Aromaterapia Saúde Integral Terapias Florais

5 aromas para melhorar a produtividade no trabalho

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Um cheiro que te lembra alguém, um lugar ou uma situação. Comum, não é? E qual é o cheiro que lembra o seu trabalho? Estudos científicos comprovam que determinados odores podem influenciar na produtividade no ambiente de trabalho.

No Japão, a prática de borrifar perfume em determinadas horas do dia no escritório já faz parte da rotina da maioria das empresas. De acordo com as pesquisas, algumas fragrâncias tem o poder de despertar os funcionários ou relaxá-los. O mesmo estudo, que foi desenvolvido pela empresa de perfumes Takasago, afirma que as empresas que aderiram a esse método reduziram em até 50% os erros cotidianos dos colaboradores, usando principalmente a essência de limão.

Os odores cítricos auxiliam na melhoria da produtividade, porém, de acordo com o livro The Fragrant Mind, outras cinco fragrâncias têm o poder de contribuir com o desempenho dos funcionários durante a jornada de trabalho. Confira:

Alecrim

A erva mediterrânea auxilia na organização dos pensamentos e no relaxamento da mente, além de tornar a memória mais aguçada.

Essential aroma oil with rosemary on white background. Selective focus.

Cítrico

O cheiro das frutas cítricas traz benefícios à saúde. Por exemplo: o limão auxilia na produtividade e atenção; a tangerina e a laranja ajudam a combater o estresse e o cansaço.

Jasmin

O cheiro suave da flor ajuda a combater o estresse e a tensão diária.

Lavanda

A planta tem um odor inconfundível que ajuda a combater o estresse e a ansiedade, por isso é considerada um calmante natural.

Menta

Com odor forte e intenso, é uma ótima fonte para recuperar as energias e a disposição. Também contribui com o desenvolvimento da mente e foco.

Essential aroma oil with mint on white painted wooden background. Selective focus. Place for text.


  • Escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]