Energia em Equilíbrio

O equilíbrio proporcionado pela yoga

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Não conseguir ficar parado por muito tempo, além da dificuldade de se desligar dos problemas e preocupações do dia a dia é uma rotina comum para quem vive no mundo moderno. E para enfrentar o problema do estresse e ansiedade, os especialistas sugerem uma prática simples para garantir seu equilíbrio: yoga.

Criada há mais de três mil anos, a yoga consiste em um conjunto de técnicas milenares que visam melhorar a saúde física e mental, por meio da concentração durante alongamentos e meditações. A prática é considerada como um método alternativo contra ansiedade e depressão, pois atinge diretamente o sistema nervoso central, proporcionando relaxamento e leveza.

De acordo com Elisa H. Kozasa, pesquisadora do departamento de psicobiologia da Unifesp e do Instituto do Cérebro do Hospital Albert Einstein, ambos em São Paulo, “A pessoa aprende novos referenciais e passa a ter um estado de gentileza com o próprio corpo e a mente. Mas a redução de sintomas de estresse, bem como da ansiedade e a melhora da atenção é observada em muitos estudos após cerca de oito semanas de treinamento diário.”

ector yoga illustration. Yoga poster with an ethnic watercolor pattern. Template with Indian ornament and your text for yoga class, yoga studio, fitness center, advertising, yoga magazine.

Para os praticantes, além da yoga, algumas atitudes simples podem ser implementadas no seu dia a dia, para que você tenha mais facilidade em lidar com conflitos e adversidades:

  • Lembre-se sempre que você é a única pessoa que pode transformar sua vida, você pode usar esse poder de transformação tanto positivamente como negativamente. Procure enxergar os obstáculos da vida como desafios que irão te proporcionar crescimento pessoal. Tente tirar uma lição de tudo que acontece com você.
  • A felicidade não é permanente, sendo assim, os problemas também não são, não dê tanta importância a eles.
  • Na correria do seu dia aproveite os pequenos momentos para relaxar. Quando estiver em frente ao computador, estique os braços e pernas, relaxe os músculos; quando se levantar alongue o corpo; ao caminhar, mesmo que em casa, medite no trajeto. Preste atenção nos seus movimentos, na alternância de suas pernas, no apoio dos pés no chão.
  • Pratique exercícios físicos ou caminhe uma vez ao dia.
  • Se relacione com pessoas que te fazem bem e cultive boas amizades. Ouça as pessoas que estão próximas de você e compartilhe sua vida com eles.

Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]