Energia em Equilíbrio Yoga

8 razões para homens praticarem yoga

Man practicing yoga against a urban background
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Alguns exercícios e esportes foram feitos apenas para mulheres e outros, apenas para homens, certo? Errado. Desde pequenos, fomos condicionados por nossos pais e pelo ambiente em que fomos criados a pensar dessa maneira. Por exemplo, cresci assistindo a filmes de princesa à espera do príncipe encantado, enquanto meus irmãos cresciam com personagens como Popeye, Super-homem e Hércules, homens competentes, fortes e extremamente corajosos em que, qualquer que fosse a situação, surgiam e derrotavam os vilões com facilidade, muitas vezes muito maiores do que eles.

Apesar de idealizarmos a força deles, com o passar do tempo, percebemos que não é possível para nós, reles mortais, levantarmos pedras gigantescas com as mãos, voar ou derrotar ferozes inimigos de maneira fácil. Mas passei a acreditar que cada um de nós pode achar a própria forma de conquistar um corpo forte e esculpido como os destes heróis.

É crescente o número de homens e mulheres que passam horas e horas em academias na busca pelo corpo perfeito. E a yoga tem conquistado cada vez mais espaço nesse cenário. Muitos homens ainda têm um certo ceticismo quanto a essa prática, já que foram condicionados a pensar que esta atividade é somente para mulheres.

O que é preciso que eles entendam é que a yoga não substitui a academia nem qualquer outro exercício, mas sim se torna um adicional para manter a boa saúde. Isso porque, segundo pesquisadores, os homens, já no final da adolescência, passam a perder a flexibilidade, o que faz com que fiquem em desvantagem na hora de realizar as posturas diferentes da atividade quando comparados com as mulheres. A maioria deles acaba focando na tonificação de braços, ombros e peitoral e ignorando os membros inferiores, como pernas, tendões e coxas.

A yoga ajuda a manter a mente tranquila e auxilia na energização do corpo, tornando-se um grande aliado na hora de realizar seu treino preferido, já que ajuda na preparação do corpo para o exercício, deixando-o mais resistente e mais flexível.

Um dos maiores mitos que os homens têm sobre essa prática é de que esta é uma atividade chata e que consome pouca energia. Pelo contrário! Fazer com que corpo e mente se alinhem é difícil. A yoga é como uma corrida que exige foco no todo e uma respiração mais controlada.

Apesar da prática da yoga não ser tão popular quanto aquele futebol de domingo, tenho certeza de que esta atividade trará inúmeros benefícios para sua vida. Além disso, você não precisará comprar nenhum tipo especial de equipamento.

Aumento da flexibilidade
Homem fazendo uma posição de yoga.
Foto por Pavel Kalenik no Unsplash

A grande maioria das posturas realizadas nos movimentos da yoga incluem torções variadas da coluna para que as articulações possam se soltar mais facilmente. Pense numa esponja: quando você a torce, impurezas e toxinas são eliminadas.

Essa prática ajuda na melhora do desempenho em jogos de golfe e tênis, além de promover uma melhora da digestão e uma desintoxicação.

Diminuição do estresse
Homem na praia fazendo uma posição de yoga.
Foto por Artem Beliaikin no Unsplash

O estresse é algo bem comum no nosso dia a dia e cada um de nós tem e desenvolve maneiras diferentes de lidar com ele. Por isso, um dos grandes benefícios da yoga é que ajuda a diminuir o estresse, já que utiliza diversas técnicas para relaxamento. Com a prática regular, pode fazer com que o indivíduo se torne mais calmo.

Redução do risco de lesões em treinos
Homem fazendo yoga na sala de sua casa.
Foto por wee lee no Unsplash

Em suma, a maioria das aulas começa com uma espécie de lembrete, onde o praticante deve estabelecer limites particulares sobre seu corpo. Essa consciência bem básica de avaliar e analisar a si próprio ajuda a reduzir o risco de lesões na prática de outros esportes. Vale ressaltar ainda que a yoga ajuda para que os músculos se recuperem de maneira mais rápida depois da malhação.

Tonificação dos músculos
Homem fazendo uma pose de Yoga em um tapete azul.
Foto por Indian Yogi (Yogi Madhav) no Unsplash

Como a yoga realiza diversos tipos de agachamentos, flexões, levantamento de pernas e braços, outro grande benefício para os adeptos é a tonificação dos músculos.

Expansão dos limites
Homem em posição de meditação.
Foto por Artem Beliaikin no Unsplash

Cada professor tem uma maneira de dar aula, algumas mais suaves, outras nem tanto. Quando você começa a praticar a yoga de maneira contínua, acaba condicionando seu corpo e encontrando suas reais preferências, habilidades e estabelecendo ou expandindo seus limites.  

Melhorando o sexo
Homem em uma montanha fazendo uma posição de yoga.
Foto por Fatih Altas no Unsplash

Quando você passa a controlar mais facilmente sua respiração e a utilizar técnicas de relaxamento, aprende a controlar disfunções erétil, a ejaculação precoce e diversos outros problemas sexuais.

Melhora de odores no corpo
Homem fazendo Yoga em um parque.
Foto por Indian Yogi (Yogi Madhav) no Unsplash

Depois que você participar de uma aula de yoga, sentirá seu corpo bem mais limpo e mais leve que antes.

Acalmando sua mente
Homem em posição de meditação.
Foto por Isabell Winter no Unsplash

Vale a pena, depois de um dia realmente cheio, participar de uma aula de yoga. Alguns homens têm encontrado nessa atividade uma maneira única para respirar corretamente e relaxar. Além disso, a prática regular ajuda na regulação de hormônios e diversas outras substâncias corporais, e isso o ajudará a se manter longe de doenças, que vão desde uma gripe simples até doenças crônicas.


  • Escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]