Aromaterapia Saúde Integral Terapias Florais

5 aromas para melhorar a produtividade no trabalho

business, people, fail, paperwork and technology concept - businessman with laptop computer and papers working in office
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Um cheiro que te lembra alguém, um lugar ou uma situação. Comum, não é? E qual é o cheiro que lembra o seu trabalho? Estudos científicos comprovam que determinados odores podem influenciar na produtividade no ambiente de trabalho.

No Japão, a prática de borrifar perfume em determinadas horas do dia no escritório já faz parte da rotina da maioria das empresas. De acordo com as pesquisas, algumas fragrâncias tem o poder de despertar os funcionários ou relaxá-los. O mesmo estudo, que foi desenvolvido pela empresa de perfumes Takasago, afirma que as empresas que aderiram a esse método reduziram em até 50% os erros cotidianos dos colaboradores, usando principalmente a essência de limão.

Os odores cítricos auxiliam na melhoria da produtividade, porém, de acordo com o livro The Fragrant Mind, outras cinco fragrâncias têm o poder de contribuir com o desempenho dos funcionários durante a jornada de trabalho. Confira:

Alecrim

A erva mediterrânea auxilia na organização dos pensamentos e no relaxamento da mente, além de tornar a memória mais aguçada.

Essential aroma oil with rosemary on white background. Selective focus.

Cítrico

O cheiro das frutas cítricas traz benefícios à saúde. Por exemplo: o limão auxilia na produtividade e atenção; a tangerina e a laranja ajudam a combater o estresse e o cansaço.

Jasmin

O cheiro suave da flor ajuda a combater o estresse e a tensão diária.

Lavanda

A planta tem um odor inconfundível que ajuda a combater o estresse e a ansiedade, por isso é considerada um calmante natural.

Menta

Com odor forte e intenso, é uma ótima fonte para recuperar as energias e a disposição. Também contribui com o desenvolvimento da mente e foco.

Essential aroma oil with mint on white painted wooden background. Selective focus. Place for text.


  • Escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]