Nutrição

Os benefícios da berinjela

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Escrito por Eu Sem Fronteiras

De origem indiana, a berinjela é um alimento saudável e que traz muitos benefícios para a saúde. Se você está de dieta, ou apenas se preocupa em ter uma alimentação de qualidade, saiba como esse fruto pode ter um impacto positivo em seu organismo.

Calorias

A berinjela tem apenas 20 calorias a cada 100 gramas consumidas do alimento. Se você quer diminuir as calorias de suas refeições para emagrecer, substituir algo calórico pela berinjela pode ser uma ótima ideia!

Coração e pressão arterial

Os nutrientes da berinjela são benéficos para o coração. Eles diminuem os riscos de doenças cardíacas e por isso costumam estar na lista de dietas que os nutricionistas fazem para pacientes com problemas cardíacos. Além disso, a berinjela também possui potássio, que ajuda a regular a pressão arterial.

Gastrite e refluxo

Além de diminuir os riscos de doenças cardíacas, a berinjela também é recomendada para quem sofre de gastrite e refluxo. Ela pode ajudar a diminuir os sintomas desses males.

Excesso de líquido

A berinjela tem um efeito diurético e por isso é boa para eliminar o excesso de líquido no organismo. Muitas vezes aquele inchaço que você tem no corpo pode ser esse problema e nesses casos a berinjela também pode ajudá-lo com isso.

Diversidade

A berinjela fica ótima em diversos pratos. Seja como salada de berinjela, bruschetta de berinjela, berinjela empanada, frita no azeite ou recheada, lasanha de berinjela ou até como acompanhamento de massas. Opções não faltam para você deixar a sua refeição mais rica com esse fruto.

Intestino

As fibras da berinjela ajudam a regular o seu intestino. Se você tem problemas intestinais, experimente colocar a berinjela no cardápio!

Ossos

Aberinjela possui em sua composição manganês, cobre e potássio, que são elementos que fazem bem para os ossos.

Sistema imunológico

A berinjela também possui zinco, que é ótimo para fortalecer o seu sistema imunológico e assim prevenir diversas doenças.

Sistema nervoso

As vitaminas do complexo B, que estão presentes na berinjela, fazem muito bem para o sistema nervoso. Mais um ponto para a berinjela estar em seu cardápio!

Curiosidade

Na dúvida de como escrever berinjela, com j ou com g, não se preocupe! Essa é uma palavra que pode ser escrita dos dois jeitos: berinjela ou beringela.

Levando em conta todos os pontos citados, comer berinjela faz bem para a saúde e é uma ótima opção para colocar em sua alimentação. Mas sempre recomendamos que, para uma dieta balanceada e com os devidos cuidados com alergias e intolerâncias, sempre recomendamos que você procure se consultar com um nutricionista. Bom apetite!


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

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