Comportamento

5 dicas para começar a ter bons hábitos mesmo estando cansado

Cultivar bons hábitos, mesmo quando você está cansado, é uma conquista poderosa que pode transformar sua vida. Neste artigo, apresentamos cinco dicas práticas para iniciar e manter hábitos saudáveis, mesmo nos dias mais exaustivos. A fadiga não precisa ser um obstáculo intransponível; pelo contrário, pode ser uma oportunidade para desenvolver resiliência e disciplina. Explore estratégias comprovadas para superar o cansaço e integrar mudanças positivas em sua rotina diária.

A vida, muitas vezes, pode ser corrida, e até mesmo exaustiva, mas em momento nenhum podemos esquecer de cuidar de nós. Os bons hábitos só têm a nos beneficiar de diversas formas. Uma alimentação equilibrada, a prática de exercícios físicos, ter uma boa noite de sono e tirar um tempo para relaxar são atitudes que colaboram para o seu bem-estar físico e emocional.

Além disso, ter bons hábitos ajuda a criar resiliência para superar os obstáculos da vida, além de aumentar a sua produtividade e eficiência. Ter o autocuidado como um hábito estimula sua autoestima, te traz confiança e cria um ciclo positivo em sua vida.

Ainda que tenha enfrentado um dia cansativo, você vai perceber que escolher boas práticas só influencia positivamente o seu dia, e faz com que você tenha uma vida saudável. Confira 5 dicas para começar a ter bons hábitos mesmo estando cansado.

1. Comece com pequenos passos

Mudanças radicais não vão favorecer o seu processo de transformação de hábitos. Comece com um passo de cada vez, fazendo pequenos ajustes em seu dia a dia, colocando coisas que sejam fáceis de incorporar em sua rotina. A longo prazo, as pequenas mudanças costumam ser mais eficazes, pois não causam grande impacto no início e são mais fáceis de serem aceitas. Confira, a seguir, algumas atitudes que podem te ajudar a dar os primeiros passos:

  • Você pode começar adequando uma de suas refeições para algo mais saudável;
  • Insira uma caminhada curta em algum período do dia, para começar a se movimentar;
  • Se comprometa a beber certa quantidade de água por dia;
  • Defina um momento de desconexão das telas, em que poderá voltar-se para dentro de si e refletir ou relaxar;
  • Tente ir para a cama 15 minutos mais cedo do que o habitual;
  • Todos os dias, liste dois motivos pelos quais você é grato por sua vida.

Pense em pequenas mudanças que você pode colocar no seu dia a dia, ainda que esteja cansado, para que melhore nem que seja só um pouco a sua qualidade de vida. Pequenos passos constroem longas caminhadas, o importante é não desistir no meio do caminho e não parar de implementar as mudanças necessárias para ter bons hábitos.

2. Crie uma rotina

Para que os bons hábitos passem a ser parte de sua vida, mesmo nos dias mais cansativos, você precisa criar uma rotina consistente. Faça uma lista de atividades que você deve fazer todos os dias e defina os horários para isso acontecer. A rotina será como um guia para sua vida, que deverá seguir ainda que não esteja nos seus melhores dias.

Ela trará estabilidade e previsibilidade, o que fará com que você sinta menos ansiedade, e uma sensação de ter mais controle da sua vida. Além disso, tornará o seu dia mais produtivo, pois, com organização, há mais tempo para tudo, e você consegue tirar proveito de cada segundo. Uma rotina também faz com que as coisas se tornem mais naturais a você.

Aprenda como fazer seus planejamentos darem certo:

Os primeiros dias serão mais difíceis, mas, com o tempo, você vai até sentir falta se pular alguma etapa. Outro ponto positivo é que melhora a qualidade do seu sono, além de favorecer o foco e concentração nas atividades que precisa realizar. Com a organização do seu tempo, perceberá também que vai ficar mais fácil equilibrar a vida pessoal e profissional, pois tudo terá um tempo para acontecer. Você só tem a ganhar com essas escolhas, um corpo mais bem cuidado, uma mente equilibrada, seu tempo valorizado, e você se sentindo melhor com uma vida cheia de bons hábitos.

3. Estabeleça metas que sejam realistas

Ao definir suas metas para esse processo de mudança, é preciso que elas sejam realistas, ou seja, dentro do que você consegue alcançar neste momento. Se os seus objetivos estiverem alinhados com sua realidade, a probabilidade de sucesso será maior, e também reduz a pressão das mudanças. Há dias em que você se sentirá mais disposto, mas há outros em que o cansaço vem com força, por isso é necessário organizar as coisas de uma forma que os bons hábitos possam se manter em todos os dias. Foco no progresso incremental, celebrar as pequenas vitórias que vão criando um caminho de sucesso.

Colocar metas realistas também irá te ajudar a manter a motivação, além de facilitar o processo de aprendizagem, e estimular o desenvolvimento pessoal contínuo. Também ajudará com sua autoestima, pois, ao definir coisas que consegue fazer, te dará uma sensação de ser mais capaz, o que fará com que tenha ainda mais força de vontade para transformar os seus hábitos. Transforme a sua realidade a partir de pequenas atitudes que vão favorecer o seu caminho.

Quando for escolher suas metas, não deixe de considerar seus recursos, tempo, habilidades e limitações, pois são peças-chave para o seu processo de transformação, e, assim, verá um progresso gradual.

4. Priorize o Autocuidado

Mulher se autocuidando
JLco – Julia Amaral de Getty Images no Canva

De agora em diante, o seu autocuidado é uma das coisas mais importantes de sua vida. Nunca mais se esqueça disso, mesmo nos dias em que mais estiver cansado. Não adianta ter ambições e um corpo que não consegue acompanhar ou se desenvolver. Sua saúde física e mental depende dos hábitos que escolhe para sua vida. Comece pelas coisas que são mais óbvias, como alimentação e atividades físicas para ter um corpo saudável, mas vá além disso. Crie um lar aconchegante e que te traga paz, conserve a sua morada de maneira que possa ser um ambiente acolhedor.

Saiba dizer não quando necessário, se não vai te fazer bem no momento, então é melhor negar do que fazer para agradar o outro. Deixe as redes sociais um pouco de lado, não precisa se desconectar totalmente, mas deixe a relação de dependência para trás. Não se espelhe na vida online, porque ela não é real. Quando estiver fazendo algo, coloque o seu foco todo naquilo, aprenda a viver o agora.

Faça uma lista de atividades de autocuidado que te fazem bem e que você pode colocar na sua rotina. Lembre-se que é um passo de cada vez, e pode começar com coisas pequenas e aumentar gradualmente. Você é a coisa mais importante para si, não se deixe de lado.

5. Crie um sistema de gatilhos e recompensas

Os bons hábitos, mesmo nos dias cansativos, vão melhorar a sua qualidade de vida. E, para que se torne mais fácil aderi-los, você pode criar um sistema de gatilho e recompensa. O primeiro passo é definir especificamente o comportamento que deseja inserir em sua vida, então você vai escolher um momento de gatilho, que já é parte do seu cotidiano, que te leve a fazê-lo. Por exemplo, comprometer-se a caminhar por 30 minutos assim que chegar do trabalho. Você deve também escolher sua recompensa — tem que ser algo significativo e que esteja alinhado com seus objetivos.

Você pode, por exemplo, definir que, se seguir a rotina por uma semana sem furos, vai comprar algo que deseja muito. Comprometer-se em público ou por escrito pode te ajudar nesse processo, para que siga a risca e realmente só tenha a recompensa se cumprir o seu desafio. Você pode mudar seus objetivos e prêmios regularmente, de acordo com suas necessidades e possibilidades do momento.

Só não se pode esquecer que a principal meta é ter bons hábitos mesmo estando cansado, e que isso será benéfico em diferentes áreas da sua vida. Gatilhos e recompensas são uma estratégia eficaz para motivar sua mudança de comportamento.

Você também pode gostar:

É hora de tirar as ideias do papel e começar a transformar sua vida significativamente, com bons hábitos que vão melhorar o seu dia a dia e trazer qualidade de vida. Lembre-se que nenhum passo é pequeno demais, que pior é não fazer nada. Queira mudar e comece a praticar pequenas ações que te levarão por um longo caminho bastante positivo. Está pronto para colocar em prática os conselhos que viu aqui e melhorar seus hábitos mesmo nos dias cansativos? Que a resposta seja sim! Mude por você, pelo seu futuro, por um caminho mais positivo e saudável.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br