “postura da ponte”! Com ela, toda a região das pernas, costas, pescoço e peito ganham mais poder. E o melhor de tudo é que isso ainda te ajuda a se sentir mais organizado e no controle da sua própria vida, já que essa postura oferece grande poder de balanceamento.

Matsyendrasana

Popularmente chamada de “postura senhor dos peixes”, essa posição promete oferecer uma sensação de alívio muito grande para você. Isso porque, com ela, você aumenta o fornecimento de oxigênio para os seus pulmões, tudo isso enquanto libera a rigidez das articulações.

Vrikshasana

Quer trabalhar o equilíbrio em sua vida — física e psicologicamente? A “postura da árvore” ajuda você nessa missão! Para realizá-la, você precisa achar a combinação perfeita entre força, equilíbrio e flexibilidade. E a jornada na busca pela prática perfeita ajuda você a garantir uma mente e um corpo mais equilibrados.

Vajrasana

Para finalizar, trouxemos a “postura do diamante”. Simples, ela pode ser praticada em qualquer hora do dia, trazendo muita calma para a sua mente. Além disso, ela aumenta o processo de digestão, sendo bastante indicada para momentos pós-refeições.

Dúvidas frequentes entre os iniciantes de Yoga

É muito comum ter dúvidas sobre o yoga quando iniciamos essa jornada. Afinal de contas, é somente com a prática que vem a perfeição — ou melhor, as informações. Mas para ajudar você a inserir essa filosofia de vida em sua rotina de forma mais completa, trouxemos algumas informações que podem ajudar você. Olha só:

Qual a diferença entre Yoga e Pilates?

Muitas pessoas confundem as definições dessas duas atividades, e há até mesmo quem acredite que elas sejam a mesma coisa. Porém, o yoga e o pilates possuem objetivos diferentes! Enquanto o primeiro busca garantir maior conexão entre o corpo e a mente por meio de exercícios que estimulam pontos específicos e trabalham a respiração, o pilates foca no físico das pessoas, sendo indicado para quem busca boa forma e fortalecimento dos músculos e melhoria da postura.

Existe alguma restrição de idade ou peso para fazer Yoga?

Não! A beleza do yoga é que ele pode ser adaptado não só para as necessidades, mas também para as limitações de cada pessoa. Dessa forma, com o acompanhamento certo, é possível que indivíduos de qualquer idade, gênero e peso sejam beneficiados por meio dessa atividade. E o mais legal é que, com o passar do tempo, é possível observar uma evolução incrível que mostra o avanço das limitações de cada um!

Grávidas podem praticar Yoga?

Sim! Como falamos acima, o yoga não possui nenhum tipo de contraindicação. Porém é importante que você esteja liberada pelo seu médico para realizar essa atividade. E, é claro, é necessário respeitar os limites do seu próprio corpo para não tornar essa prática em algo traumático. De forma geral, o yoga traz grandes benefícios para o corpo e para a mente de todas as futuras mamães.

Yoga ajuda a diminuir a ansiedade?

Sim! Como falamos, um dos grandes benefícios do yoga são os impactos positivos que ele provoca na saúde mental das pessoas. Por meio de técnicas de respiração e também alívio em certos pontos do corpo, é possível aliviar a ansiedade por meio dessa atividade. Lembrando que, é claro, é sempre interessante ter o acompanhamento de um profissional da psicologia para resultados ainda melhores.

Yoga também ajuda a emagrecer?

Não necessariamente. Somente a prática do yoga não vai resultar no emagrecimento. Porém os impactos que essa atividade possui no seu corpo e na sua mente podem te ajudar a adotar medidas mais saudáveis que auxiliam na perda de peso. Com a redução do estresse e da ansiedade, por exemplo, fica mais fácil regular a sua alimentação. Ao mesmo tempo, com menos dores e mais disposição, você se sentirá mais inclinado a realizar outras atividades físicas, o que também auxilia no emagrecimento.

A vida de Yoga

A vida com o yoga se torna muito mais bela. Isso porque a jornada pelo autoconhecimento ajuda as pessoas a identificarem — e imporem! — os seus limites com mais facilidade.

Ao mesmo tempo, os benefícios que essa prática traz para a saúde física e mental de cada praticante — ou, como chamamos carinhosamente, de yogis — também resultam em muita positividade ao longo da vida de cada um.

E o mais legal é que, conforme você se aprofunda e conhece mais sobre esse estilo de vida, fica mais fácil agir de forma mais saudável. Meditação, alimentação, forma de pensar e agir: tudo isso tem conexão direta com essa filosofia.

Você também pode gostar

Esperamos que esse artigo ajude você a iniciar essa jornada tão mágica em sua vida. Lembre-se que, em caso de dúvidas, você sempre pode voltar aqui para relembrar tudo o que precisar!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br