Geralmente, escolas menores que ensinam yoga se restringem às posições e técnicas de respiração, mas se você se interessa pelo assunto vale estudar e procurar saber quais são estes princípios que norteiam a prática. Para te ajudar nessa, listamos abaixo os 10 yamas e niyamas e uma breve descrição sobre cada um.
YAMAS
Ahimsa – não-violência
É a negação de qualquer tipo de violência, desde a mais explícita até a mais velada. Não ser violento com os outros e nem com você mesmo. Não fazer comentários destrutivos e não estimular pensamentos negativos. Manter o pessimismo bem longe de seu pensamento.
Satya – verdade
Ser sincero com você mesmo e com as outras pessoas. Ser fiel aos seus princípios e ao que você verdadeiramente quer. Não seguir ideais de outras pessoas e não tentar se moldar ao gosto de ninguém. Ser quem se realmente é, sem se preocupar com isso.
Asteya – não roubar
Não tomar para si nada que não lhe pertence. Nunca pegar algo de outra pessoa sem permissão. Só pegar as suas coisas e só contar com elas.
Aparigraha – desapego
Ter em mente que tudo nesse mundo é passageiro e não estimular desejos e impulsos de ter e acumular coisas. Saber que o material é a parte da vida que menos importa e não hesitar em doar coisas que não lhe servem mais.
Brahmacharya – controle dos impulsos sexuais
Ter cuidado com quem divide sua intimidade e seu corpo é um princípio básico da yoga. Viver em uma busca incessante por prazeres carnais pode ser um sinal de que você está desconectado de si mesmo e sentindo falta de alguma outra coisa.
NIYAMAS
Saucham – pureza
É a importância de manter-se o mais limpo possível. E isso vai desde a comida que ingere até o tipo de pensamento que nutre. Higiene, emoções, informações e relacionamentos, vale para tudo. O importante é selecionar tudo o que “mora” dentro de você.
Tapah – disciplina
Não significa ser rígido demais e seguir regras difíceis de serem cumpridas, significa ter disciplina consigo mesmo para conseguir atingir seus objetivos e força para correr atrás deles.
Santosha – contentamento
É o princípio de estar feliz e grato por tudo que se tem. Não tem nada a ver com comodismo, mas sim com a valorização de seu momento atual. A importância de ficar feliz com o que se tem e nunca lamentar o que ainda não foi conquistado.
Swadhyaya – autoestudo
A busca da sabedoria mais importante de sua vida, o autoconhecimento. É dedicar boa parte de seu tempo a si mesmo e a entender como seu corpo e sua mente funcionam, para que possa realizar as melhorias necessárias.
Íshvara pranidhana – entrega
Confiar na vida e entregar-se plenamente a qualquer ação que fizer. É saber que tudo tem um motivo e que o fluxo dos acontecimentos lhe indicará as melhores decisões e escolhas.
Escrito por Roberta Lopes da Silva da equipe Eu Sem Fronteiras