Beleza Natural Nutrição

Beleza através da alimentação

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Como cuidar de sua beleza da forma mais natural possível? Peeling, laser, ultrassom, esfoliação, preenchimento, drenagem linfática, plataforma vibratória, tecnologia 3D, 4D, cirurgia plástica… As tecnologias existentes para cuidar da beleza nos dias atuais são tantas que, muitas vezes, as pessoas se esquecem que estar e se sentir bonita ou bonito pode ser muito mais fácil, barato e saudável.

Frutas, verduras, legumes, vitaminas e plantas são alguns exemplos de alimentos/produtos naturais que são aliados da beleza, tanto interna quanto externa. Com a simples ingestão ou uso de alguns deles é possível desde deixar os cabelos mais brilhantes até prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Com a ajuda de uma equipe de nutrição, o “eusemfronteiras” trás diversas dicas de como prevenir alguns males e cuidar de sua beleza da forma mais natural possível. Confira:

Beleza do rosto

rostoAcne

Engana-se que pensa que somente adolescentes sofrem com aquelas espinhas indesejadas. De acordo com um estudo francês do Hospital Universitário de Nantes, quem vive sob estresse constante corre o risco de ter problemas de pele, ou seja, homens e mulheres adultos também estão susceptíveis à acne.

Como prevenir e/ou cuidar? A ingestão de alimentos fonte de magnésio atua no relaxamento da musculatura e auxilia no alívio do estresse. Castanhas, nozes, sementes de abóbora, aveia, arroz integral e trigo são ótimas opções.

Inchaço

O resultado de uma noite mal dormida, ou do acúmulo de cansaço no corpo, pode ser um rosto inchado pela manhã.

O que pode ajudar? Para aliviar a vermelhidão e diminuir o inchaço, use chá de camomila. Prepare-o normalmente, coloque-o na geladeira por uma noite. Na manhã seguinte, molhe um algodão no chá e passe no rosto, principalmente nas áreas inchadas.

Limpeza e hidratação

Remover as impurezas e as células mortas é o primeiro passo no processo de hidratação da pele do rosto.

Como fazer? Para limpar e esfoliar misture um pouco de mel e açúcar e aplique a receita no rosto, massageando em seguida. Para hidratar a pele amasse um pedaço de mamão e misture-o com um pouco de mel. Essa máscara deve ser aplicada no rosto e deixada por alguns minutos. Depois, lave o rosto com água corrente.

Beleza das unhas

unhas

Unhas fracas, quebradiças e opacas pode ser resultado de uma má-alimentação. Por isso, a principal dica para mantê-las sempre forte e bonita é caprichar no prato.

O que consumir? Cereais integrais, frutas, hortaliças e legumes, de preferência orgânicos. Proteínas de origem animal – como carnes magras -, e vegetal – como a soja, quinoa e amaranto. Vitaminas do complexo B, presente em oleaginosas, cereais integrais, levedo de cerveja e vegetais verde-escuros. Não deixe de acrescentar o feijão, a chia e as carnes magras no cardápio, assim como o leite e seus derivados, essenciais para a reposição do cálcio.

Beleza do corpo

corpo

Celulite

Aqueles indesejáveis furinhos na pele são resultados da compressão do acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, o que diminui a oxigenação e vascularização do local. Mas, evitar é possível!

O que fazer? É necessário o consumo de muita água para hidratar, alimentos crus, integrais e cozidos a vapor. Passe longe de alimentos refinados, enlatados, frituras, bebidas alcoólicas e excesso de sal. Outros alimentos importantes:

  • Inhame: contém fitoestrógenos que ajudam a manter níveis adequados de estrógeno, e, com isso, previne a celulite;
  • Semente de uva: concentra polifenóis que também se mostraram bem efetivos na prevenção da celulite;
  • Chá de cavalinha: além de ser diurético, contém silício, que ajuda a manter a estrutura firme da pele e a reduzir a celulite.

Estrias e rugas

A falta de uma proteína produzida normalmente no organismo desde o nascimento, e que dá sustentação às células mantendo-as unidas, o chamado colágeno, é o principal responsável pelo aparecimento de estrias e rugas, já que a partir dos 30 anos há uma diminuição na produção deste elemento. Mas, é possível repor o colágeno de forma eficiente através de uma alimentação equilibrada.

O que fazer? Além de proteínas, são necessários nutrientes como vitamina C, zinco, cobre, manganês e silício. “Inclua no cardápio os cereais integrais, as leguminosas, oleaginosas além de frutas, verduras e legumes – de preferência orgânicos”, afirma a nutricionista da rede Mundo Verde, Flávia Morais. Outros alimentos importantes:

  • Cacau: contém catequinas e procianidinas que agem na manutenção da pele saudável por protegerem sua estrutura. As catequinas ajudam a proteger o colágeno contra a ação da colagenase, e as procianidinas fazem o mesmo com a elastina, em relação a ação da elastase;
  • Amora, uva vermelha, acerola, framboesa, berinjela (casca): contém flavonóides do tipo antocianidinas (responsáveis pela coloração vermelho escura, azul e violeta de certos vegetais), que também participam da manutenção do colágeno.

Envelhecimento precoce

Estresse, maus hábitos alimentares, falta de exercício. Esses são alguns fatores que levam o organismo a refletir na aparência uma idade maior do que a real.

Como prevenir? Inclua em sua lista de supermarcado:

  • Abacate: fonte de antioxidantes que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, a fruta é rica ainda em ácidos graxos, que circundam as células da pele, mantendo a umidade e prevenir a desidratação;
  • Frutas Vermelhas: fontes de licopeno, potente antioxidante e vitamina C que é essencial para a produção de colágeno, que combate flacidez e rugas, melhorando a textura da pele;
  • Cacau: possui alta concentração de polifenóis e catequinas, que apresentam ação antioxidante, por isso combate o envelhecimento precoce;
  • Água: beba bastante água durante todo o dia, assim irá manter a pele hidratada e irá potencializar a eliminação de toxinas através da urina e das fezes, assim as toxinas não se acumulam no organismo;
  • Nozes: quando bater aquela fome entre as refeições petisque algumas nozes. Elas são ricas em vitamina E, que reduz a flacidez da pele.


Fonte: Mundo Verde

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]