Autoconhecimento Comportamento

Por que agradecer é a chave para a felicidade?

Pessoa com as mãos abertas para o Sol
Michal Collection no Canva
Escrito por Anna Maria Oliveira

Muitas pessoas passam a vida inteira buscando a chave para a felicidade. Elas acreditam que o segredo está em adquirir bens materiais, em ter muito sucesso no trabalho ou em construir uma família grande. No entanto, a verdade é que para ser feliz basta agradecer. Conheça essa perspectiva, a seguir.

“Mente grata é aquela que atrai para si as melhores coisas.”
Lair Ribeiro

A palavra gratidão é originária da expressão latina gratus, traduzida como estar agradecido ou ser grato. Deriva de gratia, em latim “graça”.
Todah, gratidão em hebraico é a ação de ser grato, demonstrar gratidão.

A palavra gratidão tornou-se uma presença corriqueira em diálogos presenciais e virtuais, porém seu significado, quando apreendido com clareza, é mais poderoso e eficaz do que uma simples ação ou reação diante de algo ou alguém.

O ser humano utiliza a gratidão no reconhecimento da bondade em sua vida e reconhece que a fonte dessa bondade está, de alguma forma, fora dele. O resultado de ser grato inspira a pessoa a se conectar com “algo maior” do que ela mesma como indivíduo.

A psicologia positiva aponta que a gratidão está fortemente associada a um estado emocional de maior felicidade.

A gratidão ajuda as pessoas a sentirem:

  • emoções mais positivas;
  • reconhecimento de boas experiências;
  • melhoria da saúde;
  • resiliência diante dos desafios da vida;
    -relacionamento mais duradouros.

A expressão da gratidão acontece em relação ao:

  • Passado: recuperando memória positivas das experiências vividas.
  • Presente: não considerando a boa sorte como uma garantia.
  • Futuro: mantendo atitude otimista.

“Agradecer pela abundância é mais doce do que a própria abundância.”

Rumi

Apontamentos de pesquisas acadêmicas* sobre gratidão

Uma pessoa dando girassol para outra
Hakase_ de Getty Images Pro no Canva

Os psicólogos, Dr. Robert A. Emmons, da Universidade da Califórnia, e o Dr. Michela E. McCullough, da Universidade de Miami, realizaram uma pesquisa sobre gratidão. No estudo, pediram aos participantes que escrevessem algumas frases por semana, concentrando-se em tópicos específicos.

Um grupo escreveu sobre coisas pelas quais estavam gratos e que aconteceram durante a semana. O segundo grupo escreveu sobre irritações diárias ou coisas que os desagradaram, e o terceiro escreveu sobre acontecimentos que os afetaram (sem identificar se foram positivos ou negativos).

Após 10 semanas, as pessoas que escreveram sobre gratidão estavam mais otimistas e se sentiam melhores em relação às suas vidas. De maneira surpreendente, praticaram mais o exercício e tiveram menos consultas médicas do que aqueles que se concentraram nas fontes de agravamento (irritações).

Outro pesquisador, Dr. Martin Seligman, da Universidade da Pensilvania, testou o impacto de várias intervenções de psicologia positiva em 411 pessoas, cada uma delas com uma tarefa de escrever sobre memórias antigas. Quando a tarefa da semana era escrever e entregar, pessoalmente, uma carta de gratidão a alguém que nunca tinha sido devidamente agradecido por sua gentileza, os participantes imediatamente apresentaram grande aumento nos índices de felicidade. Esse impacto foi maior do que qualquer outra intervenção com benefícios que duraram um mês. *Harvard Health Publishing

Os estudos não podem provar a causa e o efeito entre a prática e não prática da gratidão, mas as pesquisas apontam uma associação entre a gratidão e o bem-estar pessoal e outra entre gratidão e maturidade emocional.

Ser grato é valorizar o que se tem, as conquistas, os desafios superados, em vez de entrar numa busca desenfreada por algo novo e na ilusão de que nisso reside o aumento da felicidade. Desse modo, é possível desfazer a ilusão de que não é possível ser feliz até que todas as necessidades materiais sejam atendidas.

A gratidão é um convite para valorizar o que se tem e não o que falta, e, à medida em que for mais e mais praticada, torna o coração e a mente mais fortalecidos.

Dicas para cultivar a gratidão

Escreva sobre gratidão: registre seu gesto de gratidão a alguém, expressando apreço, gentileza e reconhecimento. Crie o hábito de enviar ao menos uma carta de agradecimento por mês, lembre-se de escrever uma carta para si mesmo.

Use o poder da mente: pense em alguém que fez ou faz algo bom para você e agradeça mentalmente essa pessoa, os pensamentos têm poder!

Crie um diário da gratidão: crie o hábito de anotar ou compartilhar, com alguém querido, sobre os presentes que você recebeu ao longo do dia.

Faça o pote das bênçãos: escolha um vidro bem bonito, decore, separe folhas coloridas, canetas. Defina um dia e horário, toda semana, para sentar e escrever suas bênçãos – tudo o que foi legal e deu certo. Escolha 3 a 5 coisas que você identificou na semana. É importante ser específico e pensar nas sensações que sentiu quando algo bom aconteceu com você. Siga com o seu pote de bênçãos até o final do ano.

Você também pode gostar:

Reze: ore todos os dias, num horário que faça sentido, e cultive a gratidão.

Medite: procure focar no momento presente sem críticas ou julgamentos e seja grato (pela vida, saúde e por tudo o que tiver significado para você).

Aproveite o dia da gratidão e crie um diário de bordo para 2024. Prepare-se para registrar seus agradecimentos e verá que tem mais motivos para agradecer do que para reclamar (clamar de novo).

Feliz 2024… sigamos confiantes de que a cura para qualquer mal nasce em nós e só depois se manifesta, em forma de saúde, em todas as áreas da vida!

Para inspirar, deixo o link de meditação roteirizada e guiada por mim: Meditação Gratidão e Autocuidado:

Saiba mais em:
https://lkt.bio/Academia_Confluencia
Abraço carinhoso,
Anna Maria de Oliveira.

Sobre o autor

Anna Maria Oliveira

Idealizadora de abordagem personalizada para ensino e prática de Meditação e Yoga com crianças e jovens. Fundadora, Professora e Curadora de Projetos da Academia Confluência. Autora do E-book " Como ajudar crianças a relaxar - Práticas lúdicas com crianças de 06 a 10 anos", roteirista e narradora de meditações guiadas.

● Coordenadora Pedagógica no Terceiro Setor.
● Ministro aulas, cursos, palestras e vivências em desenvolvimento humano.
● Praticante de Meditação Raja Yoga e Hatha Yoga.

CONTATOS
E-mail: annaeduc@outlook.com
Facebook: academiaconfluencia
Instagram: @academiaconfluencia
Youtube: @academiaconfluencia
Linkedin: Anna Maria de Oliveira