Alimentação consciente Nutrição Plant-Based Vegetarianismo

Vou ingerir mais agrotóxicos em uma alimentação vegetariana (plant based)?

Aline Vieira
Escrito por Aline Vieira
Você pode estar se perguntando se ao ter uma alimentação vegetariana (plant based) a ingestão de agrotóxicos será maior, mas não é bem assim, e eu vou te explicar o motivo…

Em nosso país a análise de resíduos de agrotóxicos é feita apenas em alimentos vegetais, carnes não estão incluídas nessas análises, dando uma impressão que esses alimentos estão livres desses resíduos.

vegetarianaGrande parte dos agrotóxicos são lipossolúveis, isso significa que possuem alta capacidade de concentração em gordura. Os animais ao se alimentarem de ração produzida com uso de agrotóxicos, acumulam essas substâncias em seu tecido gorduroso. O consumidor de carne ficará mais exposto a ingerir tudo que o animal acumulou em seu tecido.

Alguns estudos com nutrizes vegetarianas mostraram que o leite materno dessas mulheres estava menos contaminado que o de onívoras (que comem carnes e laticínios).

Outro estudo mostrou que a contaminação por organoclorados é devido ao consumo de carnes e derivados animais. Mostrando que a ingestão chegava a 348% da ingestão diária aceitável na população geral (onívora) e a 146% a 183% nos vegetarianos.

Portanto, fique tranquilo (a), pois ao optar por uma alimentação plant based (vegetariana) você pode diminuir a exposição aos agrotóxicos.


FONTES:

Battu RS, Singh B, Kang BK, Joia BS. Risk assessment through dietary intake of total diet contaminated with pesticide residues in Punjab, India, 1999-2002.Ecotoxicol Environ Saf. 2005 Sep;62(1):132-9.

Noren, K., Levels of organochlorine contaminants in human milk in relation to the dietary habits of the mothers. Acta Paediatr Scand, 1983. 72(6): p. 811-6.

Sobre o autor

Aline Vieira

Aline Vieira

Meu nome é Aline Camargo Vieira, sou nutricionista.

O meu primeiro contato com a nutrição aconteceu ainda na infância, através do meu pai, que praticava Yoga e começou a realizar mudanças alimentares em casa. Tenho uma relação muito direta com a alimentação que para mim precisa ser nutritiva, prazerosa, ética e prática.

Sou vegetariana estrita por compaixão aos animais e não posso deixar de incentivar às pessoas a aprenderem sobre a origem de seus alimentos e seu impacto no meio ambiente. Porém no consultório o atendimento é sempre individualizando de acordo com os objetivos e preferências alimentares de cada um.

No dia a dia amo praticar esportes e descobri na corrida uma grande paixão. Minha diversão é curtir um filme com minha família, brincar com meu filho e repor minha energia em meio à natureza.

Espero ajudar você em sua jornada! Usarei esse espaço para compartilhar minhas receitas preferidas, conceitos, ideias e aprendizados.

Alimentação saudável não é castigo. É para libertar, dar prazer e saúde.

Atendimentos na Clínica Dr. Eric Slywitch
Consultório: Rua Carlos Petit 531. Vila Mariana. São Paulo- SP
Contato: 11 3628-8360

E-mail: [email protected]
Instagram: @nutrialinevieira